Uma reflexão sobre a ciência e a profissão feita pelo profa. Dra.Cristina Borsatto neste Dia do Dentista
“Conto aos meus alunos como eram as coisas naquele tempo, década de 80, e eles ficam ouvindo abismados,” frisa ela
A Odontologia mudou muito. Traçar um paralelo entre a Odontologia de 40 anos atrás e a de hoje é um grande desafio, afirma Maria Cristina Borsatto, doutora em Odontopediatria e especialista em Acupuntura. Neste ano, a sua turma, a 55ª turma de Odontologia da FORP-USP, faz 40 anos de formada.
“O Dia 25 de outubro é um dia especial pois comemoramos o Dia do Cirurgião-dentista. Muitas vezes eu ouço: a Medicina está muito avançada... concordo, mas e a Odontologia? Avançadíssima também. Nós temos muito a comemorar! A Odontologia brasileira é admirável e elogiada no mundo todo. Sou testemunha ocular dos grandes avanços nos últimos quarenta anos... Conto aos meus alunos como eram as coisas naquele tempo, década de 80, e eles ficam ouvindo abismados, encantados, impressionados... não sei bem qual destes adjetivos melhor caracteriza as reações deles”, diz ela.
Sobre esses avanços relata “A começar dos materiais, o bom e velho amálgama hoje é confundido, muitas vezes, com lesões de cárie... rsrs. É verdade!!!
Resina Adaptic, na época improvisávamos até um selante de fossas e fissuras com este material... quando lembro que reconstruíamos uma Classe IV num incisivo central com resina acrílica no laboratório, acho que o mercúrio do amálgama me fez mal e estou inventando história para os alunos rirem. Mas eu não minto!!! É pura verdade! As resinas compostas atuais são super, blaster master bem produzidas com propriedades físico-mecânicas-químicas excepcionais, sem falar das coloridas para restaurar dentes de crianças... os sistemas adesivos então, são inúmeros, cada um com suas propriedades e cada vez melhores. E as novas tecnologias? Radiografia digital, escaneamento digital, instrumentação rotatória, localizador apical foraminal, laser de alta e baixa intensidade, fotopolimerizadores de LED... Ahh, meus amigos vcs não sabem o que é um fotopolimerizador Ultra-violeta que existia há 40 anos atrás... Evoluímos muito!!!”
Cristina Borsatto, uma das fundadoras da APCD-Ribeirão Preto, é professora titular de Odontopediatria da FORP-USP.
“Temos muito a comemorar!!! Nossa profissão é linda, devolvemos o que há de mais bonito no ser humano, o seu sorriso!!! Sou completamente realizada por ter feito o meu melhor para devolver a qualidade de vida dos pacientes infantis e pretendo continuar ajudando no desenvolvimento da ciência voltada para a clínica e saúde destas crianças, tão importantes para o futuro do nosso país”.
Publicado em 27/10/2023.
Com a palavra o professor Brufato Ferraz, ministrador da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra o professor Dr. BRUFATO FERRAZ. Mestre e Doutor em Endodontia pela FORP-USP
Com a palavra a professora Lívia Fiorin, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora DRA LIVIA FIORIN, Mestra, Doutora e especialista em Reabilitação oral
Com a palavra a professora Nicole Bettiol, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora Dra. NICOLE BETTIOL, Mestra e Doutora em Ciências pela FORP/ USP. Especialista em Harmonização Orofacial
(16) 3630-0711