Harmonização Orofacial traz equilibrio entre a função e a estética

Cuidar do sorriso é como pintar um quadro e a harmonização orofacial compõe a valorização dessa obra de arte

Sempre equilibrando a função e a estética, a Harmonização Orofacial veio para somar as demais especialidades da Odontologia para realçar o que já é feito com maestria no intraoral.  A afirmação é da profa. Nicole Bettiol, professora coordenadora local do Curso de Especialização em HOF da APCD Ribeirão Preto.

Nicole Barbosa Bettiol, 30, natural de São Paulo, é graduada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo - FORP/USP; Mestre e doutoranda em ciências da saúde pela também pela FORP./USP; Especialista em Harmonização Orofacial pela Faculdade Sete Lagoas. Professora no Instituto Levy Nunes, Monitora do Curso de aperfeiçoamento de Endodontia na APCD Ribeirão Preto; Palestrante de Harmonização Orofacial em eventos em  todo Brasil; Speaker Woson Latam; atua em consultório particular. Abaixo na íntegra as colocações da profa Nicole Bettiol.


ENTREVISTA

Revista APCD-RP: Como foi seu despertar para a Odontologia?                                                                                 
Nicole Bettiol: Sempre me identifiquei com a parte de biológicas no ensino médio, os cursos e profissões da área da saúde eram meu foco. Mas sem um destino especifico. Sempre fui muito detalhista, metódica e  minuciosa, acredito ser essa a razão do meu encantamento e escolha da odontologia. Meu pai foi dentista, ele não exerce mais a profissão há mais de 20 anos, isso não pesou nem pró nem contra a minha decisão. A família ficou surpresa, mas empolgada com decisão. O que foi decisivo e o que almejava mesmo era estudar na mesma universidade que ele. Fiquei muito feliz por ao ser aprovada na FORP/USP, onde, assim como ele, onde me graduei, depois fiz mestrado e estou fazendo doutorado.


Desde o início de sua carreira é associada APCD?  Tem feito a diferença?                                                                  
Nicole Bettiol: Me associei na APCD em 2015, quando decidi fazer aqui na regional Ribeirão Preto os meus primeiros cursos de aperfeiçoamento: Endodontia e Dentística. Depois fiz o curso de imersão em Harmonização Orofacial. Ali um novo encantamento, me envolvi definitivamente com a especialidade. Ser associada APCD faz toda diferença por diversos fatores, pelo respaldo que a associação nos dá, além do networking com professores e alunos. Aqui nos sentimos em casa, fazendo parte da família APCD-RP.


Quando e como foi  seu envolvimento com a Harmonização Orofacial?                                                                      
Nicole Bettiol: : Sempre gostei da parte de estética seja ela dental ou facial... me apaixonei com a Harmonização Orofacial com o primeiro procedimento que fui paciente, no curso de Bichectomia na APCD-Ribeirão Preto. A Harmonização estava ganhando, cada vez mais, espaço e a cada nova temática da especialidade apresentada mais me encantava. Fiz vários cursos de imersão antes de ir para a pós-graduação.


Tem compartilhado seus conhecimentos, como tem sido essa experiência, essa uma outra vocação sua?
Nicole Bettiol: Se me perguntasse na faculdade se eu me veria dando aula, responderia, com certeza, não. Sempre fui muito tímida, pânico de falar em público. Meu desejo sempre foi ser cirurgiã-dentista clínica. Porém, com a Harmonização, na época, não tínhamos contato na graduação. Foi paixão à primeira vista e o contato com essa especialidade, propiciou a oportunidade de me descobrir.  Mostrou uma vertente minha que nem eu mesmo conhecia de saber lidar com o público, dividir o que sabe, expor opiniões, fazer o que fizeram e fazem por mim, até hoje abrindo portas e janelas do conhecimento e criando oportunidades.


Diria que o objetivo da harmonização facial é de realçar alguns pontos e suavizar outros?
Nicole Bettiol:  Com certeza, além disso sempre priorizando função perante a estética. 
Muitas vezes o paciente almeja resultados fora do alcance ou muito arriscado, ou que alteraria a funcionalidade de alguma região. A Harmonização veio para somar as demais especialidades, sendo a cereja do bolo, para realçar o que já fazemos com maestria no intraoral. Cuidar do sorriso é como pintar um quadro e a harmonização orofacial compõe a valorização dessa obra de arte.
 

A demanda é alta e os avanços são muitos, mas esbarra nos altos valores dos produtos. Isso deve mudar ? 
Nicole Bettiol: Acredito que quanto valores isso provavelmente não terá grandes alterações, visto que estética não é necessidade e sim um luxo. Cada vez mais com lançamentos de novas tecnologias e busca incessante pela beleza só aumenta, é a lei de oferta e procura. Isso não deve mudar por bons anos. 
 

Com a toxina e os preenchedores, realmente é possível dizer adeus as rugas e as marcas de expressão? Pode ser aplicada sempre, sem danos à saúde?
Nicole Bettiol:  Sim, é possível amenizar as rugas e as marcas de expressões. Porém sem danos, sempre, é uma palavra muito forte, riscos haverá sempre e em todas as especialidades, mas feito com cautela prudência, respaldo legal, embasamento técnico, os riscos são bem reduzidos.
 

Quanto à qualidade e durabilidade do procedimento, a escolha dos produtos é importante?                       
Nicole Bettiol:  sim, sempre! Ler artigos, bulas é imprescindível para todos os procedimentos injetáveis. É fundamental entender o fármaco, sua ação, possíveis intercorrências e reversibilidades.


Neste processo de fazer as pessoas a se olharem no espelho e gostar do que veem, o que é mais gratificante?
Nicole Bettiol: extremamente gratificante quando vemos a melhora de autoestima, aquele brilho no olhar do paciente. Ele acreditar, confiar e colocar em suas mãos o seu rosto, para trazer à tona a sua melhor versão, é cativante.


Para atuar com Harmonização Orofacial é importante especializar?
Nicole Bettiol: Muito! Os cursos de imersão vieram para apresentar e introduzir o profissional a área. Para ele ver se tem afinidade e se identifica com essa especialidade que trabalha muito fora do intraoral. Não são todos que se sentem aptos ou a vontade de trabalhar com o rosto, pele, face. Além disso, cursos de atualização para conhecer os novos produtos e técnicas que serão lançadas com o decorrer dos anos, agora com a especialidade reconhecida, continuarão existindo.  Porém, a especialização traz desde a parte básica, como anatomia e anestesiologia, prepara o futuro especialista para dominar, ainda maior, essas áreas para evitar possíveis intercorrências. Além disso, aprenderá atuar nas principais áreas de concentração da Harmonização Orofacial como uso e aplicabilidade de toxina botulínica, preenchedores faciais, fios faciais, parte cirúrgica e não de uma forma introdutória e sim completa e complexa, inclusive para saber lidar com possíveis insucessos.
 

O prof. Levy Nunes deixou uma lacuna na Odontologia?                                                                                                    
Nicole Bettiol:  O prof. Levy Nunes foi um grande mentor da Harmonização Orofacial no Brasil inteiro! Ajudou a escrever a resolução que regulamentou a especialidade de Harmonização orofacial. Tive o prazer e a oportunidade de aprender e muito com ele. Sempre será uma grande referência na especialidade para mim. Serei eternamente grata pela confiança que depositou em mim ao delegar a coordenação local do Curso de especialização em HOF e eu tive a oportunidade de viajar Brasil a fora e ministrar aulas ao seu lado. Além de um profissional incrível, abriu as portas do instituto e do seu conhecimento para mim. Faz e fará muita falta como pessoa e como profissional.


O que os profissionais alunos da Pós-graduação de Harmonização Orofacial podem esperar do Curso?
Nicole Bettiol: A especialização em Harmonização Orofacial da APCD-RP é extremamente completa, com muito embasamento teórico e cinético. O curso está ganhando espaço e conhecimento entre os pacientes, focamos no aprendizado prático dos alunos. Aproximamos e acolhemos eles por 18 meses, proporcionando uma especialização leve e abrangente.

 

Publicado em 14/09/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.