Procedimentos Operacionais Padrão

As orientações de Waldomiro Peixoto - Consultor Técnico Woson

Procedimentos Operacionais Padrão

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para esterilização de materiais em autoclaves até 100 litros, com vapor saturado, preconizados pela RDC 15 da ANVISA, preveem fases protocolares comuns a todas as autoclaves, sejam gravitacionais ou pré-vácuos.

No mercado há autoclaves Gravitacionais Classe N – as mais comuns na odontologia, pelo menos até que a RDC 285, em Consulta Pública desde 2018 seja homologada – e as Pré-Vácuos Classe B, mais completas, com mais recursos, mais tecnologia embarcada, resultados muito mais seguros para o Profissional de Saúde.

Entre os odontólogos ainda há muita dúvida sobre quais sejam essas diferenças. Ambas as classes são utilizadas em consultórios médicos e odontológicos, clínicas integradas, centros de saúde, EAP’s, laboratórios e outros. Porém, possuem recursos e tecnologias diferentes, portanto entregam resultados diferentes para os Profissionais de Saúde.

De acordo com a Norma Internacional EN13060:2014 as primeiras são recomendadas apenas para material sólido, embora, apesar da recomendação, elas têm sido utilizadas até mesmo com cargas de maior desafio e os resultados certamente não são seguros do ponto de vista do controle da infecção. Já as pré-vácuos são universais e recomendadas para quaisquer materiais indicados pelo fabricante como “autoclaváveis”. Reforçando, são recomendadas não somente para sólidos, mas também para cargas de maior desafio como porosos, articulados, têxteis, borracha, acanulados, instrumentos rotativos que possuam dutos, engrenagens, rolamentos e pinças. Também têm parâmetros seguros para realizar testes de validação como Bowie & Dick, Helix e de vazamentos (conhecido pelo termo “leak-test).

Para melhor compreender as diferenças e sanar dúvidas preparamos a Tabela abaixo:


   

Os benefícios de uma autoclave pré-vácuo Classe B são maiores e de qualidade superior aos benefícios de uma autoclave Gravitacional Classe N, tanto para o profissional, como para o paciente. O comparativo acima tem a finalidade de colocar um pouco mais de luz em um tema ainda desconhecido para significativa parte do mercado. Havendo mais dúvidas, estamos à disposição, bastando entrar em contato conosco pelo site www.wosonlatam.com.br.

Prestar informações de qualidade para que o Profissional de Saúde tenha conhecimento para melhor decidir sobre seus investimentos e oferecer a seus pacientes as melhores soluções e o que há de mais avançado em tecnologia é o nosso papel e nossa missão. Teremos prazer em responder a todas as dúvidas.

“Woson. Biossegurança responsável, à frente de seu tempo.”

Fonte: Waldomiro Peixoto/ Woson
Revista APCD-Ribeirão
Edição: novembro 2021


Publicado em 30/11/2021.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.