Muito foi realizado na APCD-RP

Os desafios inspiraram e os resultados foram os melhores

Muito foi realizado na APCD-RP

Em 2021, apesar dos desafios impostos pela Pandemia, na APCD-Ribeirão muitas realizações. A Escola de Aperfeiçoamento Profissional, nos abres e fecha, quando das atividades presenciais permitidas movimentou a associação com diversos cursos, palestras, Hands On, além de muitas reuniões de diretoria e da EAP. para definir ações e atividades em prol da classe e da Odontologia.
 


JANEIRO 2021

CRONOGRAMA DE CURSOS É LANÇADO – EAP mantém ritmo para terminar cursos iniciados em 2020 em tempo de Pandemia. Abre inscrições para alguns cursos de aperfeiçoamento

CROSP LANÇA E-BOOK - Melhores práticas na publicidade odontológica. material de apoio, esclarece pontos relacionados à publicidade e comunicação na odontologia



FEVEREIRO DE  2021

PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM VACINA - Profissionais de saúde recebem 1ª dose da vacina CoronaVac, no Centro Médico e na AORP. Fila enorme de profissionais de várias categorias para receber as suas doses de esperança.

ENTREVISTA COM MARCOS CAPEZ - o presidente do CROSP descreve as muitas ações do Conselho em tempo de Pandemia. 



MARÇO

MÊS DA MULHER - A APCD-Ribeirão homenageia as cirurgiãs Dentistasfalando sobre a presença marcante das na Odontologia. Mulheres de garra contam um pouco história: Marlei Seccani, Graciela Mazzei (CDs) e Lucinéia Leite de Rezende Martinelli (TPD).

 


 

 

2ª DOSE DA CORONAVAC - Profissionais de saúde receberam a segunda dose da vacina CoronaVac, nos dias 25 e 26 de fevereiro, na Recreativa e na AORP. 
“Estamos vendo todos trabalhando com dedicação, mais que isso com amor, porque sabem que estamos participando de um momento histórico, importantíssimo para ganhar essa batalha, nesta luta contra o coronavirus”, disse Dr. Sandro Scarpelini - secretário da Saúde de Ribeirão Preto.
 

 


 
ABRIL DE 2021

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - Ações para valorização da saúde bucal. Dia Mundial da Saúde é comemorado dia 20 de março. APCD-Ribeirão chama a atenção para o lema definido pela Federação Dentária Internacional (FDI) para o Dia Mundial da Saúde Bucal no período de 2021 a 2023 é: “Tenha orgulho da sua boca”. Com este apelo, a FDI espera motivar as pessoas a valorizar e cuidar das suas bocas.




 

Dr. Regis Peporini – pres. Da APCD-RP alertou para a necessidade de conscientizar a todos que a saúde bucal está ligada diretamente à saúde geral, podendo, inclusive, trazer complicações com doenças sistêmicas.

Dr. Artur Martini- chefe da Divisão Odontológica da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto enfatizou que todo brasileiro pode receber assistência odontológica gratuita pelo SUS. Para isso, as UBS contam com equipes de Saúde Bucal.

 

MAIO DE  2021

DIA DAS MÃES – a APCD Ribeirão Preto homenageia SUPER MÃES que superam os limites, cuidam dos filhos, são exímias profissionais, exemplos de superação. Homenagem especial feita através do depoimento das mães as Cirurgiãs-dentistas a Cristiane Aparecida Nogueira Bataglion, Cátia Janjácomo Martini, Kelli Marques Paiva, Rejane Barbiere Marques e a auxiliar e técnica em saúde bucal, Lady Laura Reis Alves Ferreira.

Entre elas um consenso: “Ser mãe é algo de grandioso, transforma, faz crescer; os filhos dão a motivação para ser cada vez melhor.
 


INFORME DO CROSP - Um relato sobre as ações do CROSP em prol da vacinação dos Cirurgiões-Dentistas junto às autoridades estaduais e municipais em todo estado de São Paulo.

 

JUNHO DE 2021

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL EM ALTA - A Harmonização Oro Facial mesmo com a pandemia continua sendo procurada. Destaque para as motivações para isso, enfatizando que na Odontologia a estética e função caminham de mãos dadas, exigindo uma atuação multidisciplinar. Para atender a demanda de mercado, a APCD Ribeirão Preto abre inscrições para a 2ª turma.
 


 
FORMADA TURMA DE CAPACITAÇÃO EM IMPLANTES COM 100 % APROVAÇÃO - Formada a turma do Curso de Aperfeiçoamento de Capacitação em Implantes. Todos os alunos agradecendo pelo aprendizado.


 

JULHO DE 2021

LENTES DE CONTATO E O ARTIGO DO PROF. ANDRE MINTO. Destaque de capara as lentes “nada mais são do que facetas de pequena espessura (entre 0,2 e 0,5 milímetros”. segundo ele, o termo “lentes de contato” foi cunhado porque, dada à pequena espessura, elas são extremamente translúcidas.



 
ENTREVISTA COM ARTUR MARTINI – CHEFE DA DIVISÃO ODONTOLÓGICA - Discorreu sobre o atendimento odontológico em Ribeirão Preto.  Martini destacou o significativo trabalho dos profissionais de Odontologia no tempo de Pandemia: vacinação, o atendimento das urgências e emergências e das equipes de Saúde da Família (ESF)

 

AGOSTO DE 2021

FORMADA 1ª TURMA DE ESPECIALISTAS DO CURSO DE HARMONIZAÇÃO OROFACIAL - O Curso foi ministrado pela equipe do Instituto Levy Nunes. Os novos especialistas revelam entusiasmo com o aprendizado adquirido para atender uma demanda em crescimento.

De acordo com Levy Nunes: “Um sonho realizado, juntamente com a APCD Ribeirão Preto, fomos pioneiros nesta jornada. Fizemos a história acontecer”.



 
HOMENAGEM AOS PAIS - A APCD Ribeirão Preto homenageou os pais matéria feita com os pais cirurgiões-dentistas: Paulo Alves Oliveira, Artur Martini e Ricardo Alexandre Junqueira Calzzani.

PARA OS PAIS - ser pai é uma graça e uma responsabilidade motivadora, além de oportunidade de muito aprendizado. FILHOS - Gratos ressaltam ser os seus pais referência, inspiração e exemplo.



 

SETEMBRO /2021

A IMPORTANCIA DO IMPLANTE E DA PRÓTESE SOBRE IMPLANTE - fundamental para devolver a função e a estética bucal, destaque de capa fundamentado no artigo do prof. Ronaldo Figueiredo Oliveira. Segundo ele, é preciso referenciar os implantes e suas referidas próteses como ferramentas da odontologia na substituição de dentes condenados e/ou ausentes.
 



 
 

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Dr. Luís Fernando Jardim – delegado da Seccional Ribeirão Preto do CROSP, Radiologista e empresário.  Jardim salientou a importância de se investir em saúde, falou sobre os impactos da Covid 19 na Odontologia e das ações do CROSP.

 

OUTUBRO/2021

DIA DO DENTISTA- reflexões sobre as ações pela valorização da saúde bucal e do profissional. As expectativas e perspectivas para a classe odontológica, diante do aprendizado nos últimos dois anos.

Regis Peporini - pres. Da APCD-RP, ressaltou estar o profissional de Odontologia a frente de seu tempo, sempre desempenhando seu papel com dedicação e competência, da melhor maneira possível”.

Artur Rocha Martini – tesoureiro da APCD-RP, diante da retração do mercado, recomendou cautela, comprar bem, estocar pouco e vender produtos por preço justo”




 

ENTREVISTA: LEI DE PROTEÇÃO GERAL DE DADOS - Todos os segmentos devem se adequar à Lei de Proteção de Dados, alertou em entrevista exclusiva o advogado Dr. Robson Firmino, especialista em Direito da Saúde. A Lei.709 de 4 de agosto de 2018) foi aprovada em 2018 e entrou em vigor em 18 de setembro de 2020.  “Os consultórios odontológicos precisam desenvolver um plano para isso”, recomendou o advogado.

 

NOVEMBRO DE 2021

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA ABRE INCRIÇÕES PARA NOVA TURMA - O Curso de Especialização em Ortodontia, lançado em 2012, em andamento a quarta edição, abre inscrições para quinta turma.
 





 

ARTIGO - O prof. Raul Pinto Neto e os depoimentos de alunos revelam estar satisfeitos com a didática e o aprendizado. 

ENTREVISTA COM DRA MARIA CRISTINA BORSATO - Mais de 30 anos dedicados à Odontologia, ao ensino e à pesquisa em Odontopediatria e Acupuntura, além do tratamento de pacientes especiais na FORP USP. 
Dra. Cristina Borsato fala sobre odontopediatria, Acupuntura e sua carreira. Segundo ela “há uma interface interessante entre a Odontopediatria e a Acupuntura”.

 

DEZEMBRO DE  2021


LANÇADA GRADE DE CURSOS REEDITADOS E NOVOS - APCD Ribeirão em 2022 continuará investindo na saúde bucal e na liberdade de sorrir através da educação continuada. Inscrições abertas. 
 




 

39º CIOSP - O evento presencial está de volta e de casa nova!  será no Anhembi, de 26 a 29 de janeiro de 2022. 


FONTE: Revista APCD Ribeirão
Edição de janeiro de 2022


Publicado em 06/01/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.