Pai respeitando escolhas e dando incentivo

“A primeira vez que vi minha filha Martina Martini com jaleco senti muito orgulho, uma enorme satisfação por vê-la escolher a Odontologia”, diz Artur Martini

Pai respeitando escolhas e dando incentivo

“A primeira vez que vi minha filha Martina Martini com jaleco senti um grande Orgulho, uma enorme satisfação por vê-la escolher a Odontologia, para dar sequência ao meu legado, mirando no meu exemplo, tenho convicção, exercerá com excelência e maestria a profissão”, ressalta Artur Rocha Martini – endodontista, mestre em Endodontia, destacando que as escolhas são sempre dos filhos, segundo suas vocações. “Nós apenas os guiamos e orientamos”, pontua.

Segundo Artur Martini, é uma troca enriquecedora, pois aprende muito com ela também.

“Os filhos despertam o melhor de nós e são um estimulo ao nosso crescimento”, diz Martini, acrescentando que por outro lado “A minha filha como uma enormidade de filhas de colegas devem ter os pais são referências e que devem aprender com as suas experiências!

O endodontista salienta ser gratificante saber que sua filha Martina está aprendendo com professores que estão ensinando com maestria na Faculdade.

“Os mestres são os responsáveis pela formação técnica e científica. Só temos que aplaudir a todos. Inclusive, os professores da APCD que a acolheram e à diretoria que a conduziu a presidência do Conselho Acadêmico (COA) que hoje conjuntamente com o CONOGE promovem a Jornada Acadêmica APCD-RP.  Isso, é muito importante não só para ela, mas para todos os acadêmicos, pois abre espaço para o convívio no meio associativo e também para formar novas lideranças, fundamentais para a Classe”.

De acordo com Martini, a Odontologia evoluiu muito nas últimas décadas, sempre estará com novos avanços. O aprendizado é constante, e os currículos escolares devem impor novos aprendizados e novas experiências. Entretanto, aprender mais e mais depende de cada aluno, do seu empenho e envolvimento.  Ressalta que sábios são aqueles que entendem que o mercado está muito competitivo, portanto, exige muito estudo e dedicação, além das atualizações constantes. “O potencial de minha filha Martina é enorme, estou convicto será uma excelente profissional. Terá sempre meu apoio e incentivo para isso!”.

O prof. Artur Martini deixa seu recado aos pais cirurgiões-dentistas. “Respeitem as escolhas de seus filhos, mas sem deixar de incentivá-los a seguirem suas carreiras. Amo a Odontologia, nela construímos carreiras maravilhosas. Tudo que conquistei é oriundo da Odontologia e isto é gratificante. Se os nossos filhos forem iguais a nós, já estaremos felizes, entretanto, eles têm tudo pra serem melhores do que nós, basta que os apoiemos.  Não sabemos mais do que nossos filhos, apenas aprendemos antes. Excelente Dia dos Pais!”, conclui ele.
 

MARTINA MARTINI PRETENDE LEVAR PARA SUA CARREIRA O OLHAR HUMANIZADO DO PAI

“Hoje tenho certeza é a profissão com a qual realmente me identifico e desejo construir minha carreira”, diz ela.

A escolha pela Odontologia foi resultado de um processo de autoconhecimento e reflexão sobre o futuro, embora o interesse pela profissão tenha surgido desde criança, nos primeiros contatos no consultório de seu pai, o Endodontista Artur Rocha Martini, foi depois experimentar outro curso que decidiu pela Odontologia.  A Afirmação é de Martina Martini que ressalta “Hoje tenho certeza é a profissão com a qual realmente me identifico e desejo construir minha carreira”.

Segundo ela, muitas são as memórias afetivas de sua infância no consultório do pai.

“Minhas primeiras lembranças sobre a Odontologia e o seu pai como profissional, foi ao passar um tempo no seu antigo consultório, localizado no Jardim Independência, explorando os equipamentos e mexendo na cadeira odontológica e nos armários desde muito pequena. Uma memória marcante é de quando fui até lá para extrair um dente de leite: ele brincou comigo dizendo que precisaria usar alicates enormes e aplicar anestesia, quando na verdade já havia feito o procedimento de forma leve e tranquila, tornando o momento divertido”, diz Martina.

Hoje, embora ainda acadêmica e estagiária no Curso de Endodontia da APCD Ribeirão, com olhar atento, pode acompanhar a atuação clínica do pai e assessorar no tocante a triagem dos pacientes.  “Conseguimos estabelecer uma boa dinâmica e encontrar o equilíbrio necessário entre nossas relações pessoais e profissionais”, diz ela.

Como acadêmica está focada em conhecer diferentes áreas da Odontologia e aproveitar esse período de faculdade para explorar possibilidades e entender melhor seus interesses futuros. Ressalta que são muitos ensinamentos recebidos de seu pai que levará para a vida toda.  “O que me ensinou que mais valorizo é o fazer o bem, independentemente de quem seja o outro”, pontua ela.

“Meu pai sempre demonstrou uma grande habilidade no trato com as pessoas, sem distinções. Desejo levar essa postura para minha carreira: trabalhar com o que gosto, sempre lembrando que cada paciente é um ser humano que merece respeito e dignidade”, conclui Martina Martini.


Revista APCD Ribeirão
Edição: agosto 2025


Publicado em 08/08/2025.

Pós-graduação
Cursos clínicos
Cursos cirúrgicos

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.