Ser cirurgiã-dentista e professora

Artigo da profa Dra. Maria Cristina Borsatto

Ser cirurgiã-dentista e professora

“Poderia escrever um livro sobre este tema uma vez que ser cirurgiã dentista e professora são duas vertentes importantes da minha vida, as quais me dedico há 40 anos”, diz a Odontopediatra.

“Escrevi sobre vários temas em diversas ocasiões e comemorações festivas para esta importante revista. No entanto, falar sobre ser cirurgiã dentista e professora acredito ser mais fácil e prazeroso, e é fácil entender o porquê. Poderia escrever um livro sobre este tema uma vez que ser cirurgiã dentista e professora são duas vertentes importantes da minha vida, as quais me dedico há 40 anos. E este livro seria recheado, principalmente de acontecimentos e momentos bons e felizes. Inicialmente, ser cirurgiã dentista é uma missão, é ter no seu interior a preocupação com um outro ser, a vontade de ajudar e poder “curar” ou eliminar a dor de outro ser humano. Uma profissão abençoada e maravilhosa. Como é gratificante poder recuperar a saúde e sorrisos das pessoas, principalmente, das nossas crianças.

No Brasil, somos mais de 422 mil dentistas, o país com mais dentistas no mundo. Mas ter este número expressivo de cirurgiões dentistas não significa que toda população tenha acesso aos serviços de saúde bucal. Existe na verdade uma contradição enorme e um número assustador de pessoas que não tem acesso a tratamentos odontológicos.  Sendo que no Brasil 11% das pessoas com mais de 18 anos são desdentadas, 16 milhões de pessoas sem nenhum dente na cavidade bucal. Onde estamos errando? O que precisa ser feito? Dentistas somos muitos... Cabem várias reflexões aqui... E ser professor? Outra missão...  e que missão importante! Se não existissem os professores, o que seria de todos nós? Ser docente é ter a vocação de ensinar o pouco que sabemos para os nossos alunos.

E porquê o pouco que sabemos? Por que quanto mais estudamos percebemos que muito mais temos a aprender, e que o conhecimento e a evolução em todos os campos é ilimitado, ou seja, ninguém sabe ou saberá tudo, mesmo que em uma pequena área do seu campo de atuação. Mas a docência é linda, gratificante e enriquecedora pois é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que estamos ensinando estamos aprendendo... estes jovens de hoje nos ensinam muito.

Todos os dias aprendo coisas novas com eles. Agora com Inteligência artificial, mídias sociais e tudo que a internet pode oferecer e que eles dominam fácil e rapidamente, ou nós professores nos reinventamos ou será difícil ensinar com qualidade novas técnicas, materiais e evolução na Odontologia.

No entanto, um aspecto que nenhum destes recursos atuais pode ensinar é sobre a humanização no tratamento dos nossos pacientes. Neste sentido, o professor está ali para auxiliar, ajudar ou ensinar mesmo como acolher, ouvir, respeitar e resolver o problema do seu paciente. Sempre digo aos meus alunos que eu espero que eles sejam tão felizes e realizados como eu me sinto sendo cirurgiã dentista. E que se alguns deles tiverem o desejo e a vocação para a vida acadêmica, que também sejam tão felizes e realizados como eu sou”.

Dra. Maria Cristina Borsatto é Profa Titular de Odontopediatria da FORP-USP


Publicado em 22/11/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.