Odontologia o Gogle e a Odontologia

Por Francisco Carlos Rehder Neto - Marketing and Sales Healthcare Executive

Odontologia o Gogle e a Odontologia

Metade do dinheiro que gasto com publicidade é desperdiçado. O problema é que não sei qual metade!

A frase acima é de um renomado varejista norte americano chamado John Wanamaker e muito além da chamada indicação, o famigerado "boca a boca", os investimentos na captação de pacientes na área da Saúde é hoje uma jornada complexa frente aos inúmeros pontos de contato que você e sua marca podem ser encontrados, todavia, uma delas em especial é extremamente poderosa de modo que conhecê-la tende a ser fundamental para o sucesso do seu negócio e sim, estamos falando do Google.

Atualmente, é lugar comum dizer que seu negócio precisa estar na internet e sendo você um prestador de serviços na área da saúde, que possui uma empresa, seu Consultório ou Clínica, precisa estar indexado de modo a ser "encontrado pelo Google". Também é muito comum que os profissionais deem mais atenção a outras mídias sociais como por exemplo o Instagram com postagens, criação de conteúdo, buscando engajamento e seguidores para gerar valor para sua marca, sua empresa e até mesmo para satisfazer seu ego. Não vou negar que Facebook, Instagram e TikTok são ferramentas de relevância para o desenvolvimento de seu negócio e se você gera conteúdo nessas plataformas, ótimo, você está no caminho certo e você também tem ciência o quanto do seu tempo é investido para gerar esse conteúdo. E sendo um investimento é importante buscar mensurar seu retorno, correto?

Mas voltemos ao Google, essa ferramenta que em algumas situações tem negligenciada sua utilização ou que em mu itas vezes é subutili zada frente a todos os recursos que pode oferecer. Por exemplo: Qual a chance de uma pessoa procurando por um serviço específico ir ao Google consultar informações sobre essa demanda? Uma pessoa que busque por serviços estéticos; harmonização; implantes ou que eventualmente precise de um plantão 24 horaTs para uma situação de urgência? É possível imaginar uma pessoa em seu smartphone fazendo nesse exato momento buscas com essas indagações ao Google, não é mesmo?

Nesse contexto, falando especificamente sobre o Google Meu Negócio, esta é uma ferramenta gratuita, responsável por exibir sua empresa na pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+ e que pode ser facilmente configurada de modo a informar a sua geolocalização no Google Maps ; seu horário de funcionamento ; as formas de contato; a presença de estacionamento ; fotos da clínica; os serviços especializados; equipe e profissionais; integração ao Google Street View, bem como comentários e feedbacks de pessoas que fizeram uso e que podem compartilhar sua experiência. De modo geral o Google Meu Negócio é um propagandista gratuito na maior plataforma de buscas do mundo onde você pode fornecer uma séria de informações que tendem a influenciar o futuro consumidor para que ele faça de alguma forma, contato com sua empresa. Ter Google Meu Negócio configurado para sua Clínica é uma forma de você ter 24 horas por dia; sete dias por semana a sua empresa impactando possíveis clientes que façam interação com o Google na buscar por serviços odontológicos e trabalhar bem essa ferramenta pode lhe render novos pacientes praticamente todos os dias.

Uma segunda ferramenta que você pode fazer é o Google Ads que é uma plataforma que pode ser acionada para intensificar sua presença na internet através de diferentes modalidades de anúncios onde, no caso da Odontologia, a mais empregada é a modalidade Rede de Pesquisa, que basicamente é um formato de anúncios condicionados a uma busca por palavras chave que estão parametrizadas e condicionadas ao buscador do Google; ideal para fazer sua clínica aparecer logo na primeira página do buscador, ou pelo menos se mostrar como sugestão para um determinado assunto buscado. O Google Ads é um recurso pago, porém, diferente do nosso varejista John Wabamaker, a plataforma permite que você tenha controle total sobre onde e como o dinheiro está sendo aplicado, podendo ter relatórios de alcance, número de vezes que o anuncio foi exibido, número de cliques, perfil, etc, etc. O Google Ads, apesar de simples e intuitivo para ser configurado, ele exige um pouco de conhecimento e caso você não esteja disposto a se aventurar, há muitas empresas que podem montar o planejamento de mídia conforme a sua estratégia de divulgação e modalidade de anúncios.

Bill Gates uma vez disse que no futuro irão existir dois tipos de empresas, as que fazem negócios através da internet e as que estarão fora dos negócios. Se você tem um negócio, você precisa apresentá-lo ao Google, ele precisa conhecê-lo. Trabalhar a Experiência do Cliente é fator primordial para o sucesso de qualquer negócio, criar uma experiência simples no momento da Consideração por parte do Consumidor e prover um atendimento ágil e capacitado no momento do primeiro contato certamente tende a ser o divisor de águas entre um negócio que prospera e um outro que não. O boca a boca tem um limite; as páginas amarelas ficarão no passado, não importa o quão bom seja o seu produto ou serviço, ele precisa ser encontrado e o Google nesse mundo digital e conectado é senão o mais importante, certamente o mais relevante para estar presente.


Publicado em 08/08/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.