Amor pela Odontologia: passa de pai para filho
Pais e filhos que compartilham o amor pela odontologia mostram que a profissão, às vezes, é também uma herança de família

Em muitas famílias, histórias e valores passam de geração em geração. Em algumas, essa herança inclui também a profissão. É o caso de diversos dentistas brasileiros que não só inspiraram seus filhos com seu amor pela odontologia, como também hoje dividem com eles o consultório, os pacientes e os desafios da profissão.
Mais do que genética, é vocação compartilhada.
Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, há um aumento gradual de profissionais que relatam ter pais ou mães dentistas – um indicativo de que a profissão, além de técnica, também é afetiva. As clínicas que viram legado de família. Em muitas dessas famílias, as clínicas se tornam verdadeiras empresas familiares. O pai ou a mãe abre caminho, constrói uma reputação e, anos depois, os filhos entram com novas ideias, tecnologias e técnicas mais recentes.
Trabalhar em família traz seus desafios e recompensas.
De acordo com os cirurgiões-dentistas, dividir a profissão com os filhos também exige equilíbrio. Questões geracionais, opiniões diferentes sobre condutas clínicas ou gestão podem gerar atritos. Mas, na maioria dos casos, o respeito e a admiração mútua tornam essa convivência mais forte.
O futuro da odontologia em família - Em um mercado cada vez mais competitivo, as clínicas familiares oferecem um diferencial: continuidade, confiança e uma relação com os pacientes que atravessa décadas. Para muitos clientes, ser atendido por diferentes gerações da mesma família transmite segurança e cuidado personalizado. Mais do que passar uma técnica, o que é passado é um jeito de cuidar, o que os filhos herdaram com gosto.
NÚMEROS IMPRESSIONAM
Dados coletados em pesquisa. Mais de 15% dos dentistas formados entre 2015 e 2022 declaram ter ao menos um dos pais na mesma profissão.
Clínicas familiares estão em alta: estima-se que 1 em cada 10 consultórios no Brasil seja operado por membros de uma mesma família.
ISABELA CHAGURI: FOI INSPIRADA PELO PAI
“Sou grata por tudo que aprendi com ele - como cirurgiã-dentista e como ser humano”, diz a CD Isabela Chaguri.
A cirurgiã-dentista Isabela Machado Chaguri, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, atua ao lado de seu pai, Nelson Chaguri, na clínica Chaguri Odontologia e no Hospital Unimed. Ela relata que, no início, trabalhar juntos foi desafiador: ele, com décadas de experiência, e ela, cheia de ideias novas. Com o tempo, ambos se ajustaram e construíram uma parceria baseada em respeito, confiança e aprendizado mútuo.
“Aprendo com meu pai todos os dias — trocamos experiências, discutimos casos clínicos, planejamos juntos e compartilhamos constantemente novos conhecimentos. No início, ele sempre estava por perto nos meus atendimentos, pronto para ajudar, me orientar. Hoje, ele confia plenamente no meu trabalho e me dá total autonomia para conduzir os casos — o que mostra o quanto desenvolvemos, juntos, um sentimento de segurança e respeito profissional mútuo. Além de pai e filha, somos colegas de profissão, com uma parceria baseada em ética, confiança e admiração recíproca”, comenta ela.
Isabela destaca a rica troca profissional entre os dois, onde discutem casos, compartilham conhecimentos e aprendem juntos diariamente. Hoje, com autonomia conquistada, ela se sente segura e realizada ao lado do pai, a quem admira pelo amor e dedicação à profissão.
“Ele trata cada paciente com um cuidado único, como se estivesse sempre fazendo aquilo pela primeira vez, com a mesma dedicação de quem realmente ama o que faz, e ele ama. Além disso, ele nunca parou no tempo. Está sempre estudando, se atualizando, buscando novas tecnologias, novos recursos. Trabalhar com Odontologia é o que move o coração dele, e ver isso de perto todos os dias é, sem dúvida, uma das maiores inspirações da minha vida”
As lembranças afetivas da infância com o pai, que a ensinava a escovar os dentes e cuidava dos primeiros sinais da dentição, marcaram profundamente sua trajetória. Foi observando o capricho dele no consultório que nasceu sua vocação para a Odontologia.
O maior legado que leva do pai é o exemplo de ética, carinho pelos pacientes e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. “Ele me ensinou que o sucesso profissional não deve nos afastar do que realmente importa: a família, os amigos os momentos juntos... Esses princípios que aprendi com ele: a ética, o amor pelo que se faz, o zelo com as pessoas e o valor das relações. São a base de quem sou hoje, tanto como dentista quanto como pessoa. Sou grata por tudo que aprendi com ele — como dentista e como ser humano”, finaliza Isabela.
Revista APCD Ribeirão
Edição: agosto 2025
Publicado em 07/08/2025.

A vocação passada de pai para filho
Tradição, excelência e inovação na odontologia: a história da família Dacol

Pai respeitando escolhas e dando incentivo
“A primeira vez que vi minha filha Martina Martini com jaleco senti muito orgulho, uma enorme satisfação por vê-la escolher a Odontologia”, diz Artur Martini

CROPI Select 2025: a excelência da Odontologia em Ribeirão Preto
Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Hotel Mont Blanc Premium receberá um grupo seleto de cirurgiões-dentistas de todo o Brasil
(16) 3630-0711