Ortodontia: avanços, tendências e razões para se especializar
A Ortodontia atual vai além da estética do sorriso: ela contribui diretamente para a saúde bucal, a função mastigatória e até mesmo para a qualidade de vida dos pacientes

A Ortodontia é uma das especialidades mais reconhecidas da Odontologia e continua em plena evolução, acompanhando os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento do paciente moderno. Tradicionalmente voltada para a correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares, a Ortodontia atual vai além da estética do sorriso: ela contribui diretamente para a saúde bucal, a função mastigatória e até mesmo para a qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com dados recentes do CFO, a demanda por tratamentos ortodônticos cresceu mais de 30% na última década no Brasil. O público adulto, antes minoritário, agora representa uma parcela significativa dos pacientes: estima-se que 1 em cada 3 usuários de aparelhos ortodônticos no país seja maior de 30 anos. O desejo por estética facial e a popularização dos alinhadores transparentes são alguns dos fatores que explicam essa mudança. Além disso, a Ortodontia preventiva e interceptativa também ganha espaço, com aumento no número de tratamentos iniciados em crianças ainda em fase de crescimento, o que reforça a importância da atuação precoce do especialista.
“Especializar-se em Ortodontia é investir em uma carreira sólida, com alta demanda e constante inovação”, pontua Dr. Antonio José Borin Neto – mestre em Ortodontia e coordenador do curso de Pós-Graduação em Ortodontia da APCD-FAO de Ribeirão Preto.
Entre os principais motivos para seguir nessa área, destacam-se: ampla demanda no consultório particular e em clínicas multidisciplinares, possibilidade de fidelização de longo prazo com os pacientes, valorização do profissional que domina as tecnologias atuais, reconhecimento social e profissional: o ortodontista é frequentemente associado à excelência estética.
“A especialização oferece ao cirurgião-dentista a chance de atuar de forma mais precisa, planejada e segura, entregando resultados previsíveis e duradouros”, diz Borin.
Avanços tecnológicos que transformam o atendimento
“A incorporação de tecnologias digitais tem revolucionado o diagnóstico, o planejamento e a execução dos tratamentos ortodônticos”, diz Borin Neto. Entre os principais avanços estão: Escaneamento intraoral e softwares 3D, que permitem um planejamento mais preciso e previsível; Alinhadores transparentes, como os sistemas que oferecem discrição e conforto ao paciente; Mini-implantes ortodônticos, que ampliam as possibilidades de movimentação dentária com mais eficiência; Inteligência artificial, já presente em algumas plataformas de diagnóstico e acompanhamento remoto, otimizando tempo e resultados.
“Essas inovações tornaram os tratamentos menos invasivos e mais personalizados, elevando o grau de satisfação dos pacientes e abrindo novos caminhos para os ortodontistas”, salienta Borin Neto.
Revista APCD-RP
Edição de Julho de 2025
Publicado em 18/07/2025.

DTM e as suas comorbidades - cefaleia, fibromialgia e distúrbios do sono: um desafio para a saúde integral
Essa uma das abordagens no Curso de imersão de DTM ministrado pelo prof. Dr. César Bataglion, dias 31.07 a 02.08 na APCD Ribeirão

Talyta Montanha vê na Endodontia uma forma de excelência clínica
“A especialidade de Endodontia me atrai pelo desafio técnico de preservar elementos dentários comprometidos, oferecendo soluções conservadoras e eficazes”, diz a Cirurgiã-Dentista

Motivados pela demanda profissionais buscam se especializar em Endodontia
"Para poder atender bem meus clientes, me vi diante da necessidade de aprender mais e me especializar", diz o Cirurgião-Dentista Rodrigo Castilhos
(16) 3630-0711