Uso do planejamento reverso
CDs assistem atentos a palestra do prof. Dr. Rogerio Margonado no Implante Day da APCD - FAOA Ribeirão

Enxergar o tratamento de forma analógica antes de iniciar o tratamento, com as ferramentas disponíveis e o conhecimento clássico, para um planejamento adequado e assim minimizar a possibilidade de erros. Essa a abordagem feita pelo prof. Dr. Rogerio Margonado, na palestra “O uso da Tecnologia no planejamento reverso” no IMPLANTE DAY, promovido pela APCD-FAOA Ribeirão Preto.
Rogério Margonado é mestre e doutor em Periodontia, especialista em Prótese sobre Implante, coordenador do Curso de Mestrado da Universidade de Araraquara.
Segundo ele, antes com moldes de gesso, hoje com os recursos tecnológicos, as tomografias (2D e 3D), o escaneamento intraoral e facial, associados aos conhecimentos que a ciência preconiza, é feito um planejamento capaz de minimizar as possibilidades de erro.
“Há mais de 20 anos fazemos a cirurgia guiada no Brasil. Temos como enxergar até o tecido ósseo e o dente com o paciente virtual e virtualmente planejar toda cirurgia, colocar o implante e a prótese visualizando o tecido ósseo, além de toda a face, com o escaneamento facial, para tratamentos mais abrangentes.”, pontua o professor.
De acordo com o prof. Margonado, nos próximos 3 anos deve haver uma revolução no uso destas tecnologias e também no acesso a ela.
“Estou vindo de uma defesa de tese sobre o escaneamento facial num soft livre, ou seja, sem custo para download na internet, isso deve democratizar o uso pelos profissionais e beneficiar sobremaneira os pacientes com tratamentos com tecnologias avançadas, por valores mais acessíveis”, pontuou ele.
Segundo o periodontista existem hoje dois caminhos para o acesso a essas tecnologias, a aquisição de impressoras 3 D ou parcerias com empresas especializadas em serviços de planejamento digital.
“O profissional precisa mostrar para o paciente os benefícios do uso destas tecnologias, o seu custo benefício e o impacto no resultado final”, conclui o prof. Dr. Rogerio Margonado.
Publicado em 21/12/2023.

Cirurgiões dentista têm no DNA o mesmo anseio: a disposição e gosto por aprender e se superar sempre
Neste mês de maio, quero cumprimentar as muitas mulheres cirurgiãs-dentistas mães, que se desdobram para cumprir bem o papel de mãe e de profissionais

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado
(16) 3630-0711