A Ortodontia, a experiência e o curso de especialização

O curso de Ortodontia da EAP-APCD da Regional de Ribeirão Preto foi iniciado em 1993 pelo Prof. Dr. Francisco Orlando Alonso, que havia iniciado alguns anos antes o mesmo curso na EAP-APCD de São Paulo. O professor me convidou a participar e eu aceitei neste mesmo ano, em seguida fomos montando a equipe com jovens que se iniciavam nesta área.Como a maioria sabe,  infelizmente, em 1995 o prof. Alonso veio a falecer e a equipe ficou sem seu timoneiro. Continuamos com o mesmo espírito desbravador do professor. Fomos a primeira equipe a ministrar aulas em multimídia e possuir um curso apostilado em cores.

A filosofia de trabalho da equipe é ensinar sem reservas, para isso cada professor, independente de sua titulação, procura se atualizar com estudos em grupo ou buscando sua própria identidade em outros cursos, congressos e simpósios de Ortodontia. Um grande diferencial em nossa equipe é que há inteira liberdade de pensamento e técnica que cada professor pode buscar para seu aperfeiçoamento, com isso o aluno tem como tirar suas dúvidas das técnicas usuais contemporâneas.
Hoje em dia os avanços estão cada vez mais voltados para a tecnologia em função da fabricação de braquetes e fios ortodônticos mais sofisticados,  isto é muito significativo para a ortodontia, mas por outro lado, é também perigoso porque se o aluno for direcionado somente para a facilidade que os materiais estão proporcionando, provavelmente ele terá muita dificuldade para se tornar um ortodontista competente.

Nossa equipe foi temperada anos e mais anos, ministrando cursos de aperfeiçoamento, para um misto de alunos,  a maioria somente  com o conhecimento da graduação, outros já iniciados na ortodontia por outros cursos de diversas técnicas, inclusive ortopedistas funcionais dos maxilares, buscando mais conhecimentos para poderem ampliar o atendimento em  suas clínicas. Gostaria de, nesta oportunidade, parabenizá-los,  porque muitos arraigados na técnica diferentemente destes ex-alunos, não procuram dilatar seus conhecimentos. Esta  grande experiência nossa, nos capacita para ministrar um  forte e dinâmico curso de especialização. 

Não colocamos nosso programa no folder,  lançado recentemente pela EAP/APCD-RP,  porque o programa é longo e estamos sempre atualizando-o; mas a grade envolve conhecimentos de diagnóstico, técnicas de mecânica ortodôntica, mecanismos de ancoragem, entre outros enfoques. São abordagens atualíssimas, sendo que nosso diferencial está, justamente, na capacitação para o diagnóstico e ancoragem, além  de proporcionar segurança para execução das técnicas.  O curso de especialização é voltado para profissionais, que de preferência já fizeram algum curso de aperfeiçoamento, ou que embora com bagagem de conhecimento e prática, por algum motivo necessitam do título e querem se atualizar. Como por  exemplo, aqueles que queiram fazer um curso de mestrado profissionalizante ou mesmo acadêmico, onde a preferência é sempre para candidatos que possuam especialização. Entretanto, estamos preparados para dar este curso de especialização, mesmo para interessados que não possuam o aperfeiçoamento em Ortodontia.

Eu gostaria de terminar dizendo que realmente nós estamos numa época diferente para a Ortodontia, ela sofre com o descaso de alguns, por meio do interesse mercantilizado aviltando os valores pagos para o profissional que pratica a Ortodontia, além do descaso que o próprio profissional tem para com o paciente, pensando só na sobrevivência, praticando uma Ortodontia sem preparo suficiente, provocando seqüelas, que, a médio e longo prazo, o paciente vai ter que enfrentar. Penso eu, nos meus trinta anos de experiência, que os nossos pacientes vão tomar outro rumo com as consequências advindas neles próprios, pois com um tratamento mal direcionado, torna-se muito longo, com muitas sequelas.

O futuro é de profissionais bem preparados, para isso, contamos com bons cursos de Ortodontia no nosso país e o nosso existe há 15 anos, entre cursos de Ortodontia Preventiva (tratamento precoce) e Ortodontia Corretiva com aparelhos fixos, tendo formado mais de 20 turmas.


Antonio Borin Neto
Prof. Coordenador do Curso de Especialização de Ortotontia
EAP/ APCD-Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Avenida do Café, 1080 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.