Profissionais, com foco na atualização, fazem o curso do Dr. Paulo Quagliatto

Uma referência na Odontologia Restauradora, o professor compartilhou experiências clínicas e demonstrou técnicas para Clareamento Dental e Facetas em Resinas Diretas

Profissionais, com foco na atualização, fazem o curso do Dr. Paulo Quagliatto

Com o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista a indicar, planejar e executar tratamentos estéticos minimamente invasivos, através da utilização de facetas diretas, foi realizado na APCD FAOA Ribeirão, nos dias 29 e 30 de maio, o curso de Imersão em Clareamento Dental e Facetas em Resinas Diretas, coordenado e ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Quagliatto. Para fazer frente a alta demanda do mercado e focados na necessidade de atualização, fizeram o curso profissionais com anos de experiência. Segundo eles, foram dois dias de muito aprendizado.

O Professor Paulo Quagliatto, especialista, mestre e doutor em Dentística Restauradora, uma referência nos procedimentos na Odontologia Restauradora, é autor do livro “Clareamento Dental e Técnicas Restauradoras para Dentes Clareados” lançado em 2020 pela Editora Santos. Tem várias publicações de artigos no Brasil e no Exterior. Atualmente é professor Titular na área de Dentística e Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de UberlândiaNa oportunidade, o professor discorreu e demonstrou técnicas em clareamento dental e das restaurações diretas em resinas para dentes anteriores: facetas dentes clareados, não clareados e escurecidos e facetas em resina semidiretas. Orientou sobre o planejamento restaurador direto e princípios estéticos aplicados na Odontologia Restauradora.

De acordo com o prof. Quagliatto, embora as técnicas sejam as mesmas, os materiais mudaram muito em concentração, tempo de uso e em qualidade, tanto dos produtos caseiros como os de uso em consultórios. 

“Hoje o cirurgião-dentista, com a técnica caseira supervisionada, consegue fazer um clareamento usando moldeiras 2 horas por dia, sem que o seu paciente precise dormir com ela. Entretanto, quando o paciente prefere, as técnicas feitas em consultório conseguem uma alteração de saturação da estrutura dental e a mudança de cor, tornando o dente mais branco”, salienta o professor, acrescentando existirem muitas opções de materiais no mercado, com várias concentrações, para placas de uso diário, vão de 10 a 22%, evidentemente, os menos concentrados demoram um pouco mais de tempo, mas chegam ao mesmo resultado. 

No Hands On, o professor Quagliatto demonstrou e os alunos praticaram em manequins com materiais de consumo fornecidos pela FGM patrocinadora do evento. A FGM é empresa nacional de renome, conhecida pela qualidade dos produtos para clareamento e produtos voltados para a Odontologia Restauradora. 

Quanto as resinas compostas, materiais amplamente utilizados na odontologia restauradora, especialmente em restaurações diretas, o professor Paulo Quagliatto destacou existirem diversas com diferentes níveis de opacidade e translucidez, permitindo que o dentista mimetize a estrutura dental natural, tanto esmalte quanto dentina. “A tendência hoje é de simplificar a técnica para o profissional diminuir as quantidades de estratificação, fazer o procedimento com tranquilidade, sem alta sofisticação, mas com excelentes resultados”, diz ele. 

“Aqui utilizamos os produtos da FGM, empresa  nacional com mais de 30 anos no mercado, possui qualidade equiparada as melhores do mercado internacional, conseguindo excelentes resultados, entretanto, para isso é preciso personalizar o conhecimento do profissional, capacitá-los para usar as técnicas e os géis de qualidade, disponibilizados pelas várias indústrias referenciadas por muitas pesquisas no mundo inteiro”, salienta o professor, acrescentando que a Odontologia está numa fase de grandes avanços e para conseguir excelentes resultados basta o profissional  associar o seu conhecimento com as novas tecnologias.


Publicado em 17/06/2025.

Pós-graduação
Cursos Teóricos
Cursos cirúrgicos
Cursos clínicos

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.