Realizado na Ortodontia e na carreira acadêmica

Prof. Raul busca sempre saber mais, para levar atendimento de qualidade seus clientes e para compartilhar conhecimentos e experiências com os alunos

Natural de Colina, estado de São Paulo, o Prof. Ms. Raul Antônio Pinto Neto graduou-se em odontologia em Uberaba/MG, no ano de 1999. Filho de cirurgião-dentista, passou atender na clínica de seu pai também cirurgião-dentista, em sua cidade natal, onde  atua  há 23 anos.

iniciou a carreira acadêmica em 2010, atuando no curso de aperfeiçoamento da APCD/RP, foi convidado para ser professor do mestrado e especialização do curso de ortodontia da Uniararas na cidade e Araras/SP.  Juntamente com o Professor Borin Neto, abriram a 1° turma e Especialização em Ortodontia da APCD/RP, foi Professor e coordenador dos cursos de Ortodontia da APCD de Franca (Aperfeiçoamento) e Barretos (Aperfeiçoamento e Especialização).

O Prof. Raul Antônio Pinto Neto é pós Graduado em Ortodontia pelo COE “S.J.R.P.”, é especialista em Preparo de Pacientes para Cirurgia Ortognática CIEDEF/FORP-USP, especialista em Ortodontia pela Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS e CFO e mestrado em Ortodontia pela “Universidade de Araras”.

Com o seu sorriso acolhedor, o prof. Raul, construiu uma carreira de sucesso. Antenado com os avanços, busca sempre saber mais, conhecer as novidade sobre a Ortodontia e as demais especialidades que interagem com ela, objetivando  levar atendimento de qualidade para sua clientela fiel e  para compartilhar as suas experiências com os  alunos nos cursos.

A seguir na íntegra a entrevista com o  Prof. Raul Antônio Pinto Neto. 

Revista APCD-RP: Por que Ortodontia?
Prof. Raul: Quando me formei, eu comecei a fazer estágio com um Ortodontista, foi a partir deste momento que começou meu interesse pela Ortodontia, eu costumo dizer, que a Ortodontia, ela e uma área que estuda todas as outras áreas da odontologia;

Revista APCD-RP: A vida acadêmica foi uma escolha ou aconteceu naturalmente? 
Prof. Raul: Foi uma Escolha que aconteceu naturalmente, venho de família de dentistas, tio Josias Pinto e o pai (Marlus J. Pinto), que exerceu a profissão por mais de 45 anos.

Revista APCD-RP: Clinicar ou ensinar, o que o realiza mais?
Prof. Raul: Os dois me realizam, não existe teoria sem prática e nem prática sem teoria na ortodontia, quando você ensina está aprendendo e quando esta clinicando esta aprimorando e aperfeiçoando seu aprendizado. 

Revista APCD-RP: Nestes anos de formado, muitas foram os avanços na especialidade? 
Prof. Raul: Sim, já se vai vinte e três anos de formado, muitas coisas mudaram, a Era Digital, veio para beneficiar muito a odontologia, um simples exemplo, são as radiografias analógicas sendo substituídas pelas radiografias digitais, no campo da Ortodontia, vieram os aparelhos autoligados, fios ortodônticos mais dinâmicos diagnósticos mais preciso, e se falarmos das outras áreas muitas coisas evoluíram;

Revista APCD-RP: Neste período atuando como professor, em que inclusive houve uma Pandemia, o preparo, e até mesmo o comportamento, dos alunos mudou? 
Prof. Raul: Enfrentamos uma pandemia, que acabou desacelerando muita gente, e fazendo muitos se reinventaram, mudarem de hábitos e rotinas, fez de muitos profissionais, em particular os profissionais liberais, a buscar alternativas de uma nova realidade;

Revista APCD-RP: Qual o perfil dos alunos do curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia e daqueles que optam pela especialização?
Prof. Raul: A grande maioria os alunos, buscam uma visão e um aprendizado diferente do que foi ensinado na graduação, e com este aprendizado no aperfeiçoamento, esperam poder utilizar e praticar uma ortodontia mais segura e com resultados, fazendo alguns alunos a despertar o interesse de se aprofundar e especializar na ortodontia; se aprofundar e especializar na ortodontia.

Revista APCD-RP: A Ortodontia é uma especialidade que interage com outras especialidades?
Prof. Raul: SSim, e como interagirmos com quase todas as disciplinas da área da odontologia: Implante, Dentística, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral e com outras áreas como Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, 

Revista APCD-RP:  Qual sua expectativa quanto ao futuro da Ortodontia?
Prof. Raul: São Otimistas e promissoras e de grande expectativa, porém, devemos distinguir a ortodontia de resultado e excelência de uma ortodontia que vende sonhos e acaba frustrando os pacientes, a mídia digital e um forte ferramental, porém deve ser usada com muito critério. 

Quanto recursos tecnológicos específicos para a Ortodontia, tem evoluído? (citar alguns)
Prof. Raul: Podemos citar o Diagnostico digita, através do escaneamento com câmeras que permitem copiar e transmitir de forma real e precisa todos os detalhes para serem impressos em modelos e confeccionados pelas impressoras 3D, através deste processo 
E juntamente com o planejamento digital podemos planejar e executar tratamentos como os alinhadores dentários;

O que os alunos podem esperar dos cursos de aperfeiçoamento e da especialização da APCD Ribeirão Preto?
Prof. Raul:  Nos estamos sempre acompanhando a evolução na ortodontia, porém, não abrimos mãos dos conceitos da ortodontia e procuramos ensinar nossos alunos de forma simples e objetiva, uma ortodontia de excelência e resultados; 

12- Quais projetos pessoais e profissionais para o futuro?
Prof. Raul: A nível de projetos pessoais, continuo a fazer cursos para buscar mais o saber. Quanto aos projetos profissionais, estamos finalizando alguns. Já para este semestr, lançaremos o curso de “Capacitação em planejamento e Preparo em Pacientes para Cirurgia Ortognática”, trazendo novamente este curso a APCD/RP e  no intuito de preparar Ortodontistas e cirurgiões, buscando sermos referência regional na Cirurgia Ortognática.


FONTE: Revista APCD-RP
Edição: abril 2023


Publicado em 20/04/2023.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.