Plenário do CROSP é empossado em cerimônia no teatro da APCD

Mais de 300 pessoas participaram da cerimônia de posse do novo Plenário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) para a gestão 2024/2025

Foto: Marcel Ueyta
Foto: Marcel Ueyta

A cerimônia foi realizada no teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), nesta terça-feira (02-04). Apesar de terem assumido suas funções administrativas no dia 1° de janeiro deste ano, a solenidade marcou oficialmente e festivamente a posse dos Conselheiros, Câmaras Técnicas (CTs), Comissões Temáticas (CoTs), Grupos de Trabalho (GTs), Diretores Regionais e Delegados Seccionais.

Para iniciar a celebração, a mestre de cerimônias chamou as autoridades presentes para comporem a mesa: o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Dr. Angelo Vattimo; o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Dr. Silvio Jorge Cecchetto; o Dr. José Luiz Gomes do Amaral, representando a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; o CEO da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro; o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek; o secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Claudio Yukio Miyake; e o presidente do CROSP, Dr. Rogério Adib Kairalla.

Com a mesa formada, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, o presidente do CREMESP deu início aos discursos da noite. Ele parabenizou os conselheiros empossados e reforçou a importância de zelar pela saúde geral das pessoas. O CEO da ABIMO também salientou o quanto é essencial cuidar da saúde da população e desejou felicidades e boa gestão ao Plenário.

Dando continuidade, o representante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo felicitou todos os conselheiros, em nome do presidente do CROSP, mencionou que, conforme estabelece a Organização das Nações Unidas (ONU), a saúde é um direito de todos e destacou o papel do Conselho.

O presidente da ABCD, Dr. Silvio, ressaltou que a saúde tem de ser vista de forma geral, sendo assim, não existe a possibilidade de não ser trabalhada em conjunto. O presidente da APCD, Dr. Chediek, após saudar os conselheiros empossados, enfatizou o quanto o Plenário está preparado para gerir a Autarquia no biênio (2024/2025) e ratificou a parceria entre as entidades, que é contínua.

Representando o CFO, Dr. Claudio Miyake disse que apesar de os conselheiros já estarem atuando à frente da Autarquia desde 1 de janeiro deste ano, momentos como o da posse são importantes e marcam a apresentação oficial do novo Plenário para a sociedade e para os cirurgiões-dentistas do estado. Destacou, também, a competência dos conselheiros empossados para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos na Autarquia.

Finalizando os pronunciamentos, o presidente do CROSP, Dr. Rogério Kairalla, agradeceu aos presentes por participarem da celebração, cumprimentou nominalmente as autoridades e os representantes de entidades odontológicas, os quais, em sua maioria, já conhece há bastante tempo, e destacou o quanto o trabalho de cada conselheiro é importante.

Tradicionalmente da Odontologia, vindo de uma família de cirurgiões-dentistas, Dr. Kairalla sabe da importância do CROSP dar um respaldo aos profissionais de todo o estado. Assim, após citar o nome de cada conselheiro, reforçou: “iremos trabalhar juntos nesses próximos dois anos de mandato, para pôr em prática o melhor para a Odontologia, fazendo uma gestão de sucesso por meio de nossas ações. Assim, agradeço a todos vocês, cirurgiões-dentistas, que estão aqui e aos que não puderam estar, mas que representam os mais de 26 mil colegas que nos elegeram, confiando na nossa proposta. Quero dizer a todos os profissionais da Odontologia: cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, auxiliares e técnicos em próteses dentárias, que trabalharemos intensamente para garantir os direitos assegurados pela legislação e resoluções orientadas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelo sistema Conselhos Regionais”.

Após os pronunciamentos, o secretário-geral do CFO entregou os certificados de posse aos conselheiros: presidente, Dr. Rogério Adib Kairalla; secretária, Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo; tesoureiro, Dr. Marco Antonio Manfredini; comissão de ética, Dr. Roberto Shigueru Matsuda; comissão de tomada de contas, Dra. Roberta Suely Siqueira da Silva Spinosa, Dr. João Augusto Sant’Anna, Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri e Dr. Thiago Antunes Cavalca Reis Lobo.


Posse dos diretores regionais e delegados seccionais

Após a posse do Plenário, os 4 diretores regionais e 24 delegados seccionais receberam a certificação de posse dos conselheiros do CROSP. Dr. Manfredini destacou a importância do trabalho deles, que fazem o contato com a sociedade civil, prefeituras e universidades, e garantem a comunicação da Autarquia com suas regiões de atuação.

“Quero dar boas-vindas aos diretores regionais e delegados seccionais que na noite de hoje tomam posse e caracterizam a importância de fazer com o que o CROSP tenha uma abrangência em todo o estado, chegando aos 645 municípios de São Paulo”. Dr. Manfredini, acrescentou, ainda, que em termos populacionais, o CROSP, com quase 180 mil inscritos, equivaleria ao 45º município do estado, em referência ao número de habitantes.

Assim, destacou a responsabilidade do Plenário e dos cargos empossados na noite de terça-feira (2), reforçando que a finalidade do Conselho é a defesa da ética e fiscalização do exercício profissional. Por fim, desejou uma boa gestão a todos.

Confira a lista completa dos diretores regionais e delegados seccionais no site da CROSP.


Posse dos membros das Câmaras Técnicas, Comissões Temáticas e Grupo de Trabalho

Dando sequência à cerimônia desta terça-feira (2), os membros das Câmaras Técnicas, Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho do CROSP receberam o certificado de posse. Eles são responsáveis pelo apoio técnico-científico, essencial para a elaboração e auxílio na criação de folderes e outros materiais de divulgação sobre as ações realizadas nas diversas especialidades e habilitações da Odontologia, além de organizar e promover conferências e fóruns sobre o tema de cada área.

São, atualmente, 24 Câmaras Técnicas de Especialidades, 7 Câmaras Técnicas de Habilitação, 5 Comissões Temáticas e 4 Grupos de Trabalho, que reúnem 362 cirurgiões-dentistas sendo, cada um, referência em sua área.

A secretária do CROSP, Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo, destacou a importância desses integrantes. “É com imensa alegria que hoje empossamos os membros das Câmaras Técnicas, Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho do CROSP. Ressalto que nós precisamos muito do apoio de quem está junto em nossa caminhada. Quero agradecer, em nome do Plenário, o aceite de vocês para trabalhar conosco, pois é um trabalho essencial. Assim, desejo que possamos, nessa gestão, fazer um trabalho para elevar cada vez mais cientificamente o nível da Odontologia brasileira”.

Confira a lista completa das Câmaras Técnicas, Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho no site do CROSP.

Fonte: site CROSP. 


Publicado em 04/04/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.