Prof. Luiz Nunes deixa legado para a Odontologia

Vocacionado para o ensino, ele se dedicou exclusivamente a vida acadêmica, orientando várias pesquisas e compartilhando conhecimentos

Prof. Luiz Nunes deixa legado para a Odontologia

Um exemplo de vida, seja pessoal quanto profissionalmente, Natural de São Paulo, Luiz de Jesus Nunes, que veio com seus pais para Ribeirão Preto ainda adolescente e aqui construiu a sua história e seu legado para a Odontologia. Nunes faleceu 1no dia 14 de abril, aos 89 anos, deixa dois filhos Carla e Alessandro, filhos do primeiro casamento de mais de 30 anos, e a esposa Janete com quem permaneceu até os dias atuais.

Dr. Luiz de Jesus Nunes formou-se em 1965 pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto onde se dedicou a Odontologia e vida acadêmica. Mestre e doutor em Odontologia, foi Livre Docente e Adjunto pela Disciplina de Desenho e Escultura Dental do Depto. de Odontologia Restauradora da FORP em 1973, 1977; Professor Emérito pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP em 2004; Professor de Pós-Graduação da FORPUSP; Professor de Pós-Graduação do Curso do Odontologia da UNICSUL- Universidade Cruzeiro do Sul –SP; Criador SODAT- Serviço de Oclusão e Disfunção da Articulação Temporomandibular na FORP-USP; tendo sido também vice-diretor e diretor da FORP-USP de 1984 a 1991.

Além disso, foi professor colaborador do Curso de Pós-Graduação das Faculdades de Odontologia de São José dos Campos e Araraquara da UNESP; Professor Colaborador do Curso de Especialização e Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Possui vários trabalhos científicos no Brasil e Exterior, livros publicados, 2 digitais e 6 impressos, alguns em parceria com outros professores pesquisadores, entre eles “Tratamento multidisciplinar das ATMs”, “Oclusão, enceramento e escultura Dental” e “Ajuste oclusal e desgaste seletivo”. Aposentado pela FORP – USP, sócio da AORP e da APCD Vila Mariana – SP, Nunes foi também Presidente da SOBRAD – Sociedade Brasileira de Disfunção da ATM e Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pelo CROSP – SP.

 

PARCEIRO NA APCD-RP.

"Com sabedoria e profundo conhecimento, o professor Luíz Nunes contribuiu para transformar  a Oclusão em uma disciplina viva, prática e indispensável na Odontologia moderna.  Exemplo de ética, dedicação e amor ao ensino, permanece no coração e na prática de todos os que tiveram o privilégio de aprender com ele”, salientou Regis Peporini - presidente da APCD Ribeirão Preto, acrescentando que ele deixa seu legado para a Odontologia.

"O professor Lúiz Nunes foi um mestre incansável no estudo e ensino da Oclusão, cuja dedicação moldou gerações de cirurgiões-dentistas com rigor técnico e sensibilidade clínica”, ressalta Artur Martini, destacando ser ele uma referência nacional na disciplina de Oclusão, cuja paixão pelo ensino e pela pesquisa elevou o padrão do conhecimento científico e clínico na área.

 

O QUE DIZ A FILHA DE NUNES 
COMO PAI

“Como pai, ele foi o melhor pai do mundo. Carinhoso, presente, não só para mim e meu irmão, como para os nossos três primos, que ainda adolescentes, perderam seu pai. Ele cuidava com amor de todos nós”, frisa a filha Carla Nunes,destacando que ele estava sempre bem humorado, provocando risadas, lembra, inclusive, de quando fez sua bisavó rir muito ao lançar  gelo retirado de um ldurante uma chuva de granizo. “Em meus 93 anos, nunca vi uma chuva com gelos tão grandes assim”, dizia ela sorrindo.

“Como espirita, diria que nossa relação foi perfeita, nada para acertar, nós fizemos tudo que podíamos um pelo outro. Ele foi justo, correto, iluminado, como professor nutria um  carinho imenso  pelos seus alunos e orientados, se  referia a eles como a sua grande família.  Meu pai deixa muita saudade, mas o amor supera tudo, nada nos separa”, revela ela.

 


 

COMO PROFESSOR DEIXOU MARCAS NAS TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS

Como professor Luiz de Jesus Nunes,  além de com suas pesquisas ter contribuído para os avanços da sua es pecialidade, deixou marcas nas trajetórias de muitos cirurgiões-dentistas, por sua destacada atuação na Faculdade de Odontologia da USP – campos de Ribeirão Preto. Entre os muitos ex-alunos com carreiras de sucesso, o prof. Dr. César Bataglion, uma convivência de 40 anos e uma relação solida de amizade. Bataglion acompanhou muito de sua trajetória como professor titular, professor emérito e diretor da FORP USP.

Segundo Bataglion, foi o professor Luiz Nunes quem mudou o nome da disciplina “Desenho e Escultura Dental” para Oclusão e depois para Oclusão 2, com abordagem laboratorial e clínica e que, mais recentemente, por sua iniciativa passou a ser chamada “DTM e Dor Orofacial.

Lembra ainda que o  prof. Luiz Nunes foi o consultor científico da Gnatus para estudos e lançamento do primeiro articulador brasileiro, denominado “articulador Gnatus 8.600 LN, uma referência a Luiz Nunes. Essa foi uma das muitas de suas conquistas para avanço da sua disciplina.

“Devo muito ao prof. Nunes, ele me inspirou para construir a minha carreira como acadêmico, foi meu paizão na Odontologia. Assim que me formei, fui seu estagiário por 3 anos e meio, período de muito aprendizado, depois mais tarde me indicou para professor da FORP, onde atuei por muitos anos. Foi uma convivência muito enriquecedora pessoal e profissionalmente”, pontua Bataglion.

 

 

Experimentos comprovados compartilhados em livros

 

COMENDA TIRADENTES

Com a presença de autoridades da Odontologia, lideranças e integrantes da classe, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Dr. Luiz Jesus Nunes, em outubro de 2008, recebeu a Comenda e Medalha Tiradentes.

A iniciativa do CROSP – Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo e da Delegacia da Seccional Ribeirão Preto do CROSP, como parte das comemorações do Dia do Dentista e do Patrono da Odontologia e nação brasileira. Na oportunidade, na solenidade que foi presidida por Artur Rocha Martini, delegado da Seccional Ribeirão Preto do CRO, destacou ser o prêmio um reconhecimento do trabalho dos profissionais na comunidade de Ribeirão Preto.

A Comenda Tiradentes foi criada em 1992 com o intuito de homenagear aqueles que se destacam na Odontologia e contribuíram socialmente prestando serviços à comunidade. Em Ribeirão Preto, pelos expressivos trabalhos desenvolvidos na comunidade, foram homenageados vários professores, entre eles os Profs.  doutores Luiz de Jesus Nunes, indicado pela Faculdade de Odontologia – FORP-USP e César Bataglion, indicado pela APCD- Ribeirão Preto.


Fonte: Revista APCD-RP 
Edição de maio de 2025 


Publicado em 13/05/2025.

Pós-graduação
Cursos cirúrgicos
Cursos de Imersão
Cursos Teóricos
Cursos clínicos

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.