Prof. Dr. Marcelo Rodrigues Azenha
Uma carreira focada na Cirurgia Bucomaxilo Facial
Natural de São Paulo, Marcelo Rodrigues Azenha, 43 anos, após ter feito intercâmbio nos Estados Unidos e concluir o colegial na cidade de Syracuse (Indiana), fez o curso de odontologia na UniSagrado em Bauru (2004), onde viveu dos 4 aos 28 anos, quando mudou-se para Ribeirão Preto, em que reside e atua até hoje.
Após a graduação, fez Residência em CTBMF também em Bauru e depois mestrado em CTBMF na FORP/USP, concluído em 2010. Em seguida iniciou o doutorado, também na área de Cirurgia, na UNESP de Araçatuba. Também em 2010, foi aprovado no concurso para Cirurgião-dentista do Departamento de Estomatologia (atualmente, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal) da FORP/USP.
Após a conclusão do doutorado no ano de 2014, começou a atuar como docente nas áreas de Cirurgia e Implante em cursos de pós-graduação no Brasil e no Chile, atividades que desenvolve até hoje, juntamente com as exercidas na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP), sendo também Professor Assistente no Curso de graduação em odontologia na UNIFRAN na cidade de Franca.
Em 2018 decidiu fazer uma pausa na sua carreira no Brasil e passou um período na Espanha, onde fez outro mestrado na área de Odontologia Clínica Científica, defendendo sua dissertação em 2020 na Faculdade de Odontologia de Granada.
Atua em consultório particular exclusivamente nas áreas de cirurgia e implante, além de realizar inúmeras cirurgias em hospitais de Ribeirão Preto.
Dr. Marcelo Azenha é coordenador do Curso de Imersão de Cirurgia em Odontopediatria na APCD-Ribeirão Preto. Sobre o sucesso nos tratamentos e cirurgias ressalta: ‘Planejamento é a palavra chave para todo procedimento. Além disso, utilização de bons materiais e uma equipe capacitada e com excelente conhecimento técnico para a execução dos tratamentos”.
Segundo Azenha, “o curso é voltado para os profissionais de Odontopediatria, com uma grade horária 80% cirúrgico/prático, com os alunos executando os tratamentos sob a supervisão dos professores. Temos a certeza, que ao final do curso os alunos recebem uma carga de conhecimento grande e que poderá ser bastante útil na sua vida profissional”.
A SEGUIR ENTREVISTA COMPLETA COM DR. MARCELO AZENHA
Revista APCD-RP: o que o levou a optar pela especialidade de cirurgia buco maxilo facial ?
Prof. Marcelo Azenha: Meu pai era um dos melhores médicos ortopedistas da sua geração, tendo concluído a graduação e a residência médica no HC/USP/SP e isso sempre me fez gostar e me interessar pela área de cirurgia. Então, desde os primeiros meses na faculdade de odontologia me interessei e estudei muito a disciplina de cirurgia oral. Me lembro que no último ano de graduação eu ia para a biblioteca TODOS OS DIAS ao final das aulas e estudava cerca de 1-2 horas os livros da especialidade, já mentalizando que um dia seguiria a carreira de cirurgião bucomaxilofacial.
Revista APCD-RP: Da cirurgia a Implantodontia apenas um passo, muito em comum? (comente)
Prof. Marcelo Azenha: A cirurgia Bucomaxilofacial nos oferta um conhecimento excepcional da anatomia e estruturas nobres da face, fazendo com que o estudo se torne parte fundamental do dia-a-dia do profissional. Um curso de pós-graduação em CTBMF de qualidade deve exigir do aluno a busca pelo conhecimento a todo instante, e acredito que nos meus anos de formação essa tenha sido a chave para um aprendizado sólido. Com o conhecimento profundo da face através dos tratamentos das fraturas faciais, cirurgias ortognáticas e remoção de leões ósseas, a especialidade de implante entra como a cereja do bolo para devolver a função e estética dos pacientes, já que a cirurgia para a instalação dos implantes tende a ser menos invasiva do que as cirurgias que de maneira geral realizamos em ambiente hospitalar.
Revista APCD-RP: Desde o início de sua carreira até a atualidade foram muitos os avanços das especialidades? cite os mais expressivos.
Prof. Marcelo Azenha: Avanços de extrema importância para os profissionais e principalmente para os nossos pacientes. Um exemplo são os exames de imagens tridimensionais e as impressoras 3D que utilizamos na clínica diária. Posso citar ainda, as técnicas cirúrgicas menos invasivas para realização das cirurgias ortognáticas, os acessos das ATMs que se tornaram cada vez mais seguros, o avanço nos materiais de fixação que utilizamos nos casos de fraturas dos ossos da face e o avanço dos materiais que revestem os implantes dentários. Tudo isso em um curto período de tempo.
Revista APCD-RP: Dentro do universo da cirurgia, existem vários tipos de cirurgia. Em seu consultório, quais os casos mais frequentes com indicações de cirurgia?
Prof. Marcelo Azenha: Realizo cirurgias para instalação de implantes dentários, extrações de dentes inclusos (dentes do siso), cirurgias para remoção de lesões dos tecidos moles e do tecido ósseo, como cistos e tumores, além de cirurgias estéticas e em parceria com profissionais da especialidade da ortodontia.
Revista APCD-RP: A Era Digital e a tecnologia 3D trouxeram novas perspectivas nos tratamentos das duas especialidades – cirurgia e implantodontia?
Prof. Marcelo Azenha: Sem dúvida alguma. Temos hoje uma opção enorme de aparelhos e máquinas que nos auxiliam de forma grandiosa na tomada de decisões e planejamentos cirúrgicos. Posso citar como exemplos as cirurgias guiadas com auxílio de computadores e guias cirúrgicas impressas para a colocação dos implantes dentários em situações complexas; também posso citar os scanners intra orais utilizados para auxiliar o profissional no planejamento e tratamento de diversas especialidades, transferindo de forma excepcional as estruturas da boca do paciente para a tela do computador com uma segurança incrível.
Revista APCD-RP: O que faz a diferença em termos de resultados nas cirurgias buco maxilo facial?
Prof. Marcelo Azenha: Planejamento é a palavra chave para todo procedimento. Além disso, utilização de bons materiais e uma equipe capacitada e com excelente conhecimento técnico para a execução dos tratamentos.
Revista APCD-RP: Como foi o seu envolvimento com a cirurgia em Odontopediatria?
Prof. Marcelo Azenha: Quando ingressei no concurso na FORP/USP passei a trabalhar com profissionais extremamente habilidosos e capacitados no manejo das crianças na clínica diária. Aos poucos fui me aproximando e passei a executar em parceria com outros profissionais as cirurgias em odontopediatria. Cito aqui pessoas que tenho grande admiração pelo conhecimento que apresentam e também pelo carinho que executam as atividades na odontopediatria: Profa Maria Cristina Borsato, Profa Carolina Paes Torres Mantovani, Profa. Aldevina Campos de Barros, Profa. Alexandra Mussolino de Queiroz e Prof. Paulo Nelson Filho.
Revista APCD-RP: Atender crianças, alguns com menos de 1 ano, com cirurgias como Frenectomia labial, lingual e ulectomia, foco do Curso de Cirurgia em Odontopediatria é desafiador ?
Prof. Marcelo Azenha: Extremamente desafiador e que exige muito conhecimento técnico e anatômico. Vale lembrar que as estruturas anatômicas de um bebe ou de uma criança são muito menores e muito mais delicadas do que quando observadas em um adulto. Com isso a margem de erro torna-se praticamente zero.
Revista APCD-RP: Requer um feeling especial para lidar com elas?
Prof. Marcelo Azenha: Sem dúvida alguma. Muitas vezes conseguimos acalmar a criança e os pais através de um simples olhar. Mas o mais importante é sempre realizar o atendimento de forma segura e com confiança.
Revista APCD-RP: compartilhar conhecimentos também tem sido importante para sua realização profissional?
Prof. Marcelo Azenha: Compartilhar é aprender. Enxergo a função do professor como um meio de ensino e não o único. Nos tempos atuais com a internet sendo uma ferramenta de estudo e aprendizagem por grande parte doa alunos o professor deve sempre estar atualizado e disposto a aprender para conseguir ensinar.Posso citar 2 professores que já se aposentaram da FORP/USP como referências na arte de transmitir conhecimento e por serem excelentes profissionais: Profa Suzie Lacerda e Prof. Luiz Brentegani. Tenho certeza que esses dois deixaram um legada de conhecimento e amizade em muitos alunos.
O que os alunos podem esperar dos cursos de imersão em cirurgia de Odontopediatria da APCD Ribeirão Preto?
Prof. Marcelo Azenha: É um curso voltado para o profissional que gosta e se dedica a espcialidade de odontopediatria, já que o foco é exclusivamente atender crianças e bebes que necessitam de atendimento cirúrgico. É um curso com uma grade horária 80% cirúrgico/prático que os alunos executam os tratamentos sob a supervisão dos professores. Temos a certeza que ao final do curso os alunos recebem uma carga de conhecimento grande e que poderá ser bastante útil na sua vida profissional.
Revista APCD-RP: Quais os seus projetos pessoais e profissionais para o futuro?
Sempre acreditei que o ensino é a peça chave para o sucesso e evolução do ser humano e isso cada vez mais se reflete na sociedade. Tenho como meta seguir trabalhando a nível de graduação, sedimentando o conhecimento e a base profissional dos nossos alunos; seguir lapidando o conhecimento e as técnicas cirúrgicas dos alunos de pós-graduação; e proporcionar os melhores tratamentos para os nossos pacientes, que são a engrenagem da nossa profissão. Todo o nosso esforço e trabalho se deve aos nossos pacientes.
SOBRE O CURSO DE CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA ACESSE:
https://www.apcdrp.com.br/eap/curso/cirurgia-em-odontopediatria
Revista APCD-RP
Edição de Julho 2023
Publicado em 10/07/2023.
Prof. Mario Araújo há 33 anos atuando na Ortodontia, sua paixão profissional
Eu sempre quis fazer odontologia e ser ortodontista desde muito criança, herdei esse dom de meu avô e pai, hoje é a minha paixão profissional”, diz o prof. Mario Lânia de Araujo
Unir, ainda mais, os profissionais da Odontologia e zelar pela ética são objetivos do CROSP
Rogério Kairalla presidente do CROSP pontua: “As Câmaras Técnicas Comissões Temáticas, Grupos de Trabalho, Diretores Regionais e Delegados Seccionais, são peças fundamentais para fortalecer o CROSP em todo estado”
Dra Suleima do Vale Alves encontrou na Odontologia e Reabilitação Oral a sua realização profissional
“A representatividade feminina na odontologia reforça a força, a competência, sensibilidade e acolhimento das mulheres”, diz a cirurgiã-dentista
(16) 3630-0711