Reabilitação Oral Especialidade Desafiadora

Exige conhecimento amplo, englobando várias especialidades

É difícil delimitar os limites e envolvimentos da Reabilitação Oral?  Para muitos especialistas consiste em um conjunto de procedimentos que envolve diversas áreas da Odontologia com objetivo de recuperar a saúde bucal do paciente. Exatamente por isso é desafiadora, exige atualização constante e envolvimento dos profissionais.

Para falar sobre Reabilitação Oral, a entrevistada é a Profa. Livia Fiorin, graduada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. Especialista, mestra e doutoranda em Reabilitação Oral pela FORP/USP, e professora do Curso de Aperfeiçoamento em Reabilitação Oral da APCD Ribeirão Preto.

Abaixo na íntegra, as colocações da Dra. Livia Fiorin.


Revista APCD-RP: Por envolver várias especialidades, atuar e ser especialista em Reabilitação Oral é sempre desafiador? 
Livia Fiorin: A Reabilitação Oral é uma especialidade desafiadora, que exige um conhecimento amplo, englobando várias especialidades para diagnosticar o problema, planejar o tratamento e executar os procedimentos técnicos, afim de cumprir o objetivo de reestabelecer saúde, estética e função. Atualmente, novas técnicas e materiais têm surgido, exigindo que o especialista esteja sempre atualizado. Porém, sem esquecer dos princípios que norteiam a Reabilitação Oral há muitos anos e que garantem o sucesso e a longevidade dos tratamentos.

Revista APCD-RP: Quais os tratamentos mais procurados? A demanda é crescente?
Livia Fiorin: A demanda é crescente. Além dos pacientes que necessitam de um tratamento reabilitador com onlays, coroas, prótese parcial, prótese total ou implantes dentários, existem agora muitos pacientes buscando por tratamentos com finalidade estética, como clareamento, facetas em resina e laminados cerâmicos.

Revista APCD-RP: O diagnóstico preciso e um bom planejamento é fundamental para atingir o resultado proposto?
Livia Fiorin: Com certeza. É importante que os profissionais se atentem não somente à execução dos procedimentos técnicos, mas também em diagnosticar a causa, para que o problema não se torne recorrente. É importante salientar que para a maioria dos casos clínicos, existe mais de um planejamento reabilitador possível. É necessário encontrar um tratamento que atenda a necessidade, as expectativas e seja viável financeiramente para o paciente.

Revista APCD-RP: O que é considerado ao fazer esse planejamento? 
Livia Fiorin: O planejamento deve obedecer a uma sequência de prioridades. As emergências, extrações, adequação do meio bucal, periodontia e endodontia devem ser priorizadas. O tratamento restaurador direto e indireto vem por último. Para os tratamentos em reabilitação oral, geralmente existe mais de um planejamento reabilitador possível. É importante comunicar ao paciente, vantagens e desvantagens, riscos e benefícios, e tomar uma decisão conjunta que atenda às necessidades e expectativas.

Revista APCD-RP: Ver o paciente reabilitado funcional e esteticamente deve ser muito gratificante para o profissional, não? 
Livia Fiorin: É incrível! Apesar de ser desafiador, envolver conhecimento amplo e constante atualização, ao final do tratamento, ao observar a satisfação do paciente, vemos que todo esforço e dedicação valeram a pena.

Revista APCD-RP: Como integrante da equipe ministradora do Curso de Reabilitação Oral da APCD-RP, com turmas completas e fila de espera, desde que a atual equipe assumiu, a que confere o sucesso do Curso? 
Livia Fiorin: O sucesso do curso é fruto de um trabalho em equipe, tanto da equipe de professores, como dos funcionários da APCD Ribeirão Preto. A grade teórica é bem completa e temos uma grande demanda de pacientes, o que permite que nossos alunos possam executar na prática, aquilo que aprenderam nas aulas teóricas. Atribuo o sucesso do curso ao fato da APCD ser uma instituição renomada em Ribeirão Preto, reconhecida pelo seu comprometimento na formação e ensino na área de Odontologia. E também às indicações de ex-alunos e a divulgação do nosso trabalho nas redes sociais (@reabilitacaooral.apcdrp).

Revista APCD-RP: Para ser um bom reabilitador oral qual os requisitos ou perfil do profissional? 
Livia Fiorin: O profissional que trabalha na área de Reabilitação Oral deve ser criterioso e detalhista. Criterioso para diagnosticar e avaliar a precisão dos procedimentos realizados. Se avaliar alguma irregularidade, é melhor dar um passo para trás e não prosseguir. Costumo dizer aos alunos que se avaliarem a moldagem e reconhecerem alguma irregularidade, é necessário dar um passo para trás e repetir, uma vez que uma moldagem imprecisa acarreta em peças desadaptadas, por exemplo. Detalhista, porque em reabilitação oral, os detalhes fazem a diferença. Além disso, deve ser um bom ouvinte e comunicador, para entender a necessidades e expectativas do paciente, e explicar o tratamento. Também é necessário ser um bom comunicador para passar informações necessárias para o técnico em prótese dentária. E por fim, é necessário que especialmente os recém formados entendam que as habilidades técnicas são desenvolvidas com o tempo atuando na área.

Revista APCD-RP: Com tantas áreas da Odontologia envolvidas e diante da realidade da saúde nos dias atuais, o que vislumbra para o futuro da Reabilitação Oral? 
Livia Fiorin: Acredito que o futuro da Reabilitação Oral será trabalhar com fluxo 100% digital, preferencialmente com manufatura aditiva por meio do uso de impressoras 3D e materiais conhecidos como polímeros – que apresentam propriedades ópticas, físicas e mecânicas semelhantes às dos dentes naturais. Já estamos vivendo um período de transição para essa nova época e há uma tendência para que o uso das tecnologias envolvidas se torne cada vez mais acessível.

Revista APCD-RP: Estamos terminando 2022, depois de um período desafiador para a saúde, diante disso, qual sua expectativa para 2023? 
Livia Fiorin: Tenho ótimas expectativas para o próximo ano. Com a pandemia, aprendemos a valorizar a vida e que é importante cuidar da saúde, inclusive a saúde bucal. A expectativa é que os pacientes que finalizaram seus tratamentos, retornem para manutenção e acompanhamento, e novos


Publicado em 14/12/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.