O que escolher em restaurações estéticas na odontologia. Artigo de Márcio Pessica

As três opções: metalocerâmica, dissilicato e zircônia, cada qual com suas indicações, usando como princípio suas propriedades estéticas e funcionais

O que escolher em restaurações estéticas na odontologia. Artigo de Márcio Pessica

Na escolha funcional e estética em restaurações odontológica temos as três opções: metaloceramica, dissilicato e zircônia, cada qual com suas indicações, usando como princípio suas propriedades estéticas e funcionais. A Metalocerâmica, a mais popular, tem boa durabilidade e resultado estético, quando necessitamos de resistência na força mastigatória.

Os Dissilicatos se tornam super estéticos pela composição dos seus materiais, com excelente translucides, chegando bem próximos aos dentes naturais, além da ótima cimentação. A Zircônia com sua maior resistência mecânica, podendo assim ser indicada em várias restaurações e, com sua evolução, as Zircônias multilayer, tornaram-se bem aceitáveis para dentes anteriores, com excelentes resultados estéticos.

Com uma boa avaliação, levando em consideração as características de cada paciente, temos dentro das três opções citadas acima, suas indicações especificas. O Digital já é nossa maior realidade, o mercado está praticamente voltado para essa área. O investimento no digital, depende da demanda de cada laboratório, seja um laboratório de grande produção ou menor voltado apenas para a estética e casos específicos, de todas as formas, o digital pode estar presente.

Sabemos que é um investimento de alto custo, não só nos equipamentos e sim em sua manutenção e insumos. Por isso hoje, nem todos os laboratórios possuem fresadoras, porém, isso não os impedem de se tornarem digitais. O que não falta hoje em dia são cadistas terceirizados, que se especializam no digital, fazem grandes trabalhos e precisam apenas do escaneamento. Fazem os projetos, os desenhos, nos enviam as imagens para aprovação, as quais são enviadas aos dentistas para avaliação final.

Outra grande vantagem é proporcionada pelos centros de usinagens, laboratórios parceiros, que fizeram grandes investimentos em fresadoras e que buscam oferecer seus trabalhos para obter uma demanda considerável para fazer frente aos seus investimentos. Com essa alta procura pelo digital, temos vários cadistas e acabamos ficando com falta da mão de obra para o acabamento final dos fresados e, como todos sabem, não podem apenas ser tirados das maquinas e ir para as bocas. O acabamento final, os detalhes, o talento, como chamamos, essa mão de obra acabou ficando difícil, seja para maquiagem ou estratificação das peças.

Lembrando da importância nas escolhas dos materiais, sejam em metalocerâmica, dissilicato e zircônia, maquiados ou estratificados, os materiais de cobertura final necessitam de alta qualidade. Hoje, no meu laboratório, minha escolha por esses materiais, seja para metalocerâmica, dissilicato ou zircônia, são da Shofu, importados pela Labordental, desde as pinturas para maquiagem como as coberturas, dão excelentes resultados estéticos, dentro de suas indicações.

Hoje faço uso das linhas Sofhu no laboratório, sou um dos consultores da Labordental na área de Prótese Dentária, demonstrando a minha total confiança e satisfação com os produtos Shofu".


LABPESSICA - Rua Claro Rosa, 65   - Campos Elíseos. Ribeirão Preto. 16- 3610 8969   e 16 99101 9200


Publicado em 23/05/2025.

Pós-graduação
Cursos clínicos
Cursos de Imersão
Cursos Teóricos
Cursos cirúrgicos

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.