Pioneirismo Woson na Odontologia em Autoclaves Classe B a Vácuo e Biossegurança Responsável

Pioneirismo Woson na Odontologia em Autoclaves Classe B a Vácuo e Biossegurança Responsável

Com a aprovação da Norma ABNT NBR 11817:2023, que cancela e substitui a ABNT NBR 11817:2001, inevitavelmente a biossegurança responsável vai virar a chave no Brasil, a partir do momento em que a ANVISA adotar suas orientações técnicas.

As autoclaves gravitacionais, comuns no mercado hoje e de ampla aplicação no ambiente de tratamento odontológico, poderão ser utilizadas apenas para esterilização de material sólido de superfície contínua e de uso imediato. Para esterilização de materiais de maior desafio como ocos, acanulados, porosos, instrumentos rotativos que possuam dutos, rolamentos e engrenagens, muito presentes em especialidades críticas, deverão ser processados em autoclaves a vácuo, Classe B, com injeção de vapor saturado de qualidade entre 97% de vapor e 3% de umidade, obtida a partir de água esterilizada com alto grau de pureza e baixa condutividade em torno de 10 micro-Siemens.

A WOSON, fundada em 1985, é pioneira em autoclaves a vácuo de bancada de até 01 Unidade de Esterilização (1UE), com capacidade de 2 a 45 litros, apropriadas e recomendadas para consultórios odontológicos, clínicas integradas, postos de saúde, laboratórios, faculdades de odontologia e centros médicos, seguindo a Norma EN13060:14, base para a ABNT 11817 acima referenciada. Este é um dos motivos pelos quais a Woson é considerada pioneira em autoclaves Classe B a vácuo no mercado brasileiro. Suas autoclaves a vácuo operam com:

-    Tecnologia digital de alto rendimento,
-    Ampla faixa de programas de esterilização, para quaisquer materiais autoclaváveis e recomendáveis como tal pelo seu fabricante. Inclusive programa Príon; 
-    Geração e injeção de vapor saturado com referência 97% x 3% conforme normas internacionais; 
-    Vácuo de 80 kPa antes da fase de esterilização, gerado por potente e silenciosa Bomba de Vácuo de cabeçote duplo;
-    Qualidade de pressão e temperatura controlada e estabilizada por sensores microprocessados de alta precisão durante a fase de esterilização;
-    Filtro hidrófobo bacteriológico de 22µ durante o processo de secagem a vácuo, com manutenção absoluta da esterilidade do material processado; 
-    Registro eletrônico automático em pendrive ou mini impressora dos dados completos do processo de esterilização;
-    Emissão de relatórios de segurança anexados ao prontuário do paciente; 
-    Testes de validação Bowie & Dick, Helix e de Vácuo (leak-test).


O processo de esterilização das autoclaves a vácuo Woson é completamente automatizado, protegido contra falhas humanas de operação. Praticidade de operação, tudo muito intuitivo para o operador, que pouco interfere no processo, por ser tudo automático. Completa segurança e proteção do usuário e paciente, por serem as autoclaves produzidas conforme padrão europeu de qualidade regido por rigorosas normas. Qualidade excepcional de esterilização, decorrente da utilização de temperatura controlada por sensores de temperatura PT1000 e microprocessados de pressão. Um produto de alto padrão internacional utilizado pelos profissionais mais exigentes de mundo inteiro.

Faz parte do pioneirismo Woson a educação continuada, através do Blog Woson em canal aberto, de livre acesso para quem quiser consultar, onde existem contínuas discussões sobre todos os temas que envolvem a esterilização a vácuo, escritos por profissionais habilitados, profundos conhecedores do assunto, como protocolos de esterilização, saturação de vapor, limpeza, enxágue, secagem, embalagem, acondicionamento, teste Bowie Dick, teste de vácuo (leak test), diferenças entre processos gravitacionais e a vácuo, categorização B, N e S baseada nas normas oficiais, princípios básicos de esterilização, planejamento de ambientes de centrais de esterilização etc. Enfim, tudo que o usuário precisa saber está no Blog à sua disposição, pois a Woson entende que deve haver compromisso com informação de qualidade comprovada. A mudança de paradigma exige nova cultura e novos parâmetros de qualidade, exige novas referências e novos conceitos.

Mas tem muito mais. A segurança do usuário e a certeza de que os valores investidos em proteção de seus pacientes são por demais importantes e a educação continuada são os fatores responsáveis pelo pioneirismo Woson. Outro fator é mudança de paradigma no atendimento pós-venda ao usuário. Produto garantido pela mais completa assessoria técnica, tele assistência e serviços de pós-venda online que reduzem custo e economizam tempo do usuário, beneficiado pela mais longa garantida do mercado sobre todos seus componentes sem restrições. Não existe restrição de garantia para nenhum componente, tudo tem garantia total de 24 meses. Quem faz melhor pode garantir mais.

Em suma, pioneirismo não se consolida somente com quem surgiu primeiro, mas com quem pensa e age sistemicamente em primeiro lugar visando benefícios e segurança de profissionais e pacientes em todos os sentidos. A especialidade da Woson é cuidar da saúde das pessoas e isso se aplica à sua missão com biossegurança responsável desde quando iniciou suas atividades nos Anos 80 e hoje presente, de forma consistente, no Brasil, a partir de 2017. Por isso, a Woson é a marca recomendada por quem mais tem credibilidade: quem usa.

Pioneirismo e liderança no segmento de autoclaves a vácuo no Brasil, praticando o conceito de biossegurança responsável, é fruto de muito trabalho e dedicação continuada há muitos anos. E o mercado tem demonstrado esse reconhecimento atestado pela aprovação da marca e seu alto índice de satisfação. 
 

 

Woson - Liderando inovação.
Outros artigos no blog: www.blogwoson.com.br

 

Publicação da Revista APCD Ribeirão 
Edição: fevereiro 2024


Publicado em 04/03/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.