O açucar é o grande vilão da saúde bucal infantil? Mitos e verdades, segundo especialista
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 43% dos pequenos apresentam cáries no início da infância. Saiba como proceder!
A saúde bucal é um aspecto fundamental do desenvolvimento infantil, impactando não apenas a dentição, mas também a nutrição e a autoestima das crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 43% dos pequenos apresentam cáries no início da infância. Esse dado mostra o quão importante é abordar o tema com os pais para que eles estejam atentos aos cuidados bucais desde os primeiros meses de vida.
A ortodontista Dra. Luiza Rebelo Roth Ayub, explica sobre a importância de cuidar da boca desde os primeiros meses de vida e desmistifica algumas crenças populares sobre o assunto.“A saúde bucal é essencial não apenas para garantir dentes saudáveis, mas também para a nutrição e o desenvolvimento geral da criança. O cuidado com a saúde bucal começa antes mesmo da erupção dos dentes. Uma boa higiene previne cáries, gengivite e outras doenças bucais, além de estabelecer hábitos saudáveis para a vida toda”, explica.
4 MITOS E VERDADES
Cáries em dentes de leite não são importantes! “Isso é uma falácia. As cáries podem afetar os dentes permanentes que estão se formando e também impactar a autoestima da criança”, alerta Dra. Luiza. A dentista recomenda que a primeira visita ao dentista ocorra entre 6 meses e 1 ano de idade. “Levar a criança ao dentista desde cedo ajuda a criar familiaridade e evita medos futuros.”
Meu filho sempre escovou os dentes sozinho! Os pais desempenham um papel importante na manutenção da saúde bucal dos filhos. Dra. Luiza enfatiza a importância da supervisão durante a escovação e do uso do fio dental.
A alimentação interfere para uma saúde bucal saudável? “O açúcar não é o vilão, mas uma dieta equilibrada é fundamental para prevenir cáries, além de garantir que a criança receba todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável”.
A saúde bucal interfere na saúde geral? A dentista também destaca as consequências de uma má higiene bucal, que podem incluir cáries, gengivite e até impactos na fala e na mastigação. “A saúde bucal tem um papel significativo na saúde geral da criança. Infecções bucais podem afetar a nutrição e o desenvolvimento físico, além de impactar a saúde emocional”, explica Dra. Luiza.
Sinais de problemas dentários, como dor de dente, gengiva inflamada e mau hálito persistente, não devem ser ignorados. “Esses podem ser indícios de problemas que precisam ser tratados. Cuidar da saúde bucal é garantir que nossos pequenos cresçam com sorrisos saudáveis e autoestima elevada. Iniciar essa jornada desde cedo pode fazer toda a diferença no futuro”, conclui a especialista.
Publicado em 03/01/2025.
Tratamento com Peeling: entenda os benefícios, indicações e cuidados
Esse foi o tema de aula teórica e prática no Curso de Especialização em Harmonização Orofacial da FAOA-Ribeirão Preto
Conselho Federal de Odontologia leva ampla programação de debates e serviços para 42ª edição do CIOSP
Durante os quatro dias de evento, a ARENA CFO abordará temas como sustentabilidade, segurança do paciente, humanização do atendimento odontológico, avanços nas diversas áreas da Odontologia, entre outros
As expectativas de concluintes do curso de Cirurgia Buco Maxilo Facial são superadas
Conheça o conteúdo pelo site: www.apcdrp.com.br . Interessados reservem vagas pelo fone (16) 3630 0711
(16) 3630-0711