Ser mãe e profissional. Eis a questão

Depoimento da Cirurgiã-dentista Tamara Cristina Angeluci Zoghbi, mãe pela primeira vez

Ser mãe e profissional. Eis a questão

A Dra. Tamara Cristina Angeluci Zoghbi, 37 anos, de Porto Ferreira, há 7 anos morando e atuando em Ribeirão Preto, experimenta a emoção de ser mãe pela primeira vez, encara desafios e se reorganiza profissionalmente para curtir o crescimento e evolução filho Mateus Angeluci Zoghbi.


NA INTEGRA O DEPOIMENTO DE TAMARA ZOGHBI

“Desde muito nova almejava ser mãe por volta dos 35 anos de idade, sempre tive como um plano para o futuro, inicialmente minha dedicação foi para os estudos e trabalho, fiz diversos cursos na área da saúde, com os quais dei início a minha jornada profissional.

Hoje atuo na odontologia área pela qual sou apaixonada e me sinto muito feliz. A odontologia me realizou profissionalmente, embora a caminhada seja longa, por ser uma profissão que exige muito estudo e dedicação, constante aprendizado através de cursos especialização, mestrado, além de outros de atualização.

Como havia planejado, me tornei mãe aos 36 anos de idade, foi um momento muito esperado e planejado, apesar das preocupações a mais que vieram por conta da pandemia. Adorei a experiência de gerar dentro do meu ventre uma nova vida.  Ah! E quando chega a hora do nascimento, como é mágico, mesmo na correria momentânea nada tira o brilho daquele momento, nem todas as mais belas palavras do mundo seriam suficientes para descrever tamanha emoção.

E então chego essa nova fase da minha vida que me trouxe vários desafios, o período de puerpério não é fácil e ainda tem uma pessoinha para cuidar, com um turbilhão de emoções ocorrendo ao mesmo tempo, sem contar os hormônios tomando conta do corpo... O período mais difícil, na minha opinião, foram os primeiros 3 meses, pois é o período de maturação do intestino do bebê e isso pode causar bastante cólica. E com Mateus não foi diferente, o que sempre me deu forças era a certeza que esta fase iria passar, hoje meu filho tem 7 meses, está em constante evolução e cada dia mais lindo.

Com o nascimento do Mateus dei uma pausa no trabalho, aos poucos estou retomando minhas atividades, atualmente adaptei minha agenda em apenas um dia por semana para atender alguns pacientes, e pretendo seguir desta forma até o Mateus completar 1 ano. Tive que fazer algumas mudanças em relação minha formação profissional, postergando a especialização em Implantodontia para depois, para priorizar os cuidados com a rotina do meu filho. Mas, enquanto vou me adaptando nessa nova fase estou fazendo cursos de atualização noturnos na APCD- Ribeirão Preto, os quais consigo administrar melhor dentro da minha rotina.

Como meus pais moram em outra cidade, portanto não podem ajudar devido a distância, conto com uma pessoa de minha confiança que me apoia nos cuidados com o bebê, assim consigo conciliar a vida pessoal com a profissional. E tudo isso só é possível graças a meu marido Orlando que nas horas livres está presente, fica responsável pelos cuidados do Mateus, especialmente durante a noite. Ele é, sem dúvida, meu porto seguro.

Todas as vezes que me dedico ao trabalho profissional ou outros afazeres como os cursos, saio de casa com coração apertadinho, porém sei que é um período curto de tempo e que a vida profissional não pode parar. E agora com mais uma pessoinha compondo a família espero ir em busca dos meus sonhos e objetivos com mais garra e determinação. Decidimos que vamos colocá-lo na escolinha apenas aos 2 anos de idade, então, neste período vou continuar me atualizando profissionalmente.  Sou uma mãe carinhosa e faço questão de participar de todo aprendizado e novas descobertas de meu filho.

Lá no futuro espero lembrar da minha trajetória tanto profissional quanto pessoal e esboçar um sorriso de alegria, pois não há nada mais gratificante e recompensador do que estar presente ao lado do meu filho e vê-lo feliz.

Amo! infinitamente meu filho Mateus e meu marido Orlando!  Obrigado por tudo”. 

“Lá no futuro espero lembrar da minha trajetória tanto profissional, quanto pessoal e esboçar um sorriso de alegria, pois não há nada mais gratificante e recompensador do que estar presente ao lado do meu filho e vê-lo feliz.”

“Todas as vezes que me dedico ao trabalho profissional ou outros afazeres como os cursos, saio de casa com coração apertadinho, porém sei que é um período curto de tempo e que a vida profissional não pode parar.


Publicado em 17/05/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.