Ser Mãe - Para Paula Barbosa

Maior manifestação do amor: essa capacidade de amor reciproco entre mãe e filho.

Ser Mãe - Para Paula Barbosa

Paula Barbosa, 49 anos, graduou-se em Odontologia -na UNIP 1.997 em São Paulo, sua cidade natal e onde iniciou sua carreira profissional. Acabou se mudando para Sertãozinho, devido ao casamento que terminou anos depois. Montou seu próprio consultório naquela cidade e, para atender a clientela conquistada, especializou-se em Ortodontia e depois Implantodontia. Atualmente está fazendo o Curso de Especialização em Endodontia, na APCD Ribeirão Preto.

Com a maternidade se realizou como mulher.  Hoje sua filha Lavinia de 11 anos, com quem tem uma forte conexão, é a sua maior motivação para viver.

“Ser mãe é exercer o privilégio dado por Deus de poder gerar um filho, é uma benção concedida por Deus a nós mulheres.  Estar grávida é lindo, sentir aquele ser crescendo dentro de você, então você se pergunta: meu Deus como é que pode, essa capacidade de dar a vida é algo maravilhoso, encantador saber que ela irá trilhar ao seu lado os caminhos da vida. Pude reconhecer os passos de minha mãe para me trazer até aqui, reconhecê-la como autoridade, referenciar o que que diz a Bíblia: respeite pai e mãe. Mas ao mesmo tempo é desafiador, várias vezes perguntei: cadê o manual de instrução.

Mas fui muito abençoada e minha gestação foi programada, desejada e bem normal, apesar do diagnóstico inesperado do pai de minha filha de câncer quando aos 8 meses de gravidez, quando ele foi para São Paulo para tratamento e ficou internado. Eu trabalhei até 4 dias antes da Lavínia nascer, meu maior presente, veio para preencher o vazio deixado pela ida de seu pai, 10 meses depois. Superando o medo e dando o meu melhor, foi emocionante e desafiador receber minha filha em meus braços sem meu companheiro, mas ao mesmo tempo, ali estava a grande a motivação para seguir em frente com determinação.

Aos 14 dias depois de acolhê-la, como minha família reside em São Paulo, contratei uma babá e decorei um quarto na residência onde a minha clínica está instalada, e com cinta, pois fiz cesariana, voltei a atender minha fiel clientela, conquistada nos muitos anos de atividades em Sertãozinho. Nos intervalos e horário de almoço, amamentava e curtia a Lavínia.  Sete meses depois, passei a ficar com ela por meio período, tempo em que brincávamos muito juntas, e o outro a coloquei numa escolinha.

A minha filha Lavínia Fernandes Barbosa Anselmo, hoje tem 11 anos, é uma maravilhosa, parceira, temos uma conexão muito forte, minha companheira. Juntas vivemos os melhores momentos da vida: viagens, idas a São Paulo, muitos passeios por minha cidade natal, com tantos atrativos, cinemas, parques, teatros... É muito gratificante vê-la crescer, reconhecer seu amadurecimento, sua coragem e sabedoria. É muita troca e aprendizado reciproco.

Lavínia, minha filha, você é a minha vida”!
PAULA BARBOSA 

 

Leia também: 

Ser Mãe - Para Carolina Paes Torres Mantovani

Ser Mãe - Para Gabriela Mourão de Paiva


 

Publicado em 12/05/2023.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.