Cirurgia em Odontopediatria

Maria Cristina Borsatto - Profa Titular de Odontopediatria da FORP-USP. Especialista em Acupuntura (CFO)

Cirurgia em Odontopediatria

Os procedimentos cirúrgicos em crianças, devem seguir, como nas cirurgias em adultos, todos os preceitos básicos de biossegurança, além de serem levados em consideração a necessidade e oportunidade, o diagnóstico correto e o instrumental e técnicas adequadas. Existem peculiaridades próprias das crianças como o tamanho da cavidade bucal, textura do tecido ósseo, preparo psicológico e a presença do germe do dente permanente.

Vale ressaltar a importância do aperfeiçoamento dos profissionais, tanto dos clínico gerais quanto das odontopediatras, em função da necessidade de uma abordagem mais acolhedora e humanística dos pacientes infantis, sabendo-se que quanto menor a idade, maior é a probabilidade destas apresentarem problemas de comportamento. Neste sentido, a inclusão dos pais nas consultas iniciais se torna de fundamental importância, uma vez que estes podem transmitir segurança aos filhos durante a realização dos procedimentos cirúrgicos. É importante salientar que nenhuma cirurgia pode ser realizada sem o consentimento por escrito dos pais e/ou responsáveis legais pela criança.

Em relação às técnicas cirúrgicas propriamente ditas, apesar de aparentemente serem mais simples, nenhuma cirurgia deve ser menosprezada em relação à sua dificuldade. A dimensão reduzida da cavidade bucal pode ser considerada um dos obstáculos, no entanto é compensada pelo menor tamanho do instrumental cirúrgico.

Um diferencial das cirurgias em crianças é a existência do germe dentário do dente permanente sucessor, que se encontra em relação muito próxima com as raízes dos dentes decíduos. Durante as exodontias dos dentes de leite, como são conhecidos, que são os procedimentos cirúrgicos mais comumente realizados dentre as cirurgias em odontopediatria, o cuidado na execução dos movimentos para avulsão destes dentes deve ser redobrado para que não ocorra lesões ao germe do dente sucessor.

Além das exodontias de dentes decíduos, outros procedimentos cirúrgicos são realizados em crianças, desde ulectomias, frenectomias labiais/linguais, como cirurgias mais complexas de dentes anquilosados, supranumerários inclusos, odontomas, cistos entre outros.

Desta forma, a constante busca pelo refinamento das técnicas se faz necessária por meio de realizações de cursos de atualização, aperfeiçoamento que são capazes de aprimorar cada vez mais o cirurgião dentista para a realização de diferentes cirurgias em crianças.

Assim, o intuito é fazer com que o profissional se torne cada vez mais seguro para executar procedimentos cirúrgicos em crianças, na rotina do seu consultório.


CURSO DE IMERSÃO DE CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA

Para preparar o profissional para realizar com segurança procedimentos cirúrgicos em crianças a APCD-RP promove o Curso de imersão de Cirurgia em Odontopediatria, nos dias 18 e 19 de março, com 10 horas de duração. Programa completo no site da APCD/Cursos. Interessados reservem vagas.


Fonte: Revista APCD Ribeirão 
Edição - fevereiro 2022


Publicado em 24/02/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.