Sem medo do Cirurgião-Dentista
Atendimento humanizado busca proporcionar mais segurança e conforto durante as consultas e tratamentos

tenção, cuidado e empatia. Essa é a fórmula do atendimento humanizado que vem sendo utilizada por muitos profissionais da odontologia e ajudado os pacientes a perderem o medo. A experiência proporciona mais segurança e conforto para iniciar o tratamento dentário. “Muitos usam o medo para evitar a cadeira do cirurgião-dentista. Não é apenas uma desculpa, mas um gatilho para os traumas causados em atendimentos passados”, explica o presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção São Paulo (ABO-SP), o cirurgião-dentista Mário Cappellette Jr.
O profissional diz que esse tipo de atendimento envolve um comprometimento com o paciente, que tem início desde a chegada ao consultório, um ambiente acolhedor, até o cultivo do relacionamento mais próximo. “Conquistar a confiança requer tempo e paciência e isso vale para qualquer tipo de relação. Então, por que seria diferente na odontologia? Vale a pena, pois é recompensador tanto para o profissional quanto para o paciente. O mercado odontológico tem se tornado muito automatizado. Para mudar esse cenário e desmistificar o medo do cirurgião-dentista, é preciso entender os motivos que fazem com que a pessoa se sinta insegura e ajudá-la. A razão pode estar lá na infância, inclusive”, afirma.
Ainda segundo Cappellette Jr., uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada em setembro de 2020 apontou que dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais. E 14 milhões perderam todos os dentes. “Esses dados são alarmantes e tristes. Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe que as doenças bucais podem acarretar também outros tipos de problemas à saúde, como os cardíacos, por exemplo”, comenta.
Reconhecer as particularidades de cada paciente, respeitar seus limites e começar com tratamentos menos complexos são algumas das alternativas encontradas para conquistar a confiança do paciente e fazer com que dê continuidade ao tratamento. “A primeira consulta é essencial. Converso, explico o que será feito, entendo como foram os procedimentos anteriores. Também invisto fortemente em equipamentos de qualidade, ambiente agradável, inclusive com a música da preferência do paciente, além de muita calma. É incrível acompanhar a mudança de quem confiou em mim e meu time para vencer mais esse desafio”, finaliza Cappellette Jr.
Mário Cappellette Jr - presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção São Paulo (ABO-SP).
FONTE: Mário Cappellette Jr
Publicada na Revista APCD-RP
Edição Julho 2023
Publicado em 17/07/2023.

Por que ter um seguro de vida, alerta Michele Del Pilar, especialista em seguros
Proteção e tranquilidade para você e sua família. Saiba as principais coberturas, as razões e dicas para saber escolher o melhor seguro, de acordo com seu perfil

Especialização em Ortodontia: Cirurgiões-Dentistas fundamentam Teses e apresentam TCC
Alunos do Curso, coordenado e ministrado pelo Prof. Borin Neto e equipe, apresentaram trabalho de pesquisa, o TCC de conclusão do curso em 2025

Nota de Pesar: Dr. Luiz de Jesus Nunes
(16) 3630-0711