Ortopedia Funcional dos Maxilares
Como, quando e por quê? Esse o tema abordado pelo prof. Eduardo Paiva no Ortoday
A Ortopedia Funcional dos Maxilares tem seu foco no diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face. Atua removendo interferências indesejáveis, propiciando estímulos adequados para o sistema estomatognático, agindo diretamente sobre o sistema neuro muscular. A afirmação é do prof. Eduardo Paiva, que abordou o tema “OFM: como, quando e por quê?” no Ortoday, coordenado pela equipe de Ortodontia da APCD-RP. O prof. Eduardo Paiva abordou os princípios que regem esta especialidade e as vantagens desta abordagem terapêutica tanto para o paciente como para o profissional.
De acordo com o prof. Eduardo, em Ortopedia funcional, o “como tratar” envolve uma abordagem personalizada que considera as necessidades individuais de cada paciente, priorizando não somente a correção dos dentes, mas procurando focando as causas subjacentes dos problemas de oclusão, levando em consideração fatores como postura, respiração e a função de todo sistema. Por isso, muitas vezes, o tratamento pode e deve contar com a ajuda de outros profissionais de saúde, como médicos otorrinos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Quanto ao “quando tratar” na OFM enfatiza a intervenção precoce, especialmente em crianças em fase de crescimento.
“A correção de problemas de oclusão enquanto o desenvolvimento facial ainda está em andamento pode resultar em resultados mais eficazes e estáveis. Devem também ser considerados outros fatores como o risco de trauma aos incisivos nos casos de projeção destes e os fatores psicossociais”, pontua ele.
Mas, “por que tratar” com a Ortopedia Funcional dos Maxilares? Segundo o professor, a resposta a essa pergunta reside na compreensão de que os problemas de crescimento e desenvolvimento podem não apenas afetar a oclusão e a estética do sorriso, mas também ter um impacto negativo significativo na saúde geral de nossos pacientes.
Foram apresentados casos clínicos tratados ao longo de mais de 20 anos atuando com Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Publicado em 19/10/2023.
Aqui na APCD Ribeirão é tempo de fazer uma reflexão sobre as conquistas de 2024
Eis que chega dezembro, tempo de comemorar, desejamos a todos um santo natal e boas festas
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
(16) 3630-0711