Uma comunicação assertiva é determinante para o sucesso profissional, alerta Leticia Silva Oliveira
“Na saúde o fundamental é o acolhimento, a análise do que o paciente quer e a devolução com um atendimento humanizado, pontua a professora da VOX2YOU

Comunicar é preciso! Entretanto, é fundamental ser uma comunicação assertiva, para isso é preciso ser feita direta, objetiva e respeitosamente, numa linguagem adequada ao público, portanto implica também em saber escutar as outras partes. É preciso reconhecer o outro em suas competências e expectativas.
Para uma boa comunicação existe todo um processo que pode ser natural ou ser estimulada com as técnicas, observando qual a forma mais eficaz de interagir com perfis específicos. A APCD Ribeirão Preto para despertar o profissional para isso tem colocado ao alcance dos associados, alunos acadêmicos e profissionais, abordagens relacionadas a essa temática. Neste sentido, Leticia Silva Oliveira, da Vox2You, proferiu palestra na Quarta Científica, no dia 25 de junho, na FAOA- APCD Ribeirão Preto.
“Os profissionais de Odontologia precisam saber falar a linguagem do paciente para atender as suas expectativas, para construir uma boa relação com os pacientes, um fator determinante do sucesso profissional”, salienta Camila Sasazi – coordenadora das Quartas Científicas da APCD- FAOA Ribeirão Preto.
Participante exercitando as técnicas apresentadas.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, SEGUNDO A PROFESSORA DA VOX2YOU
Racionalmente, é possível aprimorar as técnicas para uma comunicação assertiva. Depois de conhecer essas técnicas, elas vão fluindo naturalmente, otimizando os resultados, na vida profissional e pessoal. A afirmação é de Leticia Silva Oliveira, neuroeducadora formada pela Universidade de São Paulo e professora na Vox2you.
Em uma clínica ou consultório a comunicação vai ocorrer entre os profissionais, pacientes e parceiros, um público heterogêneo, muitas vezes, de ambos os sexos, faixa etária diversificada , com diferentes condições socioeconômicas, potencialidades e expectativas. Para se comunicar bem com esse público é preciso preparo- e é muito importante usar as técnicas existentes.
“Todos devem saber falar com seu público, seja uma ou várias pessoas, para isso é necessário aprimorar suas habilidades de relacionamento e, principalmente, ter clareza nas ideias, sabendo que assertividade está diretamente ligada ao que o outro espera de você”, alerta Leticia Oliveira, acrescentando que “na área da saúde o fundamental é o acolhimento, a análise do que o paciente quer e a consequente devolução com um atendimento humanizado”.
Segundo ela, é fundamental neste processo, saber ouvir, reconhecer as manifestações não verbais e corporais, se posicionar de forma correta para interagir e, consequentemente, ter um bom relacionamento com o seu público.
“As técnicas são ferramentas para isso, são meios de conexão para se comunicar de maneira assertiva”, conclui a professora da Vox2you.
Exercitando a confiança no outro e a forma de comunicar.
VOX 2 YOU - maior escola de comunicação e oratória da América Latina. Desenvolve técnicas e ferramentas de comunicação de forma bem prática. Para saber mais agende uma aula experimental. Vox2You - unidade Ribeirania - Rua Oto Bens, 830 – Ribeirão Preto SP.
@vox2youribeirania | (16) 99742 5021
Matéria publicada na Revista APCD Ribeirão
Edição de Julho de 2024.
Publicado em 15/07/2024.

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto
(16) 3630-0711