YOGA aliada da saúde pulmonar

Exercícios específicos na rotina diária fortalecem o pulmão

YOGA aliada da saúde pulmonar

Nunca foi tão importante manter a saúde pulmonar em boas condições. O fortalecimento da capacidade desse importante órgão requer alguns cuidados, mas é possível incluir exercícios específicos na rotina diária. Uma das formas que pode ajudar nesse processo é a prática do pranayama – técnica de respiração do yoga – que ensina a respirar melhor e também oferece maior resistência física. 
Em tempos da atual pandemia, os exercícios de respiração que são apresentados em detalhes no livro Luz sobre o pranayama (Selo Mantra), escrito pelo mais respeitado professor de yoga do mundo B.K.S. Iyengar, podem ajudar quem está em fase de recuperação da doença ou aos que desejam ter maior resistência física e pulmonar, além de ajudarem no controle da ansiedade e estresse.
“Durante a respiração normal, uma pessoa inspira em média aproximadamente 500 centímetros cúbicos de ar; durante a respiração profunda, a entrada de ar é cerca de seis vezes maior, chegando a até quase 3.000 centímetros cúbicos” (p. 42 - Luz sobre o pranayama).
 

Pranayama significa o movimento do ar que define a vida na Terra e é considerado o precursor de técnicas conhecidas como mindfulness. Ao todo, são 14 tipos básicos de respiração que podem ser utilizados para controlar as emoções e trazer estabilidade, concentração, saúde e equilíbrio físico e mental. Além de melhorar a capacidade pulmonar, as respirações trazidas na obra, quando executadas de maneira correta e regular, podem auxiliar no combate a pressão alta, todos os tipos de tensão musculares e doenças ligadas ao sistema nervoso central, entre outras.
Os tipos de pranayama trazidos neste livro são analisados para oferecer ao leitor 82 estágios classificados por grau de dificuldade. As práticas (todas ilustradas com imagens do próprio B.K.S. Iyengar) vão desde padrões mais simples de respiração até os mais avançados. 
Pelo link: https://amzn.to/30d8itYO os interessados podem adquirir o livro de 336 páginas.

 


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA EDITORA MANTRA

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.