Tecidos Peri-Implantares A importância de sua manipulação para Otimizar a Estética
Segundo o prof. Dr. Rafael Faeda abordagem previa é o ideal para atingir o melhor resultado final
É necessário uma abordagem previa com o tratamento gengival e reconstrução óssea, antes da efetiva reabilitação oral, com os implantes e a prótese. Muito embora seja possível, em alguns casos, fazer pequenas correções posteriormente, o ideal é fazer previamente, para otimizar a estética. A afirmação é do Prof. Dr. Rafael Faeda, mestre e doutor em Periodontia, especialista em Implantodontia, prof. dos cursos de aperfeiçoamento e especialização em Implantodontia da APCD- FAOA Ribeirão Preto -SP.
Segundo Faeda, situações do dia a dia de perdas dos elementos dentários, algumas sequelas, quando há perdas ou defeitos ósseos, precisam ser resolvidas previamente devido ao impacto no resultado estético final.
“Para que possamos entregar um resultado o mais natural possível, o que faz a diferença são os detalhes. Esse olhar na condição geral do paciente é fundamental para o bom desenvolvimento do tratamento e para atingir o objetivo final, seja funcional e esteticamente.”, ressalta o professor.
No tocante a periodontia, é preciso observar a retração gengival, áreas gengivais com pouca espessura, com baixa qualidade, muita mucosa e pouca gengiva, para abordagem previa. Os enxertos e reconstrução óssea são necessários antes da instalação do implante.
“Esses são os três momentos ideais para a abordagem quando necessário: antes do implante, concomitantemente a reabertura para a instalação da prótese e, para pequenas correções, posterior a conclusão do caso”, frisa Rafael Faeda.
PRESERVAÇÃO E DURABILIDADE
Partindo do princípio que a perda de um dente ocorre devido a fatores como carie, doença periodontal, entre outras, aos pacientes é recomendada cuidados ainda mais efetivos para a preservação e durabilidade dos implantes e próteses, para isso a higienização correta e as consultas periódicas com o cirurgião-dentista, a cada 6 meses, são de suma importância.
De acordo com Faeda, “para a durabilidade e uma higienização correta e existem hoje muitos recursos: a tradicional escova, os fios dentais e, para quem tem dificuldade de acesso, temos os fios dentais com ponta engomada, escovas interdentais e até os dispositivos de bombas de água, para complementar a higienização. Sem esquecer do retorno periódico aos seu dentista para acompanhar e, caso necessário intervir, para preservar a sua saúde bucal”.
Explanação feita pelo Dr. professor Rafael Faeda na palestra proferida no IMPLANTE DAY promovido em novembro na APCD – FAOA Ribeirão Preto.
Publicado em 23/01/2024.
Especializar é preciso! Cursos de Especialização em Endodontia na FAOA Ribeirão
Montando nova turma para 2025, curso credenciado pelo CFO e reconhecido pelo MEC, está com inscrições abertas
FAOA Ribeirão está montando várias turmas para novas edições de cursos em 2025
Inscrições abertas para diversos Cursos de Aperfeiçoamento e para Especialização em Endodontia e HOF
CEO amplia atendimentos para pacientes em ambiente hospitalar
Equipe de profissionais em odontologia foi ampliada para seis profissionais. Atendimentos acontecem duas vezes por semana
(16) 3630-0711