Que neste DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA possamos estar juntos olhando para um futuro melhor e promissor

É o que almeja Dr. Braz Antunes, presidente do CROSP

A ciência forçou a tecnologia a andar junto com a Odontologia e, assim, todas as especialidades Odontológicas avançaram, afirma Dr. Braz Antunes Mattos Neto - presidente do CROSP.

“Neste dia 25 de outubro de 2022, Dia do Cirurgião-Dentista, quero celebrar os avanços da área e ressaltar como o Cirurgião-Dentista tem se especializado cada vez mais, baseado em constatação cientifica. Esses avanços se refletem em diversas frentes da Odontologia, desde o atendimento ao paciente, o que para nós é a principal atividade, às pesquisas cientificas, à Academia e às possibilidades tecnológicas que temos atualmente”, pontua Antunes, parabenizando o Cirurgião-Dentista brasileiro por ser “um profissional completo, que sabe lidar muito bem com as intempéries, tem raciocínio rápido e muito conhecimento. Que neste Dia do Cirurgião-Dentista possamos estar juntos olhando para um futuro melhor e promissor”.

Braz Antunes é graduado na Faculdade de Odontologia de Santos, mestrado em Ortodontia, atual presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). Com uma trajetória associativa ativa foi por três vezes presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) – Regional APCD, fez carreira acadêmica e atua em consultório particular desde 1983 em Santos.

Em entrevista à Revista APCD Ribeirão, Dr. Braz Antunes fala sobre avanços da Odontologia, dos desafios enfrentados pela classe e sobre as ações do CROSP.  


ENTREVISTA

Revista APCD-RP: Mesmo com os desafios enfrentados nos últimos anos com a pandemia, ainda assim houve avanços para a Odontologia e para a classe? 
Braz Antunes: A Odontologia é uma ciência que, assim como outras, evolui todos os dias, levando em consideração os adventos cotidianos, sempre pautada e baseada em confirmação cientifica.  Ao falarmos de evolução num cenário pandêmico, cabe alertar que tudo teve de ser feito de forma mais rápida. Então, as tecnologias e avanços que estavam previstos para serem colocados em prática gradativamente, tiveram que ser testados e colocados em “campo” num período muito mais curto. E isso aconteceu com a Teleodontologia, por exemplo. Devido ao cenário, a Teleodontologia precisou ser aprovada e regulamentada às pressas, já que o Cirurgião-Dentista atua diretamente na principal área do foco infecioso da doença, que é a boca.

Sendo assim, esse recurso veio como apoio às consultas Odontológicas, seguindo as devidas normas de acordo com a Resolução CFO 226/2020, que prevê atendimento a pacientes que já estão em tratamento e impossibilitados de voltar ao consultório; ou que têm dúvidas sobre o momento exato de ir ao consultório. Além disso, vale frisar a Odontologia já praticada pelos canais de Telessaúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A norma permite realizar também o telemonitoramento no intervalo entre as consultas Odontológicas, os acompanhamentos a distância dos pacientes em tratamento e a teleorientação realizada pelo Cirurgião-Dentista. Veja que esses avanços vieram para agregar os atendimentos Odontológicos em diversos âmbitos.

Outro ponto importante que vale reforçar é o incentivo à Biossegurança, pois os paramentos (EPIs) que foram usados durante toda a parte crítica da pandemia tornaram-se parte efetiva do cotidiano do Cirurgião-Dentista.

Tivemos episódios em que os profissionais que estavam atuando diretamente nas UTIs faziam treinamentos com outros profissionais da saúde para trocar informações sobre a forma correta do uso de EPIs. Isso, sem dúvida, foi excelente. E para reunir essas e outras orientações, o CROSP criou o manual de Biossegurança destinado ao Cirurgião-Dentista para que ele possa se guiar da forma correta a qualquer momento. 


Rev.APCD-RP: Uma das mudanças consequentes foi a expansão das ações pela internet e muita visibilidade nas redes sociais. Isso provocou reações positivas e outras nem tanto, como as aulas à distância, as publicidades com teor inadequado, as fake news.  O Conselho tem buscado orientar a classe para o bom uso destas tecnologias?
Braz Antunes: Sim. O CROSP tem se posicionado referente às informações falsas veiculando em todos os seus canais de comunicação conteúdos fidedignos e que trazem as informações reais e relevantes aos Cirurgiões-Dentistas.

Recentemente, nos deparamos com a circulação de uma fake news sobre a suposta especialidade, denominada Odontologia Biológica, que não é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e não tem qualquer embasamento cientifico que a valide. Junto dela, vinculou-se outra informação falsa sobre a toxicidade das substâncias usadas nas restaurações de amálgama. Fato é que nada disso foi provado, evidenciado cientificamente ou teve consenso na ciência odontológica, o que também desperta objeção da classe. Outra informação falsa que circula é sobre a fluoretação da água. Esta fake news traz informações bem divergentes dos resultados reais apurados até agora. O CROSP fez em 2017, junto do CECOL/USP, um estudo sobre a fluoretação da água no abastecimento público, que comprovou sua importância e eficiência.

Ressalto que o Flúor já vem sendo utilizado na Odontologia há pelo menos 80 anos e os índices são todos benéficos para a população. A fluoretação das águas começou nos anos 40, nos EUA e acontece no Brasil desde a década de 70. Ao longo desse período já temos resultados expressivos que mostram a diminuição de cárie em crianças de 5, 6 e 12 anos. Vale lembrar, também, que o Flúor é uma medida acessível de proteção contra a cárie. De acordo com o estudo, constatou-se ainda que a fluoretação da água custa R$ 1,00 por habitante, por ano, ou seja, é uma medida barata que traz um resultado eficaz.

Pensando em todos esses cenários de informações falsas, o CROSP tem um papel importante para combater esse desserviço e o eliminar, pois é fundamental que os profissionais da Odontologia comuniquem e conscientizem a população sobre a necessidade de atenção à saúde bucal, com informações que sejam checadas, sem ruídos e que tenham cunho cientifico e na literatura.


Rev. APCD-RP: Neste sentido, cresceram as indicações de serviços odontológicos feitos por influenciadores digitais. Esse tipo de marketing é adequado para a classe? 
Braz Antunes: Em tempos de influenciadores digitais é comum ver indicações de serviços odontológicos feitos por essas mesmas pessoas de grande destaque nas redes sociais. Por isso, é importante destacar que utilizar influenciadores digitais em suas comunicações em troca de tratamento odontológico é considerado infração ética. Já se for feita uma contratação do serviço do influenciador, não há problema.

Apesar disso, é importante dizer que o famoso marketing boca a boca pode ser uma opção muito mais eficiente e vantajosa, tanto para profissionais quanto para os pacientes, pois essa estratégia permite que se estabeleça um bom relacionamento entre ambos.  Ou seja, é o respeito entre o profissional e o paciente que fará com que ele fale bem do Cirurgião-Dentista, o que tem muito mais valor. 
 

Rev. APCD-RP: Os programas e campanhas feitos pelo CROSP, como nas escolas de todo Estado e que são importantíssimos do ponto de vista preventivo, devem ser retomados?   
Braz Antunes: Nós estamos estudando e viabilizando projetos que preveem retomar esses programas e campanhas feitas pelo CROSP em escolas de todo Estado muito em breve, trabalho que foi afetado pela pandemia. A ideia é levar a educação Odontológica, principalmente às escolas públicas, mas vamos contemplar as instituições públicas e privadas, pois umas das prioridades dos Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos de Prótese Dentária (APD e TPD) e Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (ASB e TSB) é alertar à população sobre a importância de consultas Odontológicas preventivas e orientar sobre a higienização bucal. Mesmo assim, vale ressaltar que constantemente fazemos campanhas de orientação à população em geral sobre os cuidados com a saúde bucal e a importância de visitas regulares ao Cirurgião-Dentista.


Revista APCD-RP: Para os Cirurgiões-Dentistas do Interior, as palestras itinerantes sempre foram um meio de esclarecimento e aproximação com o CROSP. Elas serão retomadas?
Braz Antunes: Com certeza. Passado o pior da pandemia, estamos preparando um novo programa que visa levar à Capital, ao Interior e Litoral Paulista palestras e projetos relevantes a todos os profissionais inscritos no Conselho, tanto Cirurgiões-Dentistas quanto Auxiliares e Técnicos de Prótese Dentária (APD e TPD) e Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (ASB e TSB), assim como para o público geral. 


REV.APCD-RP: Orientar e fiscalizar mais de 170 mil profissionais em todo Estado é um grande desafio. A fiscalização do CROSP continua sendo efetiva?
Braz Antunes: Fazer com que as principais regras do Código de Ética Odontológica cheguem sem ruídos aos mais de 170 mil profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, e que todos – Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos de Prótese Dentária (APD e TPD) e Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (ASB e TSB) - estejam alinhados e em sintonia com os preceitos da Autarquia é um grande desafio.

À frente da Presidência do CROSP, tenho reforçado com as nossas equipes de Fiscalização e Comissão de Ética a importância de veicular campanhas que orientem os profissionais da Odontologia, especialmente em datas sazonais, sobre o que pode e o que não pode ser feito em termos de publicidade.

Acreditamos que enfatizar informações e orientações para ajudar o Cirurgião-Dentista a criar e identificar uma campanha feita de forma legal, condizente com as normas éticas estabelecidas pela Autarquia, garante a concorrência saudável e leal entre os profissionais.

Porém, caso seja identificada uma propaganda de forma irregular, vale lembrar que ela é passível de denúncia, tanto por parte de profissionais da classe quanto pelos pacientes. As equipes de Fiscalização do CROSP estão mais atentas a essas publicidades e também às redes sociais dos profissionais.

Além disso, com intuito de ampliar as fiscalizações, o plenário do CROSP aprovou em julho a convocação de 10 novos fiscais, 6 agentes fiscais e a incorporação ao trabalho de 26 novos carros. Esse incremento se somará ao desenvolvimento de ferramentas e sistemáticas que intensificarão os trabalhos, especialmente em relação às publicidades odontológicas on-line. 


Rev. APCD-RP: No 39º CIOSP, o Conselho enriqueceu o conteúdo com vários debates, apresentações e discussões. Essas ações devem continuar na próxima edição em janeiro de 2023? 
Braz Antunes: O CROSP sempre participa do CIOSP com muita informação e orientação aos seus inscritos. Com certeza, na próxima edição do Congresso estaremos com nossa equipe de atendimento em nosso estande, prestando esclarecimentos e ajudando o inscrito em suas demandas. Além disso, também pretendemos utilizar o espaço para reuniões das Câmaras Técnicas.


Rev. APCD-RP: Os objetivos comuns da APCD e CROSP têm fortalecido as ações conjuntas?  
Braz Antunes: A união das entidades Odontológicas sempre favorece avanços em diversos campos da Odontologia. Para 2023, estamos planejando outras ações para serem desenvolvidas em conjunto, justamente para ressaltar essas interações entre as instituições.

Quando falamos em dar voz e visibilidade aos profissionais da Odontologia, as entidades de classe precisam falar a mesma língua, ou seja, estar em sintonia. Por isso, acredito que essas ações conjuntas fortalecem demais nossa profissão e nossos profissionais. 


Rev. APCD-RP:  Em Ribeirão Preto, a APCD e a Seccional do CROSP estão sediadas num mesmo prédio. Tem sido um meio efetivo de estar mais próximo das classes Odontológicas? 
Braz Antunes: Sim, o nosso objetivo é aproximar ainda mais o CROSP das entidades por meio das seccionais. Essa proximidade faz com que possamos compartilhar experiências, desafios, carências e anseios dos Cirurgiões-Dentistas do interior com São Paulo.

Para que isso se torne ainda mais rotineiro, estamos planejando colocar o CROSP em todas as regiões, descentralizando a administração, criando ainda mais interação, ouvindo e aprendendo sobre a realidade de cada local. E, obviamente, parcerias com as APCDs são de muita relevância.


Rev. APCD-RP: No dia 25 de outubro de 2023  será comemorado o DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA. Depois de vivenciarmos período atípico de nossa história, o que tem a dizer para os profissionais de Odontologia? 
Braz Antunes: A classe Odontológica passou momentos difíceis em 2020 e 2021. Acredito que, primeiro de tudo, precisamos falar da saúde mental desse profissional, pois assim como a população sofreu com a pandemia, nós, profissionais da saúde, sofremos um pouco mais, principalmente os que estavam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, seja nos consultórios públicos e/ou privados ou nos hospitais e unidades de pronto atendimento.

Partindo desse princípio, ressalto que o trabalho do Cirurgião-Dentista foi fundamental durante esses dois anos mais rigorosos de pandemia. A partir daí, pudemos mostrar ainda mais a preparação que o profissional tem quando se trata de paramentação, atendimentos Odontológicos e a importância da saúde bucal para a saúde sistêmica. Isso porque a Covid-19, por exemplo, é um vírus que tem como principal “alvo” as vias superiores: boca e nariz.

Muitos Cirurgiões-Dentistas atuaram na Odontologia Hospitalar, mantendo a saúde bucal desses pacientes, haja visto que problemas com origem na boca podem ter consequências graves e até levar a óbito.

Vale lembrar que nós, Cirurgiões-Dentistas, já passamos por situações semelhantes e tão desesperadoras anos atrás, com o surgimento da Aids, por exemplo, e com a disseminação das Hepatites. Foram momentos em que tivemos de mostrar que estávamos preparados, do ponto de vista científico e profissional, para o enfrentamento.

No dia 25 de outubro, Dia do Cirurgião-Dentista, quero celebrar os avanços da área e ressaltar como o Cirurgião-Dentista tem se especializado cada vez mais, baseado em constatação cientifica.

Esses avanços se refletem em diversas frentes da Odontologia, desde o atendimento ao paciente, o que para nós é a principal atividade, às pesquisas cientificas, à Academia e às possibilidades tecnológicas que temos atualmente.

A Ciência forçou a tecnologia a andar junto com a Odontologia e, assim, todas as especialidades Odontológicas avançaram.

Dito isso, só tenho de parabenizar o Cirurgião-Dentista brasileiro, que é um profissional completo, que sabe lidar muito bem com as intempéries, tem raciocínio rápido e muito conhecimento. Que neste Dia do Cirurgião-Dentista possamos estar juntos olhando para um futuro melhor e promissor.


Fonte: Revista APCD Ribeirão – edição 10/2022


Publicado em 21/10/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.