Frenectomia: cirurgia simples pós operatório tranquilo

Incômodo de ter o lábio e a língua presa além da dificuldade de falar da criança, pode motivar brincadeiras inconvenientes dos coleguinhas

Frenectomia: cirurgia simples pós operatório tranquilo

A Anquiloglossia é uma anomalia oral congênita, caracterizada por freio lingual muito curto capaz de resultar em graus variáveis de diminuição da mobilidade lingual. Isso pode interferir na amamentação, afetando além disso a fonética, ou o modo de falar da criança.

"O incômodo de ter o lábio e a língua presa além da dificuldade de falar da criança, pode motivar brincadeiras inconvenientes dos coleguinhas, sofrendo o tão indesejado bullying nas escolas". A afirmação é da professora Dra. Cristina Borsatto, acrescentando que para liberar a língua é feita uma cirurgia chamada de Frenectomia, procedimento simples para profissionais preparados para realizá-la.

Segundo Borsatto, "a demanda pela cirurgia de Frenectomia tem aumentado muito principalmente em bebês, uma vez que que tem sido dada uma maior atenção aos sintomas das crianças,  e pudemos constatar um maior número de encaminhamentos pelo serviço público ou mesmo por médicos da iniciativa privada para os atendimentos feitos nos cursos de especialização ou imersão, como o da APCD-Ribeirão Preto".

"É uma cirurgia pouco invasiva, com pós-operatório geralmente tranquilo. Se o procedimento é feito com laser de diodo, observa-se pouco ou nenhum sangramento e rápida cicatrização", frisa a professora.

A professora Cristina Borsatto ressalta existirem preferências temporais em relação às especialidades como aconteceu com a Implantodontia e, atualmente, com a Harmonização Orofacial, entretanto, a demanda por outras especialidades continua estável. Ressalta que a procura pela especialidade de Odontopediatria, está aumentando atualmente, e isso se deve provavelmente à conscientização dos pais sobre a importância do acompanhamento das crianças para as ações preventivas, desde o nascimento e por toda a sua infância.

Segundo a Odontopediatra, o aumento de demanda ocorreu também em consequência da Pandemia que afetou a todos e, tal como com os adultos, foram muitas crianças com quadro de ansiedade, estresse e bruxismo, casos esses tratados com procedimentos de Acupuntura na Odontologia, da qual ela é especialista.

“Esses casos são tratados com a auriculoterapia, tratamento psicoemocional da criança, capaz de equilibrá-la e prepará-la para outras intervenções necessárias”, conclui a professora Cristina Borsatto.”, conclui a professora Cristina Borsatto.

 


 

Frenectomia com Laser de Diodo

A cirurgia com Laser de Diodo, em relação a convencional, se torna bem menos invasiva, A cirurgia com Laser de Diodo, em relação a convencional, se torna bem menos invasiva, com pouco ou totalmente sem sangramento, cicatrização mais rápida e mais conforto para a criança, tanto no momento do procedimento no pós-operatório. A informação é da professora Dra. Marcia Amar, especialista, mestre em Odontopediatria e speaker da DMC, que trouxe para uso no curso de Cirurgia em Odontopediatria o Thera Lase Surghery.

“Para aqueles Odontopediatras com expertise para o uso do Laser de Diodo, esse é um diferencial, agrega muito às cirurgias de Frenectomia, assim como em outros procedimentos em crianças”, frisa Marcia Amar,  citando como exemplo o tratamento de gengiva, o preparo cavitário, a desinfecção, os tratamentos preventivos, de canais e para reduzir as bactérias na cavidade bucal.

 

Fonte: Revista APCD Ribeirão – edição 10/2022
 

Publicado em 28/10/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.