Pesquisa – Endodontia

A importância do tempo e qualidade na reintervenção endodôntica. Tese de doutorado da CD Eloá Bicego Pereira

Pesquisa – Endodontia
Foi realizada, no dia 27  de maio, a defesa de tese de doutorado de Eloá Bicego Pereira desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Piracicaba- Unicamp. 
Parte da  pesquisa intitulada “Perfil das comunidades microbianas e de formação de biofilme de Enterococcus faecalis isolados de canais radiculares de dentes submetidos ao retratamento endodôntico”, foi realizada na Medizinische Universität Innsbruck – Áustria. 
A defesa online do doutorado contou com  participação da orientadora Profa. Dra. Brenda P. F. A. Gomes, da orientadora do exterior Profa. Dra. Debora C. Coraça-Huber, e dos membros da banca examinadora Profa. Dra. Janaina Sardi, Profa. Dra. Maraísa Delboni, Prof. Dr. Marcos S. Endo, e da Profa. Dra. Flaviana B. de Andrade; além de familiares e amigos. 
“Através de minha pesquisa do doutorado, feito parte na Universidade de Medicina de Innsbruck, na Áustria, vimos que os canais bem tratados e restaurados, possuíam uma variedade de microorganismos, com capacidade de multiplicar, formar biofilme e gerar um insucesso. A resposta clínica que tivemos é que durante o planejamento de uma nova reintervenção protética, o tempo e qualidade do tratamento endodôntico, deve ser levado em consideração, para evitar a perda do trabalho protético e do elemento dental”, conta ela sobre os resultados da pesquisa.
 
Defesa de tese feita online.
 
 
TRAJETÓRIA
Graduada pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Eloá Pereira iniciou sua carreira na odontologia, em 2010, na FOP-Unicamp, realizando sua iniciação científica com a Profa. Dra. Lívia Tenuta, na área de Bioquímica, com co-orientação do Prof. Dr. Jaime Cury.
 Desde então interessada na área acadêmica, obteve duas bolsas de iniciação científica PIBIC, o que lhe possibilitou frequentar congressos nacionais e internacionais, despertando ainda mais seu interesse. Participou de congressos de grande impacto durante a graduação, entre eles IADR Foz do Iguaçú 2012, IADR Seattle 2013, SBPqO 2013; tendo assim contato com grandes nomes da odontologia. 
Durante a sua   graduação participou do PAD (Programa de Auxílio ao Docente), na Endodontia, com financiamento, orientado pela Profa. Dra. Brenda P. F. A. Gomes. Ao final da sua graduação teve o convite para entrar na área de Endodontia, com estágio no laboratório. 
Em 2014, foi fazer sua especialização em Itapetininga, na escola conhecida pelo seu fundador, Prof. Dr. Francisco José de Souza-Filho, contando com professores referência, Prof. Dr. Luiz Valdrighi e Prof. Dr. Patrick Baltieri, grandes nomes na Endodontia, que lhe despertaram ainda mais o interesse pela Endodontia clínica. 
“Me sinto muito sortuda por tê-los como professores e amigos, com uma bagagem extensa e referenciada por todos na área acadêmica e clínica”, comenta ela. 
Em 2015, teve a grande felicidade de entrar no mestrado em Endodontia, na FOP-Unicamp, com orientação da Profa. Dra. Brenda P. F. A. Gomes, realizando a pesquisa clínica-laboratorial, com objetivo de investigar o perfil microbiológico dos canais de dentes submetidos ao retratamento endodôntico por motivos protéticos.
 A publicação da dissertação de mestrado em revista internacional de alto impacto, foi um incentivo para o doutorado para aprofundar estes achados, culminando na sua tese de doutorado defendida online, no dia 27 de maio 2021.  
 “Sou muito grata pela minha caminhada acadêmica, e muito focada na associação da minha carreira como endodontista e professora acadêmica, visto que o ensino só é possível se sabemos como a realidade clínica realmente ocorre”, frisa Eloá.
 
FONTE: Revista APCD – Ribeirão 
Edição 316 - Junho 2021
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.