Saiba como se tornar um auxiliar de Saúde Bucal

Saiba como se tornar um auxiliar de Saúde Bucal

Profissão foi regulamentada e sancionada pela Lei N. 11.889/2008; APCD Ribeirão Preto está com inscrições abertas formando novas turmas 
 

A APCD – Associação Paulista de Cirurgiões – Dentistas de Ribeirão Preto, está com inscrições abertas para o Curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Os interessados podem procurar a secretaria da entidade para maiores informações, na Av. do Café, N. 1080, ou ligar para a entidade no horário comercial pelo 16 – 3630 – 0711. A profissão foi regulamentada e sancionada em 24 de dezembro de 2008, pela Lei n° 11.889/2008, e desde então, o profissional pode exercê – la após receber a certificação do curso de ASB, o devido registro no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Sobre o Curso 
Com conteúdo teórico e prático fundamentais para a atuação como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), o curso tem 1.200 horas aulas, capacitando o profissional ASB para desempenhar bem o seu papel, no cotidiano dos consultórios com dinamismo e eficiência. “ O curso é voltado para profissionais que já atuam em consultórios e/ou clinicas odontológicas e querem se regularizar no exercício da profissão, e para pessoas que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirma o Presidente da APCD – Ribeirão Preto, Dr. Regis Peporini. O interessado deve ter o ensino fundamental completo, idade mínima de 18 anos e apreciar a área da odontologia”, esclarece. Ainda segundo Peporini, é importante salientar que o Auxiliar de Saúde Bucal realiza suas atividades sempre sob a supervisão do dentista ou do Técnico em Saúde Bucal (TSB), organiza e executa tarefas de higiene bucal, prepara o paciente para o atendimento, auxilia e instrumenta o dentista, manipula os materiais odontológicos, realiza o acolhimento do paciente e desenvolve ações de promoção de saúde bucal.
Faz parte do conteúdo programático: Anatomia Dental, Materiais Dentários, Radiologia, Dentística, Biossegurança, Prótese Dentária, Endodontia, Ergonomia, Funções do Auxiliar de Saúde Bucal, Promoção e Prevenção de Saúde Bucal, Noções de Saúde Pública, Noções de Administração, dentre outras abordagens. De acordo com Dr. Gabriel Nascimento, um dos ministradores do curso, ao lado do colega Dr. Luis Cesar Garcia,  o conteúdo  de Auxiliar de Saúde Bucal, da APCD-RP, prepara o profissional para atuar, com qualidade, tanto no serviço público, como em consultório. “O curso aborda desde anatomia dental, materiais e instrumentos ligados a atividade, biossegurança até noções de gestão clínica”, afirma. Segundo ele, o mercado é promissor, uma vez que, com o aumento do número de cirurgiões dentistas no cenário nacional, existe a necessidade de profissionais preparados para suprir as vagas de Auxiliares de Saúde Bucal. “O papel desempenhado pelo Auxiliar de Saúde Bucal é de grande importância e, na maioria dos casos, este profissional colabora muito para o bom andamento do consultório odontológico, otimizando o tempo clínico, onde o  trabalho passa a ser realizado a quatro mãos”, frisa Dr. Gabriel Nascimento

São ministradores do Curso: Dr. Luís Cesar Garcia (CROSP 42076) - Cirurgião-dentista (FORP USP, 1989). Atividades: Atua em consultório privado há 27 anos; foi professor do curso de atualização para Auxiliar em Saúde Bucal da APCD – Ribeirão Preto e Franca entre 2005 a 2015. Diretor Científico da APCD Ribeirão Preto entre os anos de 1990 a 2000. Diretor da EAP da APCD Ribeirão Preto, entre os anos de 2000 a 2004. Professor no curso Auxiliar de Saúde Bucal, APCD – Mococa, 2018/2019.

Dr. Gabriel Elias do Nascimento (CROSP 113558): Cirurgião-dentista (UNAERP, Ribeirão Preto). Especialista em Saúde Coletiva (CFO), 2018. Mestrado em Ciências com ênfase em Gestão de organizações de saúde, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP – USP), 2014/2016. Especialização em Endodontia, Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP), 2016/2018. Curso de Habilitação Cirúrgica e Protética em Implantodontia, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade.
 
Informações – 16 – 3630 – 0711 
www.apcdrp.com.br

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.