Prótese sobre Implante
O que faz a diferença

Artigo do Prof. Ronaldo F. Oliveira - mestre e especialista em Implantodontia. Coordenador do Curso de Prótese sobre Implante da APCD-RP.
A evolução constante nos conceitos técnicos e materiais para tratamento odontológico nos coloca no limite do possível e, no contexto da excelência clínica, definindo o melhor tratamento possível para nossos pacientes. A implantodontia aperfeiçoada com o uso de técnicas cirúrgicas, pouca invasiva, análise do fenótipo periodontal, designer de implantes, materiais restauradores estéticos e, com tecnologia digital inovadora, tornou-se opção de tratamento popular com previsibilidade estética, funcional e estável em longo prazo. Devem-se referenciar os implantes e suas referidas próteses como ferramentas da odontologia na substituição de dentes condenados e/ou ausentes levando a uma atuação interdisciplinar com o mesmo objetivo.
A evolução posiciona no sentido de que o planejamento dos implantes dentários é essencial para o êxito da reabilitação oral, seja esta simples ou complexa, com atualização de novas técnicas e tecnologias para planejamentos cada vez mais precisos.
A fim de se obter sucesso e a satisfação do paciente, é necessário que haja comunicação entre o Implantodontista e o Protesista, para subordinação de vários fatores de Osseointegração, como: macro e microgeometria dos implantes, qualidade e quantidade óssea, disposição no leito ósseo, determinação dos componentes protéticos, condições sistêmicas e locais do paciente, entre outros, na intenção de se obter um equilíbrio no processo de reabilitação. Esse planejamento inicia-se, com uma avaliação clínica intra e extra-oral, exames radiográficos e dos modelos montados em articulador, devendo-se associar a uma avaliação dos fatores estéticos e fonéticos do paciente. Sendo, o tipo de suporte labial, altura do sorriso e o alinhamento do corredor bucal, fenotipo tecidual, sendo os principais fatores estéticos a serem observados antes e durante todo o tratamento.
Salienta-se a importância do planejamento reverso, o qual agrega no resultado final onde primeiro planeja-se a prótese, por meio de modelos de estudo e exames complementares direcionando o posicionamento na instalação cirúrgica dos implantes, planejamento este no qual pode com as informações adquiridas de nosso paciente associar as já existentes ao banco de dados digitais e convergir para o diagnóstico mais favorável.
Um ponto importante deste planejamento é a oclusão, que seguindo conceitos básicos, devemos promover ajustes oclusais em cada planejamento, que quando não realizados pode sobrecarregar os implantes levando ao fracasso. Somado a isso, pode-se acrescentar outros fatores de risco como, prótese com cantilever extenso e desadaptação dos componentes protéticos. Nesse sentido, os conceitos oclusais estabelecidos para próteses sobre implantes buscam diminuir esses fatores, evitando a sobrecarga na interface osso/implante.
Portanto, o planejamento reverso é de suma importância para o êxito estético-funcional desse tipo de reabilitação por meio de ofertar a previsibilidade do tratamento e a precisão na instalação correta dos implantes quanto ao número, quantidade, angulação, e escolha correta do componente protético gerando maior segurança, além de eliminar problemas que possam comprometer a estética e a função das próteses implantossuportadas, unitárias ou múltiplas(fixas).
O sucesso cirúrgico e restaurador ideal com prótese implantossuoportadas representa um grande desafio para classe odontológica, sendo como meta final o melhor tratamento na sua essência estética e funcional.
Curso de Prótese sobre Implante – o curso de aperfeiçoamento é ministrado pelo Prof. Ronaldo Figueiredo de Oliveira (coordenador) e equipe teórico e clínico, direcionado ao Cirurgião-dentista, dando segurança para fazer prótese sobre Implante com excelência. Tem duração de 10 meses – 20 módulos, 80 horas/aula. É realizado quinzenalmente das 14 às 18 horas.
FONTE: Revista APCD-RP
Edição 319 – Setembro 2021
Publicado em 15/09/2021.

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto
(16) 3630-0711