Acupuntura no Controle dos Sinais e Sintomas do Bruxismo - Relato de Caso

C.D. Luciana Pimenta Nóbrega, Profa. Dra. Maria Cristina Borsato

Acupuntura no Controle dos Sinais e Sintomas do Bruxismo - Relato de Caso

Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Especialização em Acupuntura da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP/FUNORP)

O bruxismo é um hábito para funcional que consiste em ranger e apertar os dentes, envolvendo movimentos rítmicos, semelhantes aos da mastigação, que causam fadiga muscular e dor. As dores orofaciais, desgaste das estruturas dentárias, perda óssea horizontal e fraturas reincidentes de restaurações, além de distúrbios de sono, relacionados ao bruxismo, sempre foram causa de preocupação na Odontologia. Assim, é constante a busca por novos métodos terapêuticos além dos convencionais, dentre eles a acupuntura.

A Acupuntura é uma prática integrativa e complementar reconhecida como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015, é considerado como um método eficaz de tratamento, prevenção e manutenção da saúde do paciente. Esta técnica milenar não tem o intuito de substituir procedimentos convencionais, mas complementar, integrando e auxiliando para um melhor resultado de tratamento. Os mecanismos de ação, estudados dentro de bases científicas sólidas e validadas, demonstram a liberação de mediadores químicos que potencializam a ação analgésica, agindo nas dores faciais, como relaxante muscular, nos distúrbios relacionados a articulação temporomandibular (ATM), cefaleias tensionais e estados de hiper ansiedade (Sampaio, 2017). Esta terapia busca a harmonia entre o corpo e a mente por meio da estimulação de canais de energia, os meridianos, que percorrem todo o corpo, conectando órgãos e vísceras por onde corre a energia corporal denominada ‘QI’.  Quando há algum distúrbio na energia nestes meridianos, surgem as doenças.

Com a aplicação da técnica de acupuntura há uma liberação endógena de diversos mediadores químicos como os opioides, acetilcolina e cortisona, influenciando no controle do bruxismo, além do controle energético nos meridianos. Desta forma, essa terapia representa uma possibilidade terapêutica no tratamento da dor facial crônica e miofascial, possibilitando o controle dos demais sinais e sintomas provenientes do bruxismo, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Assim, o objetivo desse trabalho foi realizar um relato de caso com base nos critérios de diagnóstico da medicina tradicional chinesa (MTC) com ênfase nos mecanismos pelos quais a acupuntura pode se mostrar eficaz na analgesia e controle dos sinais e sintomas de pacientes com bruxismo.


Relato do Caso

A paciente LC, sexo feminino, com 50 anos de idade compareceu à primeira consulta apresentando sinais de bruxismo clássico com apertamento dental diurno e noturno, detectado tanto em relatos clínicos como através do aplicativo “Desencoste os dentes” (Live Ideas Ltda- saúde e fitness), monitorados por 5 dias consecutivos imediatamente anteriores ao início do tratamento com acupuntura e após a realização do tratamento.

O bruxismo da paciente foi evidenciado também pelas fotos intraorais (Fig4) onde observa-se desgastes dentais acentuados, restaurações fraturadas, retrações gengivais e desgastes cervicais. Além do diastema entre os elementos 22 e 23 que se acentua progressivamente (Fig. 1).


 
Fig. 1 - Fotos intrabucais  

 

Após anamnese e diagnóstico baseados na Medicina Tradicional Chinesa e nas evidências dos exames clínicos, o tratamento instituído foi: 3 sessões de acupuntura sistêmica semanais, durante 4 semanas. Os Acupontos utilizados em todas as sessões foram: BP4, Yntang, ID19, TA21 ,E6 ,E7 ,IG4 ,E36, VB34 ,B60 ,F3, CS6 (Fig. 2).


 

Fig. 2 – Ponto IG4 utilizado para todos os sinais e sintomas de patologias da cabeça e pescoço.

 

Foi constatada a melhora do quadro da paciente gradativamente a partir da terceira sessão, o que pode ser confirmado pelos gráficos do aplicativo “Desencoste os dentes”. (Figs. 3,4,5,6)

 

Fig. 3 – Gráfico app “Desencoste” 04-08-21 a 08-08-21


Os demais gráficos representam a evolução do tratamento (Figs. 4,5,6) nos quais pode-se constatar a evidente diminuição do apertamento dental.

 


 
Fig. 4 - Gráfico app “Desencoste” 09-08-21 a 18-08-21

 


 
Fig. 5- Gráfico app “Desencoste” 19-08-21 a 25-08-21

 


 
Fig. 6 - Gráfico app “Desencoste” 26-08-21 a 31-08-21

 

Desta forma, pode-se verificar que a acupuntura é uma técnica que representa uma possibilidade terapêutica no tratamento da dor facial crônica e miofascial, e possibilita o controle dos sinais e sintomas do bruxismo, facilitando a reabilitação dental através da dentística, a preservação dos tecidos periodontais ( gengiva , ligamento e ossos) a conservação das estruturas ósseas e articulares, além da possibilidade de tratamento ortodôntico estético, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Assim, o tratamento com acupuntura pode ser um importante aliado no preparo inicial para reabilitações orais extensas em pacientes portadores de bruxismo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Sampaio Filho, Helio. Acupuntura complementa tratamentos odontológicos newsletter. https://www.cetn.com.br/imprensa/acupuntura-complementa-tratamentos-odontologicos/20170314-090608-e387
2. Nozabieli, AJL; Fregonesi CEPT; Fregonesi DA. Correlação de canais de acupuntura com a Neuroanatomia e a Neurofisiologia. Arq Ciênc Saude Unipar 2000; 4(3): 263-8.
3. Maciocia G. Os fundamentos da medicina chinesa. 3 ed. São Paulo, Ed Roca. 2017.
4. Minatogawa, GJF. Relação da acuputunra no tratamento para disfunção temporomandibular.2017. 2p. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Disponível em .
5. Yamamura I. Acupuntura tradicional – a arte de inserir. São Paulo. Ed Roca. 2004.
6. Bertrand PM, Black DF, Carlson CR. American academyofotofacialpainguidelines for assessment, diagnosis, and management, Pain 2008. p.316.
7. Lobbezoo F, Ahlberg J, Glaros AG, et al .Bruxismdefinedandgraded: aninternational consensus. J Oral Rehabil. 2013 Jan;40(1):2-4.
8. Firmani M, Reyes M, Becerra N, Flores G, Weitzman M, Espinosa P. Sleepbruxism in childrenandadolescents. RevChildPediatric 2015;86(5):373-9
9. Melo G, Dutra KL, Rodrigues Filho R, Ortega AOL, Porporatti AL, Dick B, Flores-Mir C, De Luca Canto G. Associationbetweenpsychotropicmedicationsandpresenceofsleepbruxism: A systematic review. J Oral Rehabil. 2018;45(7):545-554.
10. Lavigne GJ, Khoury S, Abe S, Yamaguchi T, Raphaek K. Bruxism physiology and pathology: An overview for clinicians. J oral Rhabil. 2008; 35:476-94 
11. Desencoste na App Store - https://apps.apple.com › app › desencoste
12. Auteroche B; Navailh P. O diagnóstico na medicina chinesa. Organização Andrei, 1992.
13. Ross J. Combinações dos Pontos de Acupuntura: A Chave para o Êxito. São Paulo. Ed.Roca, 2003.
14. Maciocia G. Diagnóstico: um guia geral. São Paulo. Ed Roca ,2005.
15. Lima, PR. Manual de acupuntura – direto ao ponto. 4ed. Porto Alegre: Zen; 2018 
16. Galo R, Torres CP, Contente MM, da Silva JM, Borsatto MC. Acupuncture in the treatment temporo-mandibular disorders in Sydenham's of chorea patient: a case report. Acupunct Med 2009 27 (4): 188-189


Artigo Científico Publicado na Revista APCD Ribeirão
Edição: agosto 2022


Publicado em 29/08/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.