Pré-Vácuo: Necessários para uma prática odontológica de qualidade
Artigo de Waldomiro Peixoto - Consultor Técnico Woson

Existem dois produtos muito importantes e presentes nas rotinas dos consultórios odontológicos: 1) os instrumentos rotativos – micromotor, peça reta, contra ângulo, alta rotação e até mesmo pontas cirúrgicas – e 2) as autoclaves, agora disponíveis com a avançada tecnologia de vácuo e injeção de vapor, como a Tanzo Classic Woson, mais seguras e mais eficientes na esterilização de materiais e instrumentais, entre eles os instrumentos rotativos, que as autoclaves gravitacionais comuns.
Usar, limpar, lubrificar, esterilizar e reutilizar – não há como fugir dessa rotina!
Com os instrumentos rotativos, o profissional realiza inúmeras e indispensáveis atividades, desde procedimentos não-críticos, fora da cavidade oral do paciente, até os críticos como cirurgias altamente invasivas, comuns nas especialidades de Periodontia e Implantodontia, por exemplo.
Os instrumentos rotativos estão presentes diuturnamente na vida de um consultório e precisam de ter seu torque e precisão preservados. Para isso, eles devem ser limpos e lubrificados, antes de cada esterilização entre pacientes.
Por que preservar torque e precisão é tão importante? Porque a qualidade dos preparos e procedimentos precisam ser o menos traumático possível e os tecidos hígidos do dente conservados em sua plenitude. Com torque e precisão, o trauma acaba sendo menor, a conservação da higidez do dente maior, e o trabalho do profissional mais produtivo e facilitado.
Um grande desafio decorrente dos preparos e procedimentos se apresenta: a contaminação interna dos instrumentos rotativos, desafiadora por se alojarem os fluidos orgânicos e matérias inorgânicas entre seus rolamentos, engrenagens, pinças e dentro de dutos de água e ar. As dificuldades de limpeza, descontaminação e esterilização destes instrumentos se potencializam. Entra, então, a importância das autoclaves Classe B Pré-Vácuo, como a Tanzo Classic, que, por se tratar de avançada tecnologia, favorece a sua esterilização, com alta eficiência e resultados seguros.
Não devemos nos esquecer que a limpeza é um dos pilares da esterilização. Depois de limpos e livres dos fluidos orgânicos e matérias inorgânicas, os instrumentos rotativos precisam de lubrificação. Ver vários artigos escritos por especialistas sobre este tema em https://www.blogwoson.com.br/categoria/biosseguranca.
Quando submetidos à esterilização em uma autoclave Classe B Pré-Vácuo, como a Tanzo Classic, o processo de esterilização entrega resultados mais absolutos por ocorrer através de 3 pré-vácuos e 3 injeções de vapor saturado antes da esterilização propriamente dita, seguidos de secagem absoluta por potente bomba de vácuo, complementada por quebra-vácuo via filtro bacteriológico hidrófobo de densidade 22µm.
O sistema de esterilização por injeção de vapor e vácuo, realizado pelas novas autoclaves Classe B Pré-Vácuo, também preserva mais a vida útil dos componentes dos instrumentos rotativos, seu torque e precisão, e contribui para o Controle de Infecção e redução de custos de manutenção, tão vitais no exercício clínico odontológico.
Fonte: Waldomiro Peixoto
Revista APCD-Ribeirão - edição de setembro 2021
Publicado em 22/09/2021.

Cursos de Imersão: Ortodontia - Planejamento Digital com a Dra. Lucila Akinaga Moreira
Domine o planejamento digital e transforme o tratamento ortodôntico com alinhadores fazendo o curso realizado nos dias 27, 28 e 29 de março. Confira também os Cursos de HOF e Dentística

APCD-FAOA Ribeirão Preto lança Curso de Capacitação em Perícia Judicial Odontológica
Com duração de 2 meses, o curso ministrado pela Dra. Isamara Cavalcanti e professores convidados. O curso acontece em abril e maio, já com datas definidas

Woson agradece a acolhida da classe odontológica no 42º Congresso Internacional de Odontologia – CIOSP
A Woson, em sua já tradicional Arena de Cursos, apresentou palestras gratuitas ministradas pelo time dos Feras da Odontologia
(16) 3630-0711