Planejar Ambientes de Tratamento de Saúde (Parte III)
Artigo de Waldomiro Peixoto – consultor da Woson

O tema ERGONOMIA E BIOSSEGURANÇA, hoje foca em Central de Materiais e Esterilização (CME), com base nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) da ANVISA. Do paciente à CME, a circulação de material deve ser mínima, para reduzir oportunidades de contaminação cruzada. Dentro da CME, o fluxo é "da área suja para a área limpa", fechando no uso ou armazenagem do material estéril.


Plantas baixa e 3D de um ambiente de tratamento odontológico com recursos mínimos. Acesse o link.
ma barreira física. Em cada uma delas, prever equipamentos e dispositivos para facilitar a rotina de expurgo, limpeza, secagem, inspeção visual, empacotamento, esterilização, armazenagem e uso.
Área suja: tampo de pedra e armários, expurgo, cuba funda com dispositivos que impeçam contato manual, pontos de ligação para lavadora ultrassônica, lubrificadora de pontas, seladora e empacotamento. Há quem prefira selar e empacotar na área limpa. Prever piso e paredes com revestimento apropriado e cantos arredondados para facilitar limpeza e desinfecção. Microrganismos adoram ambientes com pouca luz e abafados, então iluminação e ventilação são fundamentais.
Área limpa: exige também cuidados específicos, cuba suficiente para higienização de mãos e pequenos objetos, pontos de ligação e espaço para seladora e empacotamento (caso não seja feito na área suja) e autoclave.
Os POP's, definidos pela RDC 15, 2012, devem ser incorporados na rotina biossegura. Rotina leva à repetição, ao hábito, à excelência, à cultura da biossegurança dentro da clínica. Para a ANVISA, a biossegurança é "um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente." O planejamento de uma clínica deve prever este "conjunto de ações", cujo objetivo é a preservação e valorização da vida.
No próximo artigo, parte IV, falaremos de infraestrutura de elétrica, hidráulica e pneumática em geral. Aguardem.
“Woson. Onde há excelência, a revolução acontece”.
Publicado em 03/10/2022.

O olhar do Especializando: aprender transformando vidas
Segundo eles, escolher a Implantodontia como especialidade é investir em uma carreira sólida, tecnológica e centrada no ser humano

Para reabilitar sorrisos e resgatar auto estima, dentistas se especializam em Implantodontia
Cada paciente reabilitado mostra o verdadeiro sentido da profissão, ressalta o prof. Dr. Jorge Liporaci- coordenador do curso de Implantodontia da FAO-APCD Ribeirão Preto

Há tempo de avaliar resultados do 1º semestre e, se necessário, ajustar rotas
Hora de retomar o ritmo, redobrar os esforços para alcançar as metas criadas para 2025
(16) 3630-0711