APCD quer modernizar, ainda mais, o atendimento ao associado, diz Wilson Chediek
O presidente falou sobre os benefícios aos associados, adaptação do estatuto, ética, CIOSP e da campanha solidária em prol dos Cirurgiões-Dentistas do Rio Grande do Sul
As discussões para adaptar o regimento interno e o estatuto à realidade de hoje faz parte do processo de modernização do atendimento ao associado, como acontece atualmente com a inteligência artificial, salientou Dr. Wilson Chediek – presidente da APCD Central em entrevista à Revista APCD-Ribeirão, depois de participar da Reunião do CORE – Conselho de Regionais da APCD.
Segundo ele, essas discussões e adequações deliberadas em plenárias têm sido determinantes para direcionar a APCD, uma entidade de 113 anos de história, com muitas realizações e conquistas ao longo deste período.
Conduzindo com austeridade, na presidência da associação pela terceira vez, Wilson Chediek, revela que, embora a responsabilidade seja a mesma, está muito mais confortável nesta gestão do que nas duas anteriores, hoje a APCD mais bem estruturada, com saúde financeira. Ele considera que o maior desafio desta gestão é estimular e dar condições de crescimento para as regionais.
Sobre as políticas públicas para a valorização da Odontologia, existe um paradoxo, algumas cidades deixam a desejar, mas existem muitos municípios onde as administrações municipais estão conscientes da importância da saúde bucal e as secretarias municipais da saúde estruturam bem o Departamento de Saúde Bucal, nomeiam um coordenador e oferecem o atendimento devido à população.
“Brinco, quem tirou a boca do corpo? O mesmo sangue que passa pela boca é o que vai para o coração... é preciso cuidar da saúde bucal. Em muitas cidades isto tem sido feito, como é o caso de Ribeirão Preto”, frisa ele.
Sobre a APCD Ribeirão Preto, que desde agosto de 2023, está sediando uma unidade da Faculdade de Odontologia da APCD e certificando os cursos de aperfeiçoamento e especialização, suas expectativas são as melhores.
“Uma diretoria responsável, as equipes vocacionadas para o ensino, uma regional que está num polo de excelência em prestação de serviços e em uma região com muitos profissionais para reciclar e aperfeiçoar, tem tudo para prosperar”, pontua ele.
O presidente da APCD Central falou à Revista APCD Ribeirão sobre a importância de acompanhar a evolução, do suporte dado pela associação, dos benefícios oferecidos aos profissionais, das ações a serem feitas nacionalmente para atrair novos associados e do CIOSP, além da campanha a ser lançada em prol dos colegas cirurgiões-dentistas do Rio Grande do Sul.
APCD QUER TRAZER MAIS PROFISSIONAIS PARA A ASSOCIAÇÃO
Se associando à APCD/ABCD os profissionais contarão com o suporte das entidades para se manterem atualizados científica, tecnológica e juridicamente, se mantendo informados de tudo o que acontece no universo da Odontologia, inclusive nas questões afins, como na gestão dos consultórios, afirma Wilson Chediek.
“Temos de apresentar para os novos profissionais e para àqueles de regiões mais longínquas do país, o que é a APCD. Uma associação com 113 anos de história, forte e coesa, não existindo nenhuma outra igual, capaz de promover ações múltiplas para dar suporte para o associado, principalmente aos novos profissionais que saem da faculdade, hoje são 640 cursos no país, sem a padronização do ensino, sem o preparo devido para o mercado. A APCD atua no sentido de nivelar os profissionais, promovendo cursos, palestras, simpósios, além do CIOSP. Estimulamos e disponibilizamos meios para a reciclagem profissional, além de todo tipo de orientação, seja jurídica e outras afins, dando suporte para construírem uma carreira promissora, ética e profissional”, pontua o presidente.
MAIOR GANHO É DO ASSOCIADO
As múltiplas ações e promoções atualizam e estimulam o crescimento profissional, preparando-o para a prática com excelência da Odontologia, afirma Wilson Chediek, acrescentando serem muitos os benefícios, todos de suma importância: seguro de responsabilidade civil, seguro funeral, os descontos das empresas conveniadas e parceiras, a Revista Científica e os cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização com 50% de desconto, pelo Convênio APCD FAOA, além do já tradicional Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), sempre com todos os avanços científicos e tecnológicos, abrangente e grandioso.
O Seguro de Responsabilidade Civil, segundo ele, é fundamental nos dias atuais em que ocorrem muitas ações questionando os tratamentos, muitas delas caracterizadas pela notória má fé.
“Esse seguro é importantíssimo para os profissionais liberais, que diferentemente dos que pensam serem autônomos, são aqueles com liberdade e responsabilidade no exercício da profissão. Eu já proferi palestra sobre isso para os colegas, saber os direitos e deveres é fundamental em qualquer profissão’’, alerta ele, acrescentando que o profissional só tem a ganhar ao se associar na APCD.
CIOSP, SEMPERE SE SUPERANDO, GRANDIOSO E PUJANTE.
A APCD tem o compromisso de promover e organizar o CIOSP, um dos maiores eventos da Odontologia do mundo, diz Chediek.
O evento está sempre se superando, pontua ele, este último foi o maior de todos os tempos, contou com adesões de profissionais de mais de 60 países, entre eles, americanos, japoneses e europeus.
“O brasileiro está acostumado com a grandiosidade do CIOSP, mas os dos outros países ficam admirados com a grandiosidade e pujança do evento, não acreditam no que veem, tanto na parte científica como tecnológica, como pela exposição de empresas do mundo todo, algumas com estandes de mais de 1 mil metros quadrados”, diz ele.
ASSOCIADO NÃO PAGA NADA PARA PARTICIPAR DO CIOSP
O CIOSP, contemplando todas as especialidades, tecnologias e tendências no universo da Odontologia, é totalmente gratuito para o associado, salienta o presidente da APCD.
“O associado APCD/ABCD não paga nada para participar, nem na inscrição e nem nos cursos. Tudo que gastou no curso é revertido em mensalidade, concorre aos sorteios de consultórios, carro zero km e participa das atividades sociais e dos shows. Além da Grade Científica, são feitas as reuniões paralelas e encontros de saúde pública e a Feira Comercial, sempre grandiosa, trazendo as inovações tecnológicas e lançamento de empresas nacionais e internacionais do setor”, ressalta Chediek.
CAMPANHA SOLIDÁRIA AOS COLEGAS DO RIO GRANDE DO SUL
Mesmo participando com doações de produtos diversos e com recursos em campanhas para socorro imediato à população do Rio Grande do Sul, Wilson Chediek revela sua preocupação com as consequências da calamidade no estado e com as muitas dificuldades que estão por vir. O poder público deverá atuar para a reconstrução das cidades e dos serviços públicos, entretanto, caberá a cada um retomar suas vidas profissionais com recursos próprios. Segundo ele, todos os setores produtivos deverão contribuir com as suas cotas de solidariedade para isso, e tem convicção que assim será com a classe e empresas do setor odontológico.
“A gravidade deverá ser maior quando a água baixar. Serão muitas as consequências, terão de restaurar suas moradias, além de retomar suas atividades profissionais. Muitos cirurgiões-dentistas terão de reequipar seus consultórios, devendo aproveitar apenas os instrumentais. Pensando em apoiá-los, faremos uma ação junto aos congressistas através do CIOSP”, adianta Wilson Chediek.
Segundo ele, é o que de imediato deverá ser feito para apoiar os profissionais atingidos pela calamidade do Rio Grande do Sul.
“É o mínimo que podemos fazer, ser solidários com os colegas do Rio Grande do Sul, e esse é o papel da associação. Logo divulgaremos mais informações”, conclui ele.
RECADO PARA A CLASSE
Essa categoria profissional está sempre atenta aos requisitos para obter o sucesso profissional. Para isso é preciso valorizar cada um destes requisitos na medida certa, afirma Wilson Chediek.
“Não basta só rede social para se obter sucesso. É importante divulgar a sua formação, o seu trabalho, sempre com ética e critério, para não diminuir a profissão. São vários os componentes para construir uma carreira promissora, estar atualizado acompanhando a evolução da ciência e bem orientado quanto a postura profissional são fundamentais para isso. A APCD será sempre uma defensora da ciência e da classe”, salientou ele.
Wilson Chediek colocou a APCD central à disposição dos profissionais. “Vocês que atuam na Odontologia, com ética e profissionalismo, podem contar com a APCD sempre!”.
COMO ASSOCIAR - Os profissionais do estado de São Paulo - cirurgiões-dentistas, acadêmicos e profissionais, além de TPDs – técnicos em saúde bucal, ASDs – auxiliares de saúde bucal e TPDs – técnicos em prótese Dentária, podem se associar acessando o site da APCD – www.apcd.org.br, na aba ASSOCIE-SE, preencher o formulário e fazer sua adesão, indicando a regional, ou entrar em contato pelo tel.(11) 2223-2300.
Os demais profissionais de outros estados, que desejam usufruir dos mesmos benefícios, poderão se tornar associados, fazendo sua inscrição na entidade mãe – a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas – ABCD, acessando o site www.abcdbrasil.org.br. e preenchendo o formulário no menu "Associe-se" ou pelo tel. (11) 3017-0955.
Publicado na Revista APCD Ribeirão
Edição de Junho de 2024
Publicado em 11/06/2024.
Câncer de boca: sintomas, prevenção e tratamento
Especialista aponta atitudes simples que podem ajudar a prevenir a doença
Os distúrbios do sono e a apneia obstrutiva
Afetam significativamente a saúde e o bem-estar dos brasileiros. Perigosos para a saúde, sono ruim, ronco e apneia podem ser minimizados ou zerados pela ortodontia
Mau hálito tem mais de 50 origens e 90% delas estão na boca
A halitose é a terceira causa mais comum de encaminhamento ao dentista depois da cárie dentária e das doenças periodontais
(16) 3630-0711