ORTODAY abordagens atuais da Ortodontia na FAOA Ribeirão
Entre os temas O diagnóstico e planejamento 3D nos tratamentos com Ortodontia híbrida
A APCD Ribeirão Preto, promoveu nos 27 e 28 de setembro, o ORTODAY. Coordenou o evento a equipe de Ortodontia da FAOA – Polo Ribeirão Preto, na rua Casemiro de Abreu, 660. Foram quatro palestras com temas atuais, abordados por experts no assunto e contou com a participação de alunos e ex-alunos do curso de Ortodontia, além de profissionais interessados nos avações da especialidade.
No dia 27 setembro (quarta feira), a Dra. Selly Sayuri Suzuki abordou o tema “O diagnóstico e planejamento 3D nos tratamentos com Ortodontia híbrida”. No período da tarde das 14:00 as 17:30 - Erick Ricardo discorreu sobre “Cirurgia Ortognática”.
No dia 28 setembro (Quinta feira), a professora Nicole Bettiol falou sobre o tema: “ A interdisciplinaridade entre a Harmonização Orofacial e a Ortodontia.
A tarde, o professor Eduardo Paiva focou no tema “Ortopedia Funcional dos maxilares: Quando e por quê?”
O diagnóstico e planejamento 3D nos tratamentos com Ortodontia híbrida
Combinar as ferramentas para diagnóstico e planejamento com as técnicas aplicadas para o tratamento ortodôntico, essa foi a abordagem da profa.Dra. Selly Sayuri Suzuki.
Existe uma tendência entre os profissionais usar as ferramentas digitais e hoje o profissional pode solicitar as tomografias computadorizadas de feixe cone e com a radiografia 3 D, que fornece muito mais informações possibilita um diagnóstico preciso, um planejamento adequado, levando em conta as características de cada paciente. Combinado a isso existe também na Ortodontia uma tendência de sair dos aparelhos fixos, tradicionais, para os alinhadores removíveis, estéticos. A afirmação é da professora Selly Sayuri Suzuki.
Segundo ela, para os profissionais que conhecem bem a mecânica dos fixos, é muito difícil migrar para os alinhadores, por dois motivos: para o próprio ortodontista fazer em seu consultório demanda além de investir em equipamento e softwares, aprender a trabalhar com eles ou por outro lado precisa delegar para empresa de sua confiança e melhor interação, para assegurar que obtenha o que foi solicitado.
De acordo com a professora Selly, fazer um diagnóstico preciso com a tomográfica computadorizada e combinar as técnicas fixas com os alinhadores, ainda em evolução, é a melhor forma de entregar ao paciente resultados efetivos, o que hoje é chamada Ortodontia hibrida.
“Para o paciente haverá menos tempo de tratamento, mais conforto e precisão”, ressalta ela, acrescentando “Não podemos nos restringir a uma técnica apenas, muito embora, a realidade de muitos profissionais em determinadas cidades do Brasil não permita essa combinação. Os resultados serão os mesmos, desde que haja um bom diagnóstico e um bom conceito para o planejamento adequado”, pontua ela.
Publicado em 16/10/2023.
Com a palavra o professor Brufato Ferraz, ministrador da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra o professor Dr. BRUFATO FERRAZ. Mestre e Doutor em Endodontia pela FORP-USP
Com a palavra a professora Lívia Fiorin, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora DRA LIVIA FIORIN, Mestra, Doutora e especialista em Reabilitação oral
Com a palavra a professora Nicole Bettiol, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora Dra. NICOLE BETTIOL, Mestra e Doutora em Ciências pela FORP/ USP. Especialista em Harmonização Orofacial
(16) 3630-0711