Científica - Rinossinusite Crônica
Rinossinusite crônica (RSC) é caracterizada por inflamação da cavidade nasal e seios paranasais por um tempo maior e igual há 12 semanas consecutivas

Rinossinusite crônica (RSC) é caracterizada por inflamação da cavidade nasal e seios paranasais por um tempo maior e igual há 12 semanas consecutivas.
Suas principais características são:
- Espessamento mucoso ou opacificação de tecido mole com espessamento e esclerose de paredes ósseas;
- Localização em ordem de maior incidência: seio etmoidal > seio maxilar > seio frontal e esfenoidal;
- Não se observa expansão das paredes do seio. Há uma manutenção do volume ou com diminuição do volume devido o espessamento mucoso.
Para melhor avaliação imagiológica, a tomografia cone beam é a modalidade de escolha, no qual se pode visualizar o espessamento mucoso ou opacificação do seio sem expansão sem sobreposição. Outros achados tomográficos serão: densidade variável de secreção (depende do conteúdo protéico, aquoso e fúngico) e, ocasionalmente, ocorrência de calcificações.
Um dos diagnósticos diferencial para realizar por exame clínico, história pregressa e, se necessário, por exame complementar histopatológico é a displasia fibrosa, sendo a principal diferença entre esta patologia e a rinossinusite, é que a primeira apresenta expansão das paredes.
Uma ressalva ao correlacionar com RSC com implante dentário é que pacientes com sinusite recorrente são mais susceptíveis a desenvolverem sinusite após procedimento de levantamento de seio, assim, para diminuir a ocorrência, todas as causas possíveis devem ser removidas antes do aumento do seio.
Nas imagens abaixo, visualizamos alteração do seio maxilar esquerdo nos cortes coronais e sagitais, com as principais características tomográficas: manutenção do arquétipo do seio maxilar, espessamento mucoso e esclerose das paredes com diminuição do volume.

Imagem 1 – Cortes coronais e sagitais – A marcação com estrela preta indica o espessamento / esclerose da parede do seio maxilar.
Publicado em 23/04/2024.

09/02/2026
Científico: Achado anatômico - dens in dente
Fonte: Blog Dose de Sabedoria, uma publicação da equipe de radiologistas da Radiologia Odontológica Jardim: Dra. Ana Luisa Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

01/12/2025
Manejo de casos complexos com utilização de guias endodônticos
Eloá Cristina Bicego-Pereira, Emelly de Aveiro, Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes

30/05/2025
Métodos de diagnóstico por imagem para ATM
Fonte: Blog Dose de Sabedoria, -uma publicação da equipe de radiologistas da Radiologia Odontológica Jardim: Dra. Ana Luisa Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim
(16) 3630-0711



