Avenida do Café, 1080 - CEP: 14050-220 - Ribeirão Preto (SP)
(16) 3630-0711
Acompanhe:

Histórico

APCD Ribeirão Preto: 30 anos de trajetória e muitas conquistas

Em 1988, um grupo de jovens idealistas, dispostos a trabalhar pela Classe e pela Odontologia, fundaram com o apoio das lideranças em São Paulo, a Regional Ribeirão Preto da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas.

Fundadores da APCD Ribeirão Preto

Na época, a primeira sede da entidade foi instalada e estruturada no centro, pelo então presidente Dr. José Paulo Zanetti, eleito por duas gestões consecutivas. Devido ao seu constante crescimento e inovações, a instituição acabou passando por duas outras instalações, todas no centro da cidade, sempre muito comprometida com suas ações e propósitos, em favor, da melhor Odontologia.

Em 1990, na administração da Dra. Maria Aparecida Kroll Morato, a sede da APCD Ribeirão Preto foi transferida para a Av. do Café 1.080, onde surgiu a Clínica da Escola de Aperfeiçoamento Raphael Baldacci, construída especialmente para oferecer diversas atividades científicas e os cursos de aperfeiçoamento profissional nas mais diversas disciplinas. Na escola, os alunos passaram a fazer atendimento à população carente devidamente monitorados pelos professores, com execução de excelência nos atendimentos e tratamentos oferecidos. A partir daí, foi dado o ponta pé inicial, a um trabalho que hoje concretiza o atendimento da população ribeirão-pretana e daqueles que necessitam de atenção à saúde bucal, que vai desde a prevenção até os mais modernos tratamentos odontológicos.

 

EAP RAPHAEL BALDACCI

EAP Raphael Baldacci

Cumprindo seu papel social, hoje a EAP Raphael Baldacci mantém aproximadamente 200 alunos, fazendo em média 800 atendimentos/mês.  E foi graças a esse trabalho social visto de perto e reconhecido pelo então vereador Barquet Miguel e Prefeito Luis Roberto Jábali, durante a gestão do Dr. Pedro Bistane, que a APCD-RP obteve,  em regime de concessão,  área na Nova Ribeirânia, onde hoje está  abrigado o Centro Cultural e de Lazer Dr. Barquet Miguel,  local em que  são realizadas muitas atividades sócio-culturais, como festas de confraternização dos funcionários, torneio de jogos de baralho, festa junina etc.

Num futuro próximo, está área poderá abrigar também a nova sede da entidade.

O futebol de quadra, o Torneio de Pesca, a participação dos torneios disputados com entidades co-irmãs fazem parte da história da entidade e tem unido a família APCD.

 

ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Atividades Científicas

Dentro das atividades científicas da Regional, a Jornada da APCD Ribeirão Preto foi uma das que mais se destacou. Foram oito edições de grande sucesso, tanto pela sua grade científica quanto pelo público expressivo. Desde o seu lançamento, a Jornada da APCD Ribeirão Preto foi realizada no Coliseu Lona Branca, tendo contado com a participação de grandes indústrias, tornando a Feira Comercial de Produtos de Odontologia um de seus maiores atrativos endossada por uma Grade Científica com grandes nomes da Odontologia.

A cada edição, a organização tem sido mais primorosa: formação da comissão organizadora, confecção de grade atualizada, lançamento prévio, venda de espaço na feira comercial, programação social etc.

As mudanças acompanham as tendências de mercado dos eventos – congressos, encontros científicos, especialmente os da área da Saúde.

Assim, na 4ª e 5ª Jornadas foram promovidos vários cursos, com expoentes da Odontologia e temas atuais, entre eles alguns internacionais.

Especificamente na 6ª Jornada da APCD, realizada na Administração de Dr. Paulo Alves de Oliveira Jr., os cursos compuseram os Meetings, e o novo formato do evento atraiu profissionais especialistas para o evento.

Foram feitos lançamentos de livros, sorteios de brindes, apresentação de Temas Livres e Conferências Gratuitas.

Colegas de todo o país e alguns de países vizinhos, além de muitos da região têm participado da Jornada APCD, num ambiente tranquilo, em meio a área verde que contorna o Lona Branca, compartilham conhecimento e se confraternizam com os colegas da categoria.

Componentes deste sucesso:

  • A divulgação tem sido uma das molas mestras deste sucesso;
  • O envolvimento da Comissão Organizadora – voluntários Cirurgiões-Dentistas;
  • A participação de grandes mestres;
  • O envolvimento de funcionários;
  • O Apoio das indústrias – em especial deste Pólo Industrial Odontológico – Ribeirão Preto e região;
  • O apoio de lideranças diversas da Classe, representadas e reverenciadas aqui nas pessoas de Dr. Raphael Baldacci e Dr. Guido Maltagliati.

E é exatamente para que os protagonistas desta história tivessem oportunidade de comemorar junto as vitórias e as conquistas, fruto de muito trabalho e determinação rumo aos objetivos, que tornou parte do calendário anual da entidade a Festa de Aniversário de Fundação da APCD Ribeirão Preto.

Os jantares dançantes se tornaram a festa de confraternização anual dos cirurgiões-dentistas de Ribeirão Preto e região. Momento para você, colega cirurgião-dentista, erguer a taça e fazer o brinde à Vida, à Odontologia, à Amizade e à União da Classe!

Tudo isso é possível graças a essa união da classe, a união de lideranças fortes da região, do Estado, de todo o país, sempre presentes, sempre participando e apoiando.

Duas dessas lideranças – Dr. Paulo Alves Jr. e Dra Cristina Borsatto, tomaram posse no Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A posse de Cristina Borsatto ocorreu no dia 2 de junho e contou com a participação de muitos colegas da classe.

Assim, essas lideranças escreveram e continuam escrevendo a história da APCD Ribeirão Preto:

  • Dr. José Paulo Zanetti – presidente nas duas primeiras gestões;
  • Dra. Maria Aparecida Kroll Moratto – terceira gestão;
  • Dr. Pedro José Bistante – reeleito, foi presidente por duas gestões;
  • Dr. Paulo Alves de Oliveira Jr. – reeleito, foi presidente por quase duas gestões;
  • Dra. Tânia Eustaquia de Melo – presidente por 7 meses, como vice complementou a gestão anterior;
  • Dra. Maria Cristina Borsatto – anterior;
  • Dr. Pedro José Bistante – reeleito novamente para mais duas gestões;
  • Dr. Artur Rocha Martini, presidente por duas gestões e meia;
  • Dr. Regis de Moraes Peporini, atual presidente com mandato até 2020.

A APCD – RP continua escrevendo sua história com muitas realizações como a Festa Junina, Campanha de Expansão do Quadro Associativo, os novos convênios, a entrega do título de sócio honorário, Cursos e Capacitações, entre outras importantes ações.

APCD – RP

Forte, com grande vontade de crescer mais e mais e com muita, muita garra para isso!

Essa é a APCD Ribeirão Preto. Sempre buscando atualizar, acompanhando a evolução da Odontologia, dos equipamentos, das técnicas, contemplando novos conceitos como biossegurança e ergonomia. Para isso redimensiona seus espaços, moderniza e ousa mudar...

 

Esperamos VOCÊ!
AFINAL A CASA É SUA!
NESTA CASA VOCÊ SEMPRE SERÁ BEM-VINDO!

© 2008-2019. Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas de Ribeirão Preto. Todos os direitos reservados.