EAP Cursos: APERFEIÇOAMENTO EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES
APCD Ribeirão Preto
EAP Cursos: ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA - CREDENCIADO PELO CFO

Prótese sobre Implante

O que faz a diferença

Prótese sobre Implante

Artigo do Prof.  Ronaldo F. Oliveira - mestre e especialista em Implantodontia. Coordenador do Curso de Prótese sobre Implante da APCD-RP.


A evolução constante nos conceitos técnicos e materiais para tratamento odontológico nos coloca no limite do possível e, no contexto da excelência clínica, definindo o melhor tratamento possível para nossos pacientes. A implantodontia aperfeiçoada com o uso de técnicas cirúrgicas, pouca invasiva, análise do fenótipo periodontal, designer de implantes, materiais restauradores estéticos e, com tecnologia digital inovadora, tornou-se opção de tratamento popular com previsibilidade estética, funcional e estável em longo prazo. Devem-se referenciar os implantes e suas referidas próteses como ferramentas da odontologia na substituição de dentes condenados e/ou ausentes levando a uma atuação interdisciplinar com o mesmo objetivo.

A evolução posiciona no sentido de que o planejamento dos implantes dentários é essencial para o êxito da reabilitação oral, seja esta simples ou complexa, com atualização de novas técnicas e tecnologias para planejamentos cada vez mais precisos.

A fim de se obter sucesso e a satisfação do paciente, é necessário que haja comunicação entre o Implantodontista e o Protesista, para subordinação de vários fatores de Osseointegração, como: macro e microgeometria dos implantes, qualidade e quantidade óssea, disposição no leito ósseo, determinação dos componentes protéticos, condições sistêmicas e locais do paciente, entre outros, na intenção de se obter um equilíbrio no processo de reabilitação. Esse planejamento inicia-se, com uma avaliação clínica intra e extra-oral, exames radiográficos e dos modelos montados em articulador, devendo-se associar a uma avaliação dos fatores estéticos e fonéticos do paciente. Sendo, o tipo de suporte labial, altura do sorriso e o alinhamento do corredor bucal, fenotipo tecidual, sendo os principais fatores estéticos a serem observados antes e durante todo o tratamento.

Salienta-se a importância do planejamento reverso, o qual agrega no resultado final onde primeiro planeja-se a prótese, por meio de modelos de estudo e exames complementares direcionando o posicionamento na  instalação cirúrgica dos implantes, planejamento este no qual pode com as informações adquiridas de nosso paciente associar as já existentes ao banco de dados digitais e convergir para o diagnóstico mais favorável.

Um ponto importante deste planejamento é a oclusão, que seguindo conceitos básicos, devemos promover ajustes oclusais em cada planejamento, que quando não realizados pode sobrecarregar os implantes levando ao fracasso. Somado a isso, pode-se acrescentar outros fatores de risco como, prótese com cantilever extenso e desadaptação dos componentes protéticos. Nesse sentido, os conceitos oclusais estabelecidos para próteses sobre implantes buscam diminuir esses fatores, evitando a sobrecarga na interface osso/implante.

Portanto, o planejamento reverso é de suma importância para o êxito estético-funcional desse tipo de reabilitação por meio de ofertar a previsibilidade do tratamento e a precisão na instalação correta dos implantes quanto ao número, quantidade, angulação, e escolha correta do componente protético gerando maior segurança, além de eliminar problemas que possam comprometer a estética e a função das próteses implantossuportadas, unitárias ou múltiplas(fixas).

O sucesso cirúrgico e restaurador ideal com prótese implantossuoportadas representa um grande desafio para classe odontológica, sendo como meta final o melhor tratamento na sua essência estética e funcional.


Curso de Prótese sobre Implante – o curso de aperfeiçoamento é ministrado pelo Prof. Ronaldo Figueiredo de Oliveira (coordenador) e equipe teórico e clínico, direcionado ao Cirurgião-dentista, dando segurança para fazer prótese sobre Implante com excelência.  Tem duração de 10 meses – 20 módulos, 80 horas/aula. É realizado quinzenalmente das 14 às 18 horas.

 

FONTE: Revista APCD-RP
Edição 319 – Setembro 2021


Publicado em 15/09/2021.

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