Dra Suleima do Vale Alves encontrou na Odontologia e Reabilitação Oral a sua realização profissional

“A representatividade feminina na odontologia reforça a força, a competência, sensibilidade e acolhimento das mulheres”, diz a cirurgiã-dentista

Formada há 15 anos Dra. Suleima do Vale Alves encontrou na Odontologia a sua realização profissional.  Mestre e doutora em Reabilitação oral pela USP de Ribeirão Preto tem uma agenda bem ajustada para atender bem seus pacientes em seu consultório em Sertãozinho e compartilhar seus conhecimentos como professora no Curso de Reabilitação Oral, na FAOA na APCD Ribeirão Preto.  Além disto, faz parte de sua rotina os cuidados com a família juntamente de seu esposo Lucas Resende, em especial com as filhas Maria Luiza (6 anos) e Maria Clara (1 ano e 9 meses). O que mais aprecia para espairecer é um bom churrasco, assistir filme/série e as viagens com os familiares. 

"A reabilitação oral é uma verdadeira arte odontológica e, ao meu ver, bem desafiadora com um único objetivo: devolver a harmonia à saúde bucal do paciente", afirma Dra. Suleima Alves.  
  
Revista APCD-RP: Ser mulher e profissional é um hoje é grande desafio?
Dra. Suleima:  Com certeza, é um desafio diário. Cada vez mais as mulheres se destacam no mercado de trabalho e a função exclusiva de mãe, precisou ser dividida. O importante é que as mães profissionais entendam que ter uma profissão e gostar de sair para trabalhar é também uma auto valorização, que será assim também vista pela criança. Com esta atitude, ensinamos valores para nossos filhos e faz bem para a nossa cabeça nos sentirmos produtivas fora de casa também. 

Revista APCD-RP: A Odontologia é como dizem realmente uma profissão que tem tudo a ver com a mulher?
Dra. Suleima:  Sim, a representatividade feminina na odontologia reforça a força, a competência, sensibilidade e acolhimento das mulheres. Elas estão mostrando mais compromisso e excelência na atuação profissional a cada dia, sempre com um toque especial, devido a sua sensibilidade. 

Revista APCD-RP: "Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas". Cite algumas mulheres que foram fontes de inspiraram para você?
Dra. Suleima: Com toda certeza, tive ao longo da minha jornada, mulheres que me inspiraram, outras que me impulsionaram e aquelas que me afetaram positividade na minha evolução pessoal e profissional.
Como mulher a minha fonte de inspiração não poderia ser outra a não ser minha mãe Tereza do Vale Alves, uma mulher resiliente, focada e maternal. Veio de uma base com muitas dificuldades, e junto com meu pai conseguiu consolidar uma família de princípios e amor. Resumindo Mãe é um indivíduo que inexplicavelmente sempre sabe de tudo, alguém que vê o melhor de mim e incrivelmente cheia de amor, inspiração, organizada, possui as melhores broncas e os melhores conselhos, companheira, amiga, mãe.
Como profissional, tenho as melhores referências na minha família, mulheres fortes e dedicadas, mas falando na minha área especifica, tenho algumas que me marcaram e me fizeram acreditar sempre que sou capaz de mais, como minha orientadora da faculdade Lígia Pinelli, minhas professoras do Mestrado e Doutorado Valéria Pagnano, Maria da Glória C. Mattos (in memorian) e Ana Paula Macedo. Tenho um carinho e agradecimento imenso por elas.

Revista APCD-RP: Para desempenhar bem o papel como cidadã, mãe, esposa, profissional, é preciso ser bastante organizada? 
Dra. Suleima:  Ser mãe, cuidar das minhas filhas e da casa, trabalhar, dar aula e administrar a própria individualidade, é um cotidiano que sobrecarrega qualquer um. Me exige um bom gerenciamento de rotina e rede de apoio. Embora exista um compartilhamento de tarefas entre eu e meu marido Lucas Resende, ainda assim, a maior parte do cotidiano, eu tenho que organizar e resolver.
Para isso, tenho uma agenda bem ajustada, com horários bem definidos e para as atividades profissionais e pessoais, e os finais de semana o lazer junto da família. 

Revista APCD-RP: Da formatura a especialização em Implantodontia e o doutorado em Reabilitação Oral foi uma trajetória de muitos estudos? 
Dra. Suleima:  Desde a infância gostei de estudar, e aos 7 anos comecei a falar para minha mãe que queria ser dentista (embora não tivesse ninguém da família na profissão). E assim percorri o sonho de menina. Meus pais não tinham condições financeiras para que eu estudasse em uma faculdade particular (além da mensalidade, é um curso com alto custo), então me dediquei aos estudos e entrei em algumas faculdades estaduais e federais, então, resolvi ir para Unesp Araraquara (minha pupila). Tive professores excelentes, que me incentivaram a seguir carreira acadêmica (que amo!). Então, fiz especialização em Implantodontia (FAEPO), mestrado e doutorado (USP) em Reabilitação Oral, no qual atuo tanto cinicamente quanto no curso de Reabilitação Oral da FAOA.APCD-Ribeirão Preto - SP.  E continuo sempre estudando para atualizar sobre as novidades do mercado e levar para nossos alunos.

Revista APCD-RP: A Reabilitação Oral, focada em restaurar função e estética, é uma especialidade muito gratificante para o profissional?
Dra. Suleima:  A reabilitação oral é uma verdadeira arte odontológica e, ao meu ver, bem desafiadora e com um único objetivo: devolver a harmonia à saúde bucal do paciente. Esse conjunto de procedimentos não somente aprimora a estética do sorriso, mas também recupera funções que impactam diretamente no bem-estar e na qualidade de vida, recuperando a autoestima. Assim, a reabilitação oral surge como um pilar essencial na odontologia moderna, envolvendo um conjunto sinérgico de procedimentos que abrange Endodontia, Periodontia, Ortodontia, Implantodontia, Prótese e Estética.

Revista APCD-RP: Como tem sido o desenrolar do curso de Reabilitação Oral na APCD Ribeirão Preto, a cada edição, trazendo algo novo?
Dra. Suleima:  Estamos na 5° turma, e posso dizer que foi uma evolução muito rápida, com muitos elogios e indicações. Então, a cada turma estamos inovando mais, trazendo outras modalidades de aula, como hands on e técnicas e produtos novos do mercado, além da honra pela presença e grandes nomes na Odontologia, professores que agregaram muito no  conhecimento passado aos alunos e equipe.

Revista APCD-RP: A mudança da sede da APCD-Ribeirão trouxe maior motivação para a equipe?
Dra. Suleima:  A nova sede nos empolgou muito, um ambiente amplo, organizado e com uma equipe muito competente. 
Isso tudo junto com o feedback positivo dos alunos nos levou a motivação para crescermos, pensar além e querer fazer outros cursos direcionados, como o curso de imersão em Laminados cerâmicos, e não vamos parar por aí, estamos organizando outros logo mais.

Revista APCD-RP: A equipe tem sido muito empenhada em atender os anseios dos alunos. Essa é uma equipe que se completa em termos de conhecimento experiência?
Dra. Suleima:  Eu, Juliana Barchelli e Lívia Fiorin e nosso Coordenador Gustavo Nogueria formamos uma equipe de muita harmonia e competência, estamos sempre nos atatualizando e procurando novas técnicas, prontos a ajudar os alunos tanto dentro da escola quanto fora dela. Somos uma família, um ajudando o outro, nos tornamos amigos, conselheiros e orientadores desses alunos que nos integra e agrega.

Revista APCD-RP : O que os aperfeiçoandos podem esperar do Curso de Reabilitação Oral da FAOA-APCD Ribeirão Preto?
Dra. Suleima:  Oferecemos o que existe de melhor e mais atualizado em materiais e técnicas protéticas. Com alta bagagem teórica, o curso conta com clínicas e professores de excelência em suas áreas de atuação. O diferencial desse curso, é que somos muitos clínicos, então passamos o conhecimento baseado também na vida real de um consultório. 

Revista APCD-RP: Se sente realizada na profissão?
Dra. Suleima:  Sou extremamente realizada na minha profissão. Posso dizer que tive o privilégio de trabalhar e ganhar dinheiro fazendo o que amo. Essa realização transparece a cada paciente que entra no meu consultório (muitas vezes perco a hora conversando com eles rs) e também me realizo nas aulas dadas aos meus alunos com todo carinho, o que me dá muito orgulho.

APCD-RP: Se olhar para a trajetória percorrida e história escrita, o que mais a realizou, faria tudo de novo tal qual fez?
Dra. Suleima: Fazer Odontologia e conseguir percorrer o caminho com muita determinação (o que não foi fácil) e ir realizando os meus objetivos, em cada etapa apresentada, foi de suma importância para meu ego pessoal. Pois claro, que o caminho não foi acessível a todo momento e sim teve pessoas que não foram tão solícitas e incentivadoras ao longo desse percurso. Mas a vontade, o gosto pela área e as pessoas que acreditaram no esforço, foram essenciais. Pode ter certeza que faria tudo de novo!

Revista APCD-RP: Depois de referenciar as experiências vividas e focando no presente, o que vislumbra para o seu futuro?
Dra. Suleima: Todos os dias levanto e agradeço a Deus pela oportunidade do que vivo. Vim de uma época que ainda não tinha celular, computador e redes sociais tão ativas na minha época de faculdade. Em pouco menos de 15 anos, tudo isso e muito mais estavam ao nosso alcance, de WhatsApp a Inteligência artificial e 3D. A tecnologia veio para possibilitar ao profissional a realização de tarefas clínicas e administrativas com maior eficácia e praticidade e pretendo estar atualizada para compartilhar conhecimentos com os meus alunos e para tratar, com tecnologia de ponta, os meus pacientes.


Publicado em 12/04/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.