Sistema Attachmen Universal - MK1 devolve suporte labial e facilita a higienização
Enfocando a Reabilitação Oral - utilizando o Sistema Attachmen Universal – Sistema MK1, ministraram curso na APCD-Ribeirão Preto, no dia 29 de abril,
o prof. Edmur Cazelato, Graduado pela Unicamp; Especialista Prótese Dental pela Unicamp; Especialista Ortodontia e Ortopedia Facial pela AORP; Membro do Centro de Estudos de Ricketts; Membro da Fundation for Ortodontics Research – USA; Professor do Nascer (Núcleo Avançado do Centro de Estudos de Ricketts); Ex Professor do Curso de Graduação de Ortodontia UNICSUL e Marcio Hirata - Técnico em prótese dentária.
Segundo eles, o MK1 – criado pelo alemão Manfred Kepeen, está há 15 anos no mercado e é uma revolução na Odontologia.
“Pena que poucos conhecem. Exatamente por isso, estamos aqui para mostrar um pouco desta técnica, o MK1 e sua versatilidade” destaca Dr. Edmur Cazelato, por ser uma ponte móvel com os princípios de fixa, esclarecendo que, através de um travamento rígido, fixa com segurança e estabilidade a mesma, podendo ser removida, quando for necessário, para a higienização.
“As vantagem deste sistema MK1: a higienização, o suporte labial e a fonética, fácil e pouca manutenção”, explica, acrescentando ser adaptada sobre o implante onde é colocada uma barra fixa, e sobre essa barra outra barra travada e sobre essa última acrilização do dente. Esse sistema evita as dificuldades da fixa.
Segundo Dr. Edmur Cazelato, para desenvolver a MK1, o cirurgião dentista com seus conhecimentos como generalista, especialmente aqueles que fazem prótese total, fixa e móvel, estão aptos a desenvolver o MK1, bastando para isso, conhecer o sistema e ter um técnico em prótese dentária, capacitado e com os equipamentos necessários para confeccionar a prótese e sistema de travamento, atendendo as indicações do cirurgião dentista específica para cadapaciente. É indicado para reposição de falhas unilateral, bilateral, anterior, podendo ser colocada numa overdenture ou sobre dentes.
De acordo com Dr. Edmur Cazelato,
o mercado para a MK1 é muito grande, levando em conta ser a população do Brasil, na sua maioria, pobre, sendo indicado por pesquisas, que uma pequena porcentagem dela tratam dente, e neste contexto dos não tratados, existem muitos desdentados necessitando de uma intervenção do profissional de Odontologia.
“Se todos os dentistas do Brasil começassem a tratar todos os pacientes, nós levaríamos ainda mais 30 anos para conseguir tratar todo mundo. Porque existem poucos pacientes que têm acesso ao consultório particular e de saúde pública, e hoje o serviço público deveria, por ações governamentais ou municipais, ter um trabalho mais intensivo com a prevenção, o cuidado dos dentes, e não a substituição deles. Seria o ideal!”, comenta o professor.
O prof. Edmur Cazelato se coloca à disposição para sanar as dúvidas sobre o sistema: cazelato@terra.com.br (19) 343316764.
MK1 -Segundo Marcio Hirata, técnico de prótese a 20 anos, de Americana,
o Sistema MK1, é um sistema de attachmen que devolve para o paciente o suporte labial, a praticidade muito grande, inclusive de higienização e compete ao TPD confeccionar toda a peça, desde a infra-estrutura, uma barra fresada, até supra-estrutura, uma PPR de sem grampos, que é auxiliada pela attachment para sua fixação.
“Esse é um sistema durável e de fácil manutenção. Qualquer parte danificada pode ser trocada, inclusive na supra-estrutura, depois de um determinado tempo de uso, podendo ser retirada a resina e colocar outra, o que lhe dá uma longevidade muito grande”, frisa Márcio Hirata, acrescentando ser esse um sistema eficaz e existente há algum tempo, sendo, entretanto, de uma divulgação fraca da empresa importadora. Segundo Hirata, o sistema é um grande instrumento para a implantodontia, na sua proposta de devolver ao paciente a função e estética bucal.
Para os colegas TPD, indica cursos rápidos sobre Attachment, para conhecer o sistema, a mecânica fina, desenvolvido pelos alemães, com grande sucesso.
Tratamento com Peeling: entenda os benefícios, indicações e cuidados
Esse foi o tema de aula teórica e prática no Curso de Especialização em Harmonização Orofacial da FAOA-Ribeirão Preto
Conselho Federal de Odontologia leva ampla programação de debates e serviços para 42ª edição do CIOSP
Durante os quatro dias de evento, a ARENA CFO abordará temas como sustentabilidade, segurança do paciente, humanização do atendimento odontológico, avanços nas diversas áreas da Odontologia, entre outros
As expectativas de concluintes do curso de Cirurgia Buco Maxilo Facial são superadas
Conheça o conteúdo pelo site: www.apcdrp.com.br . Interessados reservem vagas pelo fone (16) 3630 0711
(16) 3630-0711