Implante e Prótese sobre Implante

Segundo o prof. Robaldo A.F Oliveira, haverá, cada vez mais, tratamento mais acessível financeiramente e melhor qualificado

“Ter conhecimento e atualização multidisciplinar das áreas que envolvem a Implantodontia convergindo para o sucesso nas reabilitações com responsabilidade e ética na profissão, e ao ser humano”. Esses os atributos necessários para o sucesso profissional do implantodontista e protesistas segundo o prof. Ronaldo A.F. de Oliveira.

Mestre, Especialista em Implantodontia pela São Leopoldo Mandic- Campinas. É coordenador do curso de Especialização em Implantodontia São Leopoldo Mandic – Campinas, o prof. Ronaldo é coordenador e prof. do curso de aperfeiçoamento em Prótese sobre Implante da APCD-Ribeirão Preto.

Em entrevista à Revista APCD Ribeirão o  professor Ronaldo Oliveira fala sobre os  avanços da Implantodontia e Prótese sobre implante, demanda e do curso da Regional são alguns dos temas abordados pelo  professor Ronaldo Oliveira em entrevista á revista APCD Ribeirão.


ENTREVISTA

Atualmente o sonho de consumo da maioria das pessoas com perda de dentes é se reabilitar oralmente com implante. Esse acesso a implantodontia tem melhorado? 
Ronaldo A.F. Oliveira: Com o aumento de empresas nacionais e internacionais fornecedoras de produtos registrados nos órgãos competentes para área, proporcionaram ao profissional tornar o tratamento mais acessível financeiramente e melhor qualificado quanto ao resultado esperado. 

Atualmente a demanda continua crescente? Com a Pandemia parte dela ficou represada?   
Ronaldo A.F. Oliveira: A demanda é crescente e a busca por próteses fixas para reabilitação de espaços edentulos parciais ou totais tem sido cada vez maior, pois as mesmas promovem recuperação da função e estética e satisfação dos indivíduos.  Com a pandemia ocorreu uma retração econômica em todas as áreas, e na odontologia não foi diferente, principalmente nas especialidades onde requer um emprego maior de recursos, mas já observamos uma retomada.
Os avanços foram muitos, quais foram mais expressivos no universo da Implantodontia? 
 Ronaldo A.F. Oliveira: Com esses anos de implantodontia observamos aperfeiçoamento dos sistemas de implantes, como seus designs, suas conexões, tratamento de superfícies, associados a esses, a evolução dos biomateriais e o fluxo digital. Para o futuro não, penso que já no presente os avanços do fluxo digital tornaram o tratamento cada vez menos traumático, mas ainda oneroso, talvez aí sim no futuro os valores sejam menores.

E para o futuro o que vislumbra de avanços?
Ronaldo A.F. Oliveira: Para o futuro o espera-se que os materiais para confecção das Próteses sobre Implante  e fluxo digital, o planejamento digital e a confecção das peças com o auxilio das fresadoras promovendo  adaptação e qualidade cada vez melhores. Não podemos esquecer da crescente qualificação dos laboratórios de próteses proporcionando resultados incríveis.


Para obter o resultado proposto é fundamental fazer um bom planejamento? 
Ronaldo A.F. Oliveira: Com certeza, o planejamento reverso é fundamental para o sucesso do tratamento e tem por função, visualização, diagnóstico, prevenção e eliminação de problemas que possam comprometer a reabilitação final do paciente por meio de complicações estéticas e funcionais das futuras restaurações implantossuportadas.
Você estaria questionando o sistema de conexão dos implantes, dentro deste planejamento, que é de suma importância para longevidade das reabilitações devido a distribuição das forças biomecânicas, no conjunto coroa protética e implante ou estrutura de uma prótese fixa e os implantes envolvidos nessa reabilitação.
 

Quanto a durabilidade depende dos cuidados do paciente?                                                                                    
Ronaldo A.F. Oliveira: É necessário que os cuidados diários sejam bem feitos, desde o uso do fio dental à boa escovação, a higiene correta as quais aumentam a longevidade dos implantes, assim como a visita anual a seu cirurgião-dentista, periodicidade esta determinada pelo profissional responsável pela execução da reabilitação. Salientamos que toda perda do elemento dental tem um histórico a qual devemos recordar para que não aconteça com os implantes dentários.
 

Cuidar da estética no caso das próteses sobre implantes é desafiador? 
Ronaldo A.F. Oliveira: Com certeza é sempre desafiador reabilitar um paciente desenvolvendo além da função, a estética e deposita em nós, cirurgião dentista, uma responsabilidade grande para que consigamos superar as expectativas dos mesmos, devolvendo a sua auto-estima.
 

O que os interessados podem esperar do Curso de Prótese sobre Implante, da EAP da APCD –RP do qual é coordenador? 
Ronaldo A.F. Oliveira: O foco do do  curso de Prótese sobre Implante  é a reabilitação por meio da prótese sobre implantes, mas dependendo do tratamento, associamos as áreas para que possamos finalizá-los. As aulas teóricas embasadas na literatura voltadas para a prática clínica que é o foco do nosso curso, fazer com que o cirurgião dentista esteja capacitado para praticar reabilitações sobre implante em todos os níveis e sistemas de conexões.
 

Quais os atributos necessários para ser um bom implantodontista e protesistas?  
Ronaldo A.F. Oliveira: Ter conhecimento e atualização multidisciplinar das áreas que envolvem a implantodontia convergindo para o sucesso nas reabilitações com responsabilidade e ética na profissão, e ao ser humano.
 

Publicado em 16/09/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.