Ser Mãe - Para Gabriela Mourão de Paiva
Para Gabriela Mourão de Paiva essa é a expressão mais genuína do amor, de amar e ser amada em sua plenitude
Com uma trajetória de conquistas, a mineira Gabriela Mourão de Paiva, 39 anos, natural de Alfenas, criada em São Pedro da União, onde seus pais e outros familiares residem até hoje. Filha, neta e sobrinha de cirurgiões-dentistas, graduou-se em Odontologia na Universidade Federal de Alfenas. Atualmente faz Especialização em Implantodontia na APCD Ribeirão Preto.
Dra. Gabriela iniciou sua carreira atuando em São Paulo, onde foi convidada para atuar em uma unidade de rede nacional na Paraíba, acabou em João Pessoa, onde permaneceu por 15 anos. Ama praia e foi numa cidade praiana, do nordeste que encontrou, o gaúcho Fabrício Krummel, com quem casou-se e hoje tem se revelado um pai participativo e amoroso. As atividades profissionais os trouxeram para Ribeirão Preto, onde estão há 2 anos. Gabriela Mourão se tornou mãe em meio ao pico da pandemia e uma pós graduação, entretanto, foram momentos mágicos desde a gestação até os dias atuais, quase 3 anos depois. “Essa é a expressão mais genuína do amor, de amar e ser amada em sua plenitude”, diz Gabriela Paiva.
“Foi um tempo mágico o da gestação, me senti importante ao ver minha filha crescendo dentro de mim, reconhecer em mim essa dádiva dada às mulheres, essa capacidade de perpetuar a vida. Não foi uma gravidez planejada, de imediato tinha outros planos, muitas viagens e conquistas profissionais, mas muito bem recebida por mim e meu esposo Fabricio Krummel. Foi uma gestação tranquila, saudável, mesmo ocorrendo no pico do Covid 19.
Melissa Krummel chegou quando quis, portanto, parto normal e, eu que pensava não dar conta, consegui e correu tudo bem. Minha emoção maior, diferente o relato de outras mães, não foi no momento que colocaram ela em meus braços, mas um pouco depois quando ouvi seu choro, emocionada me vi cantarolando para ela a mesma música cantada muitas vezes por minha mãe para mim...” se essa rua, se rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes para o meu, para o meu amor passar!”. Foi o momento que me toquei: estou com minha filha em meus braços. Cantei e chorei tudo ao mesmo tempo, inesquecível.
Os primeiros meses foram desafiadores, acolher e cuidar da Melissa no particular e continuar a especialização profissionalmente. Dei um tempo de 6 meses nas atividades clínicas, e sem poder contar com familiares moradores em outras cidades, busquei apoio de profissional, tive a sorte de contratar a Camila, uma babá muito competente, responsável e carinhosa com a Melissa.
Não é fácil conciliar a vida profissional e ser mãe, mas aos poucos fui me adequando, atualmente, sempre que posso, ajusto minha agenda, passo um rempo com ela, como ocorreu essa semana, busquei na escola, levei para o Shopping, fizemos uma tarde nossa. Ela acordou feliz no dia seguinte, falando sobre tudo o que aconteceu, adorou!
Para mim ser mãe é transformador, amar e se sentir amada verdadeiramente, intensamente, um amor puro e cristalino. Nunca me senti amada deste jeito. É um troca de afetividade imensa, só então pude compreender minha mãe, sua capacidade de amar e se doar. Minha filha em julho completa 3 anos e já pude sentir a intensidade e força deste amor. Melissa é sensível e observadora, um dia desses, me vendo pensativa e quieta, parou tudo, veio me abraçar e disse: “Mamãe me abraça, sou sua amiga, não fica assim, estou aqui”. É muito reconfortante.
Amadureci muito com a maternidade, me realizei como mulher, concebendo e exercendo esse dom maravilhoso, dando vida a Melissa. Te amo filha!!!”
GRABRIELA MOURÃO PAIVA
Leia também:
Ser Mãe - Para Carolina Paes Torres Mantovani
Publicado em 12/05/2023.
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
Oncologia e Saúde Bucal
Os cuidados necessários em pacientes em tratamento oncológico
(16) 3630-0711