O Brasil conta dom 420 cirurgiões-dentistas no Brasil inscritos nos conselhos de regionais, sendo 114 mil inscritos no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

Dr. Rogério Adib Kairalla, aproveita a data para destacar que a Autarquia sempre tem acompanhado a evolução da Odontologia, para garantir suporte aos profissionais inscritos

O Brasil conta dom 420 cirurgiões-dentistas no Brasil inscritos nos conselhos de regionais, sendo 114 mil inscritos no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

Atualmente, o Brasil conta com mais de 420 mil cirurgiões-dentistas inscritos no Sistema Conselhos Regionais. São Paulo é o estado com maior número, são mais de 114 mil profissionais registrados no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). Algo impensado há 140 anos, quando, no dia 25 de outubro de 1884, foram criados os primeiros cursos de Odontologia do país, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, conforme o Decreto nº 9.311, data que estabeleceu o Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado todos os anos.

Os profissionais brasileiros, maioria no ranking mundial em números absolutos, são considerados um dos melhores do mundo. E isso se deve à excelência com que a Odontologia nacional é praticada, sempre desenvolvida com ética e respeito, buscando as melhores opções de tratamentos para os pacientes.

Ao longo de mais de um século, a Odontologia evoluiu e se aperfeiçoou em todas as suas especialidades e habilidades, sempre pautada em base científica e pesquisas acadêmicas, o que contribuiu incessantemente para o avanço da área.

Nesse sentido, o CROSP, desde sua criação em 1960, por meio da promulgação da Lei 4.324/1964, que instituiu o Conselho Federal de Odontologia (CFO), vem investindo cada vez mais na comunicação direta com seus inscritos, a fim de reforçar a importância de exercer a profissão baseado nos preceitos éticos, inclusos no Código de Ética Odontológica (CEO).

O presidente do Conselho, Dr. Rogério Adib Kairalla, aproveita a data para destacar que a Autarquia acompanhou e acompanha a evolução da Odontologia, para garantir suporte aos profissionais inscritos. “Na última década, praticamente inteira, com exceção de três anos, estive em diferentes cargos na Plenária do CROSP. Esse período me possibilitou acompanhar a evolução do Conselho e entender as ações pertinentes para a Odontologia”.

“O CROSP precisou se adaptar ano após ano, principalmente com os avanços que a Odontologia viveu com frequência nas últimas décadas, seja nos consultórios e clínicas odontológicas, nos instrumentais e aparelhos com novas tecnologias para diagnóstico e tratamento e nas novas áreas de atuação da Odontologia”, complementa o presidente.

As universidades públicas e privadas, responsáveis pela formação dos novos profissionais, também têm se atualizado para garantir melhores currículos e formação aos futuros cirurgiões-dentistas. “Como presidente do CROSP, acredito que seja de suma importância construir uma relação próxima com o cirurgião-dentista desde a fase da graduação, para que eles se familiarizem com a futura relação com seu conselho de classe, entendendo a necessidade de exercer e promover uma Odontologia ética e comprometida com a Ciência. Como professor universitário, acho imprescindível estar atento à formação dos novos cirurgiões-dentistas e incentivá-los a estarem sempre se atualizando nas diversas especialidades odontológicas”, disse Dr. Kairalla.

Atuar em parceria com as entidades de classe, como a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO)  e as demais Sociedades de especialidades constituídas, também são essenciais para a evolução da profissão, pois, juntas, buscam mais valorização dos profissionais da Odontologia e, consequentemente, beneficiam a população, seja por meio da realização de campanhas educativas, principalmente no reforço da importância de manter a saúde bucal como prevenção de patologias orais, ou da melhoria nos atendimentos nas diversas áreas da Odontologia.

Outro grande avanço da área, pontuado por Dr. Kairalla é o acesso da população aos tratamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Atenção Básica (PNAB), que atende centenas de famílias brasileiras em mais de cinco mil municípios do país.

Dessa forma, o presidente do CROSP ressalta que a Odontologia brasileira já percorreu e ainda percorre um grande caminho e os cirurgiões-dentistas, junto das profissões auxiliares da Odontologia, auxiliares e técnicos em saúde bucal (ASB e TSB) e auxiliares e técnicos em prótese dentária (APD e TPD), são responsáveis pela evolução da área.

“Me sinto imensamente feliz e realizado por escolher ser cirurgião-dentista. Quando vejo um paciente com sua saúde bucal reabilitada e um sorriso saudável no rosto, lembro o porquê de ter escolhido essa nobre profissão. Hoje, no Dia do Cirurgião-Dentista, quero parabenizar todos os colegas cirurgiões-dentistas, do clínico geral aos habilitados e especialistas nas diversas áreas de atuação da Odontologia, que desempenham tão grandiosamente os atendimentos odontológicos aos mais diversos públicos. Destaco aqui, também, os colegas professores universitários e pesquisadores que valorizam a ciência e se dedicam na formação dos novos profissionais, como também os cirurgiões-dentistas que realizam trabalhos voluntários. Enfim, em nome de todo o plenário do CROSP, parabenizamos os mais de 114 mil cirurgiões-dentistas pelo dia e pela contribuição que têm feito para Odontologia e a dedicação de grande parte do seu tempo a cuidar da saúde bucal da população!”. 


Publicado em 25/10/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.