Odontologia de Mínima Intervenção, por meio da Infiltração Resinosa com ICON-DMG, no tratamento de cáries incipientes e nos defeitos de formação do esmalte (Manchas Brancas)
Prof. Dr. Dr. Laurindo Borelli Neto, vice presidente de Qualidade e Educação da DMG do Brasil

Você sabe o que são Manchas Brancas ou Defeitos do Esmalte Dental? Sabe como tratar? Tem conhecimento para explicar essa situação ao seu paciente
Cada vez mais estamos nos deparando atualmente, com situações clínicas que não são cáries ou doenças periodontais, mas sim os sintomas da Síndrome do envelhecimento precoce bucal, com alterações, por exemplo, de diferentes tipos de desgaste e problemas oclusais, porém além desses, de caráter altamente relevante em todo o mundo, estamos nos defrontando com uma série de defeitos de formação do esmalte dentário, o que leva às manchas dentais e, em muitas situações, perdas estruturais importantes.....mas o que são estas “manchas brancas”?
Na verdade as manchas são efeitos ópticos, onde devido a má formação deste esmalte, ele absorve mais luz e reflete pouco, diminuindo-se o índice de refração e, com isso, dando-nos a percepção da mancha.
Existem diferentes defeitos de formação do esmalte que levam ao aparecimento das manchas brancas, além da própria cárie incipiente.
Os defeitos de formação de esmalte podem ser por meio de:
HIPOPLASIAS: O trauma nos dentes decíduous podem acarretar a Amelogenêse na sua fase de deposição da matriz do esmalte, acarretando na falta de produção do mesmo e, portanto, um defeito Quantitativo.
HIPOMINERALIZAÇÕES: É um defeito na fase de Mineralização (ou Calcificação) do esmalte, portanto o dente está totalmente formado, mas com a qualidade de estrutura mineral comprometida, portanto é um defeito Qualitativo. Podem ser agrupados em: Fluorose ou HMI (HOPT/HMD (HSMD)
Um mesmo dente pode ter mais de um tipo de defeito de esmalte, e cada um deles possuem profundidades diferentes, portanto o correto diagnóstico irá nos proporcionar uma correta decisão para o protocolo clínico a ser utilizado por meio da infiltração resinosa ICON / DMG.
Fonte: Prof. Dr. Dr. Laurindo Borelli Neto, vice-presidente de Qualidade e Educação da DMG do Brasil
Artigo publicado na Revista APCD Ribeirão – edição março 2023
Publicado em 23/03/2023.

Você, associado da APCD Ribeirão Preto, já conhece essa oportunidade imperdível?
A Gnatus, referência em equipamentos odontológicos, firmou uma parceria exclusiva com a APCD para oferecer condições especiais em suas compras!

Hipertensão Arterial: Pressão alta pode impactar a saúde bucal
Estudos recentes apontam uma relação direta entre a pressão alta e a saúde bucal, especialmente no que diz respeito às doenças periodontais

Curso intensivo de Disfunção Temporomandibular com Prof. Dr. César Bataglion e profs convidados
O Curso de Imersão com ministradores com ampla experiência em DTM, apresentará várias terapias atuais da especialidade
(16) 3630-0711