Família em foco
São realizadas conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar

Através de deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) 15 de maio foi instituído o Dia Internacional da Família. Desde então, no dia 15 de maio, sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar. No Brasil, a segunda comemoração anual ocorre no dia 8 de dezembro, definido por decreto em 1968 como o Dia Nacional da Família. Já Instituída oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC), 24 de abril é o Dia Nacional da Família na Escola, comemorado anualmente nas escolas do país, reforça a importância do vínculo familiar na formação dos filhos.
As datas são importantes porque promove a discussão de temas contextualizados na dinâmica familiar como saúde e educação e situação econômica, sempre com objetivo de apoiá-la em suas necessidades, visando a construção de uma sociedade mais equilibrada.
Hoje, é notório que a família pode ser formada por diferentes membros, não apenas um pai, uma mãe e, o mais relevante, é que com a família se aprende os primeiros valores éticos, morais e culturais, definitivos para a formação e trajetória das pessoas, cujas relações são cultivadas pelo resto da vida.
FAMÍLIA
Sabe-se que a família, do ponto de vista histórico e também sociológico, é o núcleo elementar da sociedade, isto é, uma instituição basilar. A família funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si. Foi a partir do núcleo familiar que a sociedade como um todo ganhou corpo ao longo da história humana. Contudo, a decisão da ONU, enquanto organização internacional, de escolher um dia para homenagear a família está relacionada com os problemas e transformações que essa “célula social” vem apresentando desde o século XX”. Essa a definição encontrada no https://muralzinhodeideias.com.br é uma das mais claras.
Ao pesquisar no google, esse é o conceito de família: “a família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável”.
No www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-familia são encontradas várias definições de família, entretanto, uma atual e ilustrada, o destaque para: “família não é formada apenas por laços sanguíneos. Família é aquela que escolhemos com o coração”.
Diante de tudo isso, é muito natural e frequente ouvir da maioria das pessoas, o quanto a família foi importante para a sua formação, sendo definitiva e a base para a conquista da estabilidade e sucesso, profissional e pessoal.
A partir desta edição, espaço para: LAÇOS DE FAMÍLIA, registrando um pouquinho das histórias de membros da comunidade odontológica.
Confira: Laços de Família
Fonte: Revista APCD Ribeirão
Edição junho 2023
Publicado em 22/06/2023.

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto
(16) 3630-0711