Auriculoterapia - aplicações clínicas odontológicas

Artigo da Profa Dra. Maria Cristina Borsatto. Especialista em Odontopediatria e Acupuntura e coordenadora do curso de Especialização em Acupuntura (FORP/USP)

Auriculoterapia - aplicações clínicas odontológicas

A Auriculoterapia é uma técnica milenar, dentro da Medicina Tradicional Chinesa, que além de tratar disfunções e promover analgesia, por meio de estímulos em pontos reflexos no pavilhão auricular, é utilizada no diagnóstico das diferentes patologias. Nos últimos 70 anos, a auriculoterapia se tornou uma técnica muito estudada e utilizada no Ocidente, principalmente a partir de estudos realizados pelo médico francês Dr. Paul Nogier, que alterou a localização e o número de pontos auriculares, da até então auriculoterapia utilizada e proveniente dos conhecimentos e tradições chinesas. Este médico descobriu por meio de seus experimentos que a orelha tem o formato de um feto invertido.

E desta forma, ficou mais simples a localização dos referidos pontos. O mecanismo de ação da auriculoterapia  pode ser dividido em três formas: Energético – em que ocorre um alteração na polaridade dos canais energéticos (meridianos) proporcionando uma melhor condução da energia; Humoral – pela produção de  neurotransmissores e hormônios; e Neural – no qual os estímulos desencadeiam os diferentes receptores nervosos, que são conduzidos ao SNC, gerando respostas específicas.

Na literatura atual, existem aproximadamente 700 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais, sendo que na Odontologia, apenas 24 artigos podem ser encontrados. Na clínica odontológica esta técnica é muito útil, é de aplicação rápida, simples e segura. Esta pode ser indicada nos casos de bruxismo, disfunção temporomandibular, no controle do stress e ansiedade do paciente frente ao tratamento odontológico, para pacientes especiais, neuralgia do trigêmio, lesões bucais, dentre outras. Para o tratamento, são utilizadas nos pontos do pavilhão auricular agulhas semipermanentes, no entanto, como causam desconforto ou dor, podem ser substituídas por sementes de mostarda, ou esferas de ouro, prata e cristal, que podem ser adquiridas no comércio especializado. Além disto, uma das técnicas muito efetivas na substituição das agulhas é a aplicação de laser de baixa intensidade que está sendo amplamente indicada, principalmente, no tratamento de crianças.

Um estudo publicado pelo nosso grupo de pesquisa, avaliou a aplicação do laser de baixa intensidade em pontos de auriculoterapia no controle do bruxismo em crianças. O bruxismo na infância vem sendo considerado um grande desafio na Odontopediatria. Assim, este estudo teve como proposta avaliar o efeito da irradiação dos pontos de auriculoterapia relacionados à diminuição do estresse destas crianças.

Durante a irradiação, foram utilizados 2J de energia, por 20 segundos nos pontos: Shem men, Simpático, Rim, Ansiedade 1 e Ansiedade 2, Tensão, Maxila, Mandíbula, Estômado e Fígado.  Foram realizadas um total de 4 sessões, a cada 7 dias. Para avaliar o estresse foi utilizada a Escala de Stress Infantil (ESI) que era aplicada no início e no final das 4 sessões.

Após análise estatística, pôde-se concluir que houve uma redução significativa no nível de estresse inicial. Assim, a auriculoterapia apresentou-se como uma técnica de fácil aplicação e boa aceitação pelas crianças sendo uma terapia que pode contribuir no controle de um dos fatores causadores do bruxismo na infância, o estresse. Assim, a auriculoterapia tem se constituído num recurso importante e diferencial dentro da clínica odontológica, objetivando um conforto maior durante o atendimento tanto para o paciente quanto para o profissional, melhorando sobremaneira a qualidade dos serviços prestados bem como a qualidade de vida dos mesmos.  
 
FONTE: DRA CRISTINA BOSSATTO 
Publicado na Revista APCD-RP
Edição: abril 2023


Publicado em 19/04/2023.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.