Os avanços da Estética
Veja na integra este bate-papo que fizemos com o Prof. Dr. Paulo Quagliatto. Está imperdível!
“A odontologia e os materiais odontológicos, como em outras áreas de conhecimento evolui rapidamente, assim sendo fica difícil para o clínico acompanhar essa rapidez de evolução. Antigamente a preocupação era muito mais com o tratamento de lesões de cárie e doença periodontal do que com tratamentos considerados cosméticos que eram pouco realizados. Com a compreensão correta e entendimento da doença cárie, das técnicas de prevenção e higiene dental correta executada pelos pacientes, nos deparamos hoje com uma maior probabilidade de executarmos a tão comentada odontologia cosmética, voltada para tratamentos estéticos minimamente invasivos preservando assim maior quantidade de tecido dental. A afirmação é do prof. Paulo Sérgio Quagliatto, Professor Associado Doutor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, ministrador do Curso de Estética da EAP da APCD-Ribeirão Preto-SP, Abaixo as colocações do prof. Qualgiatto sobre avanços da estética e cosmética na Odontologia, além do curso da APCD-RP.”
J. APCD-RP: Qual a tendência desta Odontologia Cosmética?
Dr. Paulo Quagliatto: Essa odontologia cosmética está voltada para pacientes com insatisfação da cor, da forma e dos espaços presentes entre os seus dentes que podem ocorrer por várias maneiras como dentes conóides, diastemas e ainda má formação de esmalte dental. Entretanto, é importante para execução de tratamentos cosméticos como clareamento dental, facetas laminadas em cerâmicas ou laminas de cerâmica, facetas em resina composta e transformações da forma dental que os pacientes tenham estabilidade oclusa , higiene adequada e controle pós operatório dos tratamentos executados.
J. APCD-RP: A durabilidade e a evolução dos materiais tem sido diretamente proporcionais?
Dr. Paulo Quagliatto: Tem sido reportado pela literatura a maior longevidade dos materiais restauradores estéticos principalmente das resinas compostas quando comparadas aos materiais que eram utilizados por exemplo a dez anos atrás, comprovando sem dúvida a evolução dos mesmos e maior segurança na execução dos tratamentos cosméticos e estéticos.
J. APCD-RP: Estética está sempre em alta? A procura é grande?
Dr. Paulo Quagliatto: A procura por tratamentos que alterem a cor e a forma está em alta, principalmente em pacientes que sentem a necessidade em recuperar a auto estima através de procedimentos que iluminem os sorrisos e devolvam a harmonia estética e oclusal. Assim tratamentos clareadores, restaurações diretas em resina composta e indiretas em cerâmica são os tratamentos atualmente mais procurados pelos pacientes e mais executados pelos profissionais que militam na área da odontologia restauradora estética.
J. APCD-RP: Há quanto anos ministra curso na EAP da APCD-RP e como tem sido a receptividade? Turmas de qualidade?
Dr. Paulo Quagliatto: Sem dúvida as turmas que fazem o nosso curso de restaurações estéticas na APCD-Ribeirão Preto coordenado pelo amigo Auro TomioNisiyamaé composta por profissionais competentes e capacitados que procuram nosso curso a doze anos para aprimorar e atualizar seus conhecimentos.
J. APCD-RP: Neste ano quais as novidades que estão sendo incorporadas ao curso?
Dr. Paulo Quagliatto: As novidades estão mais voltadas as tratamentos minimamente invasivos , a execução
de restaurações indiretas pelo sistema CAD/CAM e maior quantidade de Hand’sOn em manequins executando tanto técnicas diretas como indiretas , fazendo com que o profissional que freqüenta nosso curso adquira e pratique técnicas com novos materiais e novas tecnologias.
J. APCD-RP: Algum professor convidado a destacar?
Dr. Paulo Quagliatto: Sim, sempre convidamos professores renomados e com ótima experiência clínica como o Prof. Rafael Calixto, Prof. Marcelo Alves e Prof. Fernando Tavares, que através de modernos recursos didáticos transmitem as mais novas tecnologias para os procedimentos restauradores estéticos.
Prof. Mario Araújo há 33 anos atuando na Ortodontia, sua paixão profissional
Eu sempre quis fazer odontologia e ser ortodontista desde muito criança, herdei esse dom de meu avô e pai, hoje é a minha paixão profissional”, diz o prof. Mario Lânia de Araujo
Unir, ainda mais, os profissionais da Odontologia e zelar pela ética são objetivos do CROSP
Rogério Kairalla presidente do CROSP pontua: “As Câmaras Técnicas Comissões Temáticas, Grupos de Trabalho, Diretores Regionais e Delegados Seccionais, são peças fundamentais para fortalecer o CROSP em todo estado”
Dra Suleima do Vale Alves encontrou na Odontologia e Reabilitação Oral a sua realização profissional
“A representatividade feminina na odontologia reforça a força, a competência, sensibilidade e acolhimento das mulheres”, diz a cirurgiã-dentista
(16) 3630-0711