Prof. Mario Araújo há 33 anos atuando na Ortodontia, sua paixão profissional

Eu sempre quis fazer odontologia e ser ortodontista desde muito criança, herdei esse dom de meu avô e pai, hoje é a minha paixão profissional”, diz o prof. Mario Lânia de Araujo

O Prof. Mario Lânia de Araújo é especialista em Ortodontia ACDC- Campinas, mestre em Ortodontia –UNESP-Araraquara. Professor do curso de Especialização em Ortodontia da FAOA da APCD Ribeirão Preto e professor do curso de especialização em Preparo de Pacientes para Cirurgia Ortognática CIEDEF / FORP-USP.  Possui mais de 30 anos de experiência clínica, atuando exclusivamente como ortodontista em sua clínica particular em Ribeirão Preto-SP.

Em entrevista exclusiva à Revista APCD RIBEIRÃO, o professor Mario Araujo fala sobre a sua carreira, avanços da Ortodontia e do curso de especialização em Ortodontia da FAOA.

 

 
ENTREVISTA 

Revista APCD-RP: O que motivou a escolha da Ortodontia? 
Dr. Mario Araújo: Eu sempre quis fazer odontologia e ser ortodontista desde muito criança. Pois meu avô se chamava Mário, foi um dos primeiros ortodontistas do Brasil, falado pelo Prof. Interlandi; meu pai se chamava Mário e era ortodontista, portanto por me chamar Mário, isso ficou em minha mente que teria que ser ortodontista, e é a minha paixão profissional.

Revista APCD-RP: Muita coisa mudou desde que se formou, tanto no tocante a tecnologia como a demanda do mercado?
Dr. Mario Araújo: Com certeza, a mudança foi generalizada na odontologia. Venho acompanhando a evolução da ortodontia faz aproximadamente 33 anos, tecnologicamente houve uma evolução enorme, hoje temos acessórios que não imaginávamos no início de minha carreira. Em relação a demanda de mercado, sim houve um aumento expressivo de procura por profissionais na área.

Revista APCD-RP: O uso da inteligência artificial deve trazer novos avanços para a Ortodontia?
Dr. Mario Araújo: O uso da inteligência artificial com certeza trará novos avanços para a ortodontia, hoje já temos quase tudo virtual, diagnósticos, planejamentos e plano de tratamento.

Revista APCD-RP: Quanto a cirurgia ortognáticas exigem do profissional um maior preparo? 
Dr. Mario Araújo: Em relação ao tratamento orto- cirúrgico, sim, o profissional tem que se preparar adequadamente para a realização do preparo ortodôntico pré cirurgia.

Revista APCD-RP: No caso de pacientes especiais, ainda o tratamento é mais desafiador?
Dr. Mario Araújo: Nos casos de pacientes especiais, a dificuldade não está no treinamento do profissional, mas sim na resposta do paciente, ou seja, na sua adaptabilidade em relação ao uso do aparelho. Hoje temos os alinhadores estéticos que podem amenizar esse problema.

Revista APCD-RP: A procura por pelos tratamentos ortodônticos tem sido crescente? 
Dr. Mario Araújo: Não tanto quanto a tempos atrás, hoje em dia existem outros tipos de tratamento que o paciente prefere, como reabilitação, estética que talvez resolva seu problema. Mas a necessidade de tratamento ortodôntico sempre será uma realidade.

Revista APCD-RP:  Como foi o seu envolvimento com o ensino?
Dr. Mario Araújo: Quando terminei meu curso de especialização na ACDC Campinas, comecei a trabalhar muito, atendendo uma grande quantidade de pacientes e fui deixando de qualificar, então por necessidade fui fazer um curso na escola de um amigo, onde ele me convidou a fazer parte do corpo docente após a primeira fase do curso. Então com a necessidade de aprimorar meus conhecimentos e a qualidade como docente, fui fazer mestrado na UNESP-Araraquara. Porém não continuei nesta escola e fui procurar o Prof. Borin para que eu o ajudasse nos cursos da APCD, e comecei como assistente dele na faculdade de odontologia de Ribeirão Preto-USP, no curso “Planejamento e tratamento de pacientes orto-cirurgicos”, ficando até pouco antes da pandemia. Mas também fazendo parte da equipe de professores dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em ortodontia desde 2012. Hoje posso dizer que me realizo clinicando assim como ensinando. 

Revista APCD-RP: Hoje a Odontologia e o mercado tornam imperativo, se especializar?
Dr. Mario Araújo: Sim. Há a necessidade de se especializar, mas tem que seguir à risca o que está sendo passado nos cursos, orientados pelos professores, não podem fazer um curso de especialização somente para receberem o título de especialista.

Revista APCD-RP: Está atuando como professor do Curso de Especialização em Ortodontia da APCD RPdesde seu início,  o curso evoluiu e a especialidade evoluiram muito12 anos ? 
Dr. Mario Araújo: Sim, o curso evoluiu e muito, hoje temos enfoque em mini parafuso ortodôntico, aparelhos auto ligados, agora mais do que nunca em alinhadores estéticos, que é uma necessidade e escolha dos pacientes. Embasados, principalmente, na prática clínica, os alunos têm sim a oportunidade de vivenciar e principalmente a capacidade de solucionar vários casos clínicos, dos mais simples aos mais avançados, logicamente vai depender muito dos próprios alunos.

Revista APCD-RP: O que os profissionais de Ribeirão Preto e região podem esperar da equipe de Orto da FAOA-APCD RP? 
Dr. Mario Araújo: Os profissionais de Ribeirão Preto e região podem esperar o melhor da equipe de ortodontia da FAOA-APCD Ribeirão Preto. Estamos preparados para atender e solucionar casos dos pacientes que eles precisarem indicar para a clínica da APCD.


O Professor Mario Lania Araújo faz parte da equipe do Curso de Especialização (7a turma) e Residência em Ortodontia ( 1a turma) na FAOA da APCD Ribeirão Preto -SP.

As inscrições estão abertas para ambos. Maiores informações: (16) 3630 0711.
 

Matéria publicada na Revista APCD Ribeirão
Edição de agosto 2024. 


Publicado em 15/08/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.